O REBATE e o CABOCLO GUARANY APRESENTAM O QUE A SABEDORIA POPULAR CONHEÇE HÁ MILENIOS

ACÁCIA-JUREMA
Ligada ao Deus ( Orixá ) Oxóssi. Usada nos banhos de descarrego, sacudimentos, lavagem de contas. Obs.: ESTA FOLHA NUNCA DEVE SER QUEIMADA. Nos cultos de Catimbó, os indíginas fazem uma bebida, extraída da raiz desta planta, que chamam de Cauim ou Ajucá. Da infusão ou decocção obtida da casca, dizem os índios que, depois de bebê-la, se sentem leves, transportados para o Céu. Na medicina caseira é utilizada externamente, em banhos ou compressas sobre úrceras, cancros, e na erisipela, em razão de um princípio orgânico nela contida.

ALECRIM DO MATO OU DE CABOCLO
Ligada aos Deuses ( Orixás ) Oxalá e Oxóssi e vários Orixás. A única diferença do alecrim do mato é que esta espécie chega a uma altura de dois a três metros. Usada para banhos, amacis de Ori Banho de cabeça ), lavagem de contas, e defumações pessoais e de ambientes, banhos de Abô (indispensável), pois afugenta os Éguns ( espíritos desencarnados ) e Exu ( Orixá das encrizilhadas, que muitas vezes confundem o bem com o mal ). Na medicina caseira é usada como remédio eficaz para tosses (catarros), bronquites, usando-a como chá.

ALFAVACA DO CAMPO
Planta conhecida na Bahia como Quioiô e no Nordeste como remédio de xaqueiro. Usada para obrigações de amaci de Orí. Descarrego, banho de Abô ( limpeza espiritual ), lavagem de contas. Do cozimento das folhas, usa-se fazer o chá e um xarope para coqueluche e principalmente para combater tosses rebeldes, bronquites e asma.

ALFAZEMA DE CABOCLO OU ACÁCIA OU JUREMINHA
Ligada aos Espítos dos Caboblos. Usada para o Abô, amaci de Ori, lavagem de contas e nas defumaçôes pessoais e de ambientes. Na medicina caseira é usada para fazer essências aromáticas (perfumes) ou são colocados em ramos em saquinhos perfiunados (sachê). para as gaveta.
O chá é usado contra tosses rebeldes e bronquites.

ARACÁ DO CAMPO
Ligada ao Deus Oxossi . Usada para lavagem de contas. Na medicina caseira, é usada como chás para diarréias e para alterações das vias urinárias.

ARRUDA MACHO
Usada em todos os rituais e principalmente em banhos para cortar inveja, olho-grande, benzimentos, lavagem de contas. Esta planta na Bahia é usada para se fazer amuletos, patuás, figas e cruzes. Na medicina caseira, usada contra vermes e reumatismo. O sumo macerado é utilizado para fechar feridas ( excelente sicatrizante ).

ALAMANDA
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxun. É muito usada para banhos de descarrego. Na medicina caseira é muito usada nos tratamentos das doenças de pele, sarna (coceiras), eczemas e furunculose.Usa-se uma loção feita com as folhas cozidas.

ÁLFAVACA-ROXA
Ligada aos Deuses Obaluayê e Xangô. Na medicina tem as mesmas aplicações descritas antes.

ALOÉS OU BABOSA AZEVRE OU AZEBRE — ALOÉ
Ligada aos Deuses Obaluayê e Ogun. Da gosma contida no interior da folha, faz-se aplicações para queimaduras, tônico capilar, cristel para hemorróidas. Tendo grande eficácia como emoliente, é muito usada para abscessos e tumores. Como esta planta custa muito a secar é substituida pela piteira (folha de Ossayn), que oferece sempre folhas secas pam uso imediato e que, do mesmo modo, é um Aloés.

ANDA-AÇU OU INDAIAÇU OU COTIEIRA
— Ligada ao Deuse Obaluayê ou Omólu. Na medicina caseira é tida e havida como eficaz, aplicados os frutos socados, para descarregar o intestino, pois age como laxante e purgativo. No campo da veterinária, também é usada em doses muito fortes. Do cozimento das folhas é feita uma mistura para o tratamento do reumatismo, em demoradas compressas ou em banhos quentes demorados. Também é usada como regulador do fluxo menstrual das senhoras.

