Nas discussões suscitadas pelo artigo “A primavera brasileira”, publicado na Folha da Manhã de 23 de junho último, pessoas manifestaram medo de o Movimento Passe Livre (MPL) ser infiltrado por “vândalos”, pela direita, pelos partidos políticos e pelos sindicatos. Nos jornais, leio artigos que partem para a crítica ou para o elogio. Poucos se preocupam em compreender as manifestações.Uma das
Revirando os olhos para o alto, Arnaldo Jabor, na televisão, criticou o movimento pela redução das tarifas de ônibus, julgando-o promovido por estudantes que não precisam de ônibus em confronto com policiais pobres. Indo para a rodoviária do Rio de Janeiro de taxi, ouvi do motorista que o movimento é legítimo, mas não consegue reunir tantas pessoas quanto as passeatas de “veados”, “putas” e
Participei ativamente da formulação do Plano Diretor de Campos, promulgado por lei em 2008. A equipe coordenadora promoveu várias audiências públicas e selecionou áreas para a implantação de conjuntos habitacionais populares. A prefeita, nos dois mandatos, ignorou o Plano Diretor e escolheu outras áreas para levar adiante o polêmico programa Morar Feliz. Em vez de locais seguros, as áreas baixas
Drama é uma história dolorosa que pode acontecer ou não. Tragédia é uma história dolorosa fadada a acontecer, quer seja prevista por algum vidente ou conhecida apenas pelo destino. Woody Allen vê a vida como tragédia, pois dela ninguém escapa. Inútil fugir da tragédia, já que ela é traçada pelos deuses para os mortais.João Santo Cristo está fadado a viver uma tragédia porque é pobre e negro. Ele
Machado de Assis começou sua vida de romancista com "Ressurreição", de 1872. Depois, vieram "A mão e a luva" (1874), "Helena" (1876) e "Iaiá Garcia" (1878). Quebrando a regularidade de lançar um romance a cada dois anos, o grande escritor brasileiro lançou, em 1881, o célebre "Memórias Póstumas de Brás Cubas". O estilo era o mesmo, porém cada vez mais aprimorado. Havia algo de diferente em
Consta que o compositor romântico tardio Camille Saint-Saëns, ao ouvir as primeiras notas de um fagote, perguntou de qual instrumento se tratava e saiu da sala de concertos em sinal de protesto. Deve ser mais uma das lendas que rondam a estreia de "A sagração da primavera", no Teatro dos Campos Elísios de Paris, em 29 de maio de 1913, composição de Igor Stravinski que considero a fundadora da
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Recentemente, Marilene Ramos, presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), esteve em Campos anunciando a segunda etapa de recuperação da malha de canais da Baixada dos Goitacazes. De certa forma, ela reconheceu o fracasso da primeira fase, atribuindo-o ao assoreamento e à eutrofização do sistema. Em outras palavras, ela disse que os R$ 180 milhões investidos na primeira fase foram
Sei que já estão consagradas as expressões "história antiga", história medieval", "história moderna", história contemporânea" e agora "história ambiental". Não tentarei mais desconstruir estas denominações. Limitar-me-ei a empregar a expressão ecohistória por entender que a história não é ambiental, mas história do ambiente, ou melhor, história das relações das sociedades humanas com o ambiente.
Comecei minha carreira acadêmica dando aula de história da antiguidade (e não antiga). Nos meus planos de curso, eu dedicava parte expressiva para analisar os hominídeos e as origens da cultura. As sociedades paleolíticas e neolíticas (e não pré-históricas) mereciam atenção especial e sempre suscitavam polêmicas com os alunos. Infelizmente, os professores de história da antiguidade hoje não se
Em setembro deste ano, vai se realizar o Segundo Festival de História de Diamantina. Numa ilustrativa entrevista, a professora Pilar Lacerda, curadora do evento, antecipa que o foco dos trabalhos recairá sobre a história dos vencidos e dos esquecidos. Em consonância com a historiografia contemporânea, Pilar explica que a história do Brasil continua sendo contada a partir da perspectiva europeia,