ARATICUM –DE-AREIA OU BIRIBÁ OU MALÔLO
Ligada aos Deuses Obaluayê, Oxun e Yemaujá. Planta africana muito usada pelos povos Bantus, principalmente no Congo e na Angola, onde toma os nomes de Yôlo, Maylo ou Malólo. Liturgicamente muito usada, sem mistura de outra erva, para banhos de descarrego. Na medicina caseira, a polpa dos frutos é usada para vazar tumores, e do cozimento das folhas para o tratamento de reumatismo ( Obs: Há outra espécie que pertence à mesma família, que é o araticum-do-mato, aironacea, pertencente aos mesmos Orixás e que dá uma fruta gostosa, conhecida como Biribá)

ARREBENTA-CAVALO
Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Usada como aroeira, para banhos fortes de descarrego, do pescoço pra baixo. Participam do cozimento para banho (sem ir ao fogo), maceradas: O pinhão roxo, são gonçalinho e a vassourinha-de-relógio ( Obs.: Esta planta difere bastante da outra que possui o mesmo nome. Esta não tem espinhos, as folhas são denteadas, macias e a planta é leitosa, enquanto que a outra dá uns frutos arredondados e vermelhos; quando maduros, as folhas e caules sào espinhosos). ESTA PLANTA NÃO TEM USO NA MEDICINA CASEIRA.

ANGELICA
Ligada aos Deuses Ossaiyn e Oxalá. Ter um ramalhate em casa afasta a inveja e os más fluídos. Usada serve também para atrair o amor perfeito, quando usada em magias para tal.

ANTÚRIO OU ZANGA
Ligada aos Deuses Tempo ou Ossaiyn. Dentro da medicina caseira, é usada como tônico capilar.

ALFACE
Contam as lendas que Vênus - Afrodite quis um dia esconder Adonis, e para isso acomodou-o num de pé de laface, cobrindo-o com as folhas da referida planta. Deste modo protegeu o filho da ira dos outros deuses por longos anos. A alface para os gregos era tida como planta sagrada. Nos cultos afro-brasileiros é folha de Éguns ( mortos ). Toma-se chá das folhas para retirar influências de espíritos desencarnados.

AROEIRA
Ligada aos Deuses Exu, Ogum e Logun-Éde. O banho forte serve para descarregar energias negativas e lavar instrumentos e latares , visando sua purificação das larvas astrais danosas.

AVELÓS OU FIGUEIRA DO DIABO OU GAIOLINHA
Trazida da África por um missionário e plantada em Caruaru, estado de Pernambuco, em 1892. Usa-se socada para purificaçâo dos instrumentos mágicos e altares. Obs.: O LEITE DESTA ÁRVORE, CASO CAIA NOS OLHOS, CEGA.

BAMBÚ
Ligada aos Deuses Ogum e Iansâ. Usado as folhas secas com bagaços de cana para defumações e o banho do pescoço para baixo, contra as influências danosas de energias de espírtos negativos,.

BRINCO DE PRINCESA
Para (Eligbará – Rei dos Exús). Empregada em banhos fortes de descarga contra energias negativas, preferencialmente numa encrizilhada, tendo-se o cuidado, de deixar um vela acessa e um copo d´água, em caso, num local mais lato que a cabeça e fazendo-se uma presce ao seu guia espiritual ( firmar o guia ).

BRIO DE ESTUDANTE
Ligada aos Deuses Ossaiyn e Ogun. Na medicina caseira é usada em chá, contra a insônia.

BARBA-DE-VELHO OU MUSGO
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá. Aplicada nas defumações após os banhos de descarrego. Na medicina caseira é usada como uso tópico em forma de suco para combater hemorróidas.

BELDROEGA
Ligada aos Deuses Obaluayê, Exú e Tempo. Usada para purificação de altares e isntrumentos. A purificação é feita limpando-se os instrumentos e utencílios com sabão da Costa ou de coco. Depois de bem limpa com a palha da Costa e o sabão, tudo é lavado e friccionado com a Beldroega. Na medicina caseira, usam-se as folhas socadas para apressar a cicatrização das feridas (cortes, ferimentos por bala ou faca), colocando-se por cima, o efeito é rápido, em razão do princípio ativo da planta, o ácido salicílico.

BERINJELA ROXA
Ligada aos Deuses Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira as folhas aquecidas, colocadas por cima dos tumores, desinflaman-nos com brevidade. O chá das folhas é eliminador dos calculos da bexiga e rins, sendo um ótimo diurético, aumentando o volumeda urina.

CAAPEBA OU PARIPAROBA
Ligada aos Deuses Xangó e Oxóssi. Usada em Banhos e lavagem de contas. Na medicina caseira, o chás erve para os males do fígado, e do cozimento das raízes em decocção, é usada como diurético e para as perturbações uterinas.

CAFERANA OU ALUMÃ ( CAFÉ )
Ligada aos Deuses Ossaiyn, Xangô e Ogun. Na Bahia é conhecida por Alumã. Na medicina caseira é usada para fraqueza e debilidade.

CABELO DE MILHO
Ligada ao Deus Oxóssi . A aplicação na medicina caseira está no cabelo. Nasce das espigas ao fruto e às sementes do milho. As espigas são ligadas a Deusa Iansâ. A espiga usada como Yteque (amuleto), dependura na porta da cozinha ou copa, sem que lhe retire a palha, fazxendo-se uma alça de palha que capeia a espiga e deixando-se a metade, no sentido do comprimento, descoberta, ficando os gãos à vista. É um modo de atrair fartura de alimentos.
Obs.: Quando estiver secando, trocar por outra verdinha. Na medicina caseira é usado como diurético e para cáculos renais (toma-se o chá).

CAPIM-LIMÃO
Na Bahía e Nordeste é conhecido como incenso de caboclo. Erva sagrada, Axé de Oxóssi, muito usada em lavagem de contas e instrumentos mágiscos ritualisticos e nas defumações. Na medicina caseira é usado para males do estômago, resfriados, bronquites, tosses.

CIPÓ – CABOCLO
Usado nos banhos de descarrego e lavagem de contas e instrumentos mágiscos ritualisticos. Na medicina moderna, usado em banhos para combater o linfatismo, inchaços e inflamações das pernas e testículos.

CIPÓ CAMARÃO
Usado em banhos de descamgo e defumações. Na medicina caseira, do cozimento das folhas e do cipó para feridas e contusões ( lavagem ou compressas ).

CIPÓ BRAVO
Ligado aos Deuses Oxalá e Oxóssi. Na medicina caseira é usado para cmbater o fumo excessivo, controlador do sono e calmante.

COCO DE IRI
Ligado aos Deuses Oxossi e Iemanjá. Das Folhas são feitos banhos de descarrego. Na medicina caseira, pelo cozimento das raízes, debela os males do aparelho genital feminino. Usado em banhos e lavagens.

CAROBINHA DO CAMPO OU JACANDÁ PETERÓIDES
Ligada aos Deuses Obaluayê, Omulú e Tempo. Esta planta é de grande Axá ( poder ) nos cultos baianos, pelo uso que o povo faz. Não conhecemos em outras nações, fora do Congo, o emprego litúrgico. Na medicina caseira o seu emprego vem dos Cambutas (Grupo Kilongo), negros que a trouxeram para a Bahia, como debeladora dos males ou doenças de pele, coceiras, feridas e esfoladura.

CEBOLA DO MATO OU CENCÉM
Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Na medicina caseira, usada ralada sobre tumores, é resolutiva como emoliente. Do cozimento (folhas), apressa a cicatrização de feridas que não fecham.

CIPÓ-CHUMBO
Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Na medicina caseira muito usado como xarope para tosses e bronquites. Do cozimento das folhas é feito o chá para diarréias sanguinolentas e icterícia. Seco e reduzido a pó é eficaz para cicatrizar feridas.

COENTRO
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá. Na medicina caseira é usado como regularizador das funções digestivas e eliminador de gases intestinais.

CELIDÔNIO OU ERVA -DE-ANDORINHA
Ligada aos Deuses Ossaiyn, Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira é utilizada para lavar as vistas (cataratas). A lenda conta que as andorinhas apanhavam esta planta para dar vistas aos filhos. Era chamada pelos gregos de KLELIDÓN, que quer dizer andorinha, por isto vulgarmente é denominada erva-de-andorinha. É usada para banhar o rosto e o corpo e para tirar manchas.

COCO-DE -DENDÊ
Ligada aos Deuses Ossaiyn, Yfá e Exu. O óleo que se extrai da polpa do referido coco tem um teor enorme de vitaminas. A semente do coquinho, desprovida da polpa fornece um óleo branco e serve para substituir a manteiga: é a chamada manteiga de Carité ou Adin. Na medicina caseira é muito usado o coco, pera debelar dores de cabeça, anginas e diminuição da vista, em razão de fraqueza dos órgãos visuais (cataratas, etc..) inchaços de pernas e cólicas abdominais.

CEBOLA DO MATO ou MANGUE-CEBOLA
Ligada aos Deuses Exu, Omolú . Usada como a cebola-cecém, cortada em 4 partes iguais e distribuída pelos cantos, debaixo dos móveis para afastar falsidade, inveja, etc.

FEDEGOSO OU CÁDIA
Ligada ao Deus Exu. Usada para sacudimnentos de ambientes, banhos. Acompnha outas ervas que prestam à mesma finalidade. Também empirgada para limpeza do chão. Pode ser também empregada como oferenda para deuses da guerra ( Ogum, Áries e etc...).

DOURADINHA DO CAMPO
Ligada ao Deuse Obaluayê. Na medicina caseira é usada no tratamento das doenças da pele ou dermatoses. Esta erva cura a sarna e é o ponto final nas coceiras.

ESPINHEIRA SANTA
Ligada aos Deuses Obaluayê, Oxalá e Tempo. Também chamada de caucerosa, salva-vidas, espinho-de-deus. Usada para banhos de descarrego. Na medicina caseira possui bastante aplicação quando recebeu de Olorun ( Deus Supremo ), para aliviar as dores humanas. E empregada para debelar as afecçôes do estômago, nas gastrites, gastralgias, úlceras e câncer: Põe fim as dores com espantosa rapidez.

ESTORAQUE BRASILEIRO
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá.Usada a resina (goma) que aparece após se aplicar talhos, golpes, em volta do pé, do caule. Tirada a resina, esta é reduzida a pó. Emprega-se misturada com benjoim e alfazema, em farta defumação pessoal, depois do banho de descarrego. Na medicina caseira, o pó resultante da resina ou das cascas e folhas é usado para o tratamento de úlceras varicosas. Modo de usar: polvilhando as varizes.

ERVA CUNALEIRA
Ligado ao Deus Oxássi. Usada em banhos de descarrega. Na malicina caseira usada como diuretico e sudorífico, muito empregada para o combate da sífilis. Usa-se o cozimento das folhas.

FIGO DO INFERNO OU FIGUEOIRA BRAVA
Ligada ao Deus Exu. Belíssima arvore que da frutos grandes, de cor marrom-escura. No tronco nascem os frutos em grandes quantidades, bem juntos. Interessante é o perfume que chama a atenção de qualquer pessoa que se aproxima do trunco. É local de concentração para Exu e de arriada de obrigações.Excelente para se deixar presentes para as entidades das ruas e da terra.

FOLHA-DA-FORTUNA / FOLHA -DE-OXALÁ OU FOLHA-DA-COSTA
Ligada aos Deuses Oxalá e Exu. Usada nos banhos lustrais.

FIGO BENJAMIM
Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Usado em banhos fortes para pôr fira à perseguição (obsidiação, obsessão). Fazer a gangorra — banho dado com o paciente de costas, sentado sobre uma gangorra feita de um paralelepídeso e uma tábua, onde o paciente fica sentado no meio e o banho escorre para o ralo. Para melhor efeito, este banho deve ser dado no tempo ( ao ar livre ), junto com três sabugos de milho cortados ao meio.
Obs.: Estes sabugos tem de ser colhidos nos restos das feias-livres ou no lixo, junto a estes, o pião roxo, pau - d’alho, aroeira, vassourinha-de-relógio

GUACO CHEIROSO
Ligado aos Deuses Oxalá, Oxóssi, Oxumaré. Também conhecido como erva das serpentes. Usado para banhos de limpeza. Na medicina caseira é usado contra tosses rebeldes, bronquites, como xarope. Aplicado contra veneno de cobra (soro antiofidico), com folhas secadas no local e o chá forte ( bebido ), dosagem de 30 gramas para 1 litro d’água.

GUINÉ PIPI
Usado em defumações pessoais e de ambientes. Na medicina caseira, o chá é usado para dores de cabeça (enxaquecas) e para reumatismo articular (artrite).

GUINÉ CABOCLO
Muito diferente do Guiné Pipi. pois esta dá em árvores de dois a três medos de aluna. Própria de restingas, capoeiras e matas. Encontrada principalmente em Arauama e ao longo do litoral fluminense. Na medicina caseira, usada em chá, para os males do intestino, estômago, má digestão.

GAMELEIRA
Ligada aos Deuses Tempo, Iroko ou Leôko e Xangô. Planta de grande poder e tida como intocável fetiche do Orixá Irôko, no Ketú, que no Jêjê é chamado de Loôko e no Congo e Angola de Tempo. Delas se reco-lhe, por ocasião das desfolhas, as folhas que caem e também aquelas que ficam com a parte direita do limbo para cima. É tal como se encontram quando presas ao caule. No Brasil é conhecida a gameleira branca, árvore rara e quase extinta, embora existam outros tipos de gameleira. POR SER UMA ÁRVORE INTOCÁVEL, E SAGARADA NÃO TEM USO NA MEDICINA CASEIRA.

HISSOPO OU ALFAZEMADE CABOCLO
Usada nos amacis de Ori, lavagem de contas, banhos. Na medicina do povo, usada nas afecções do aparelho respiratório e principalmente como xarope expectorante, anticatarral e bronquite.

HORTELÃ PIMENTA
Ligada ao Deus Exu. Usada para banhos de descarga, do pescoço para baixo, para anular maus fluídos e cargas, na purificaçao do altae e instrumentos mágicos.

KITOCO
Ligada ao Deuses . Na medicina caseira muita utilizado nas doenças de estômago, em chá; e nos abscessos e tumores, as folhas são aplicadas socadas. Também para doenças de senhoras (chá), para dores uterinas, cólicas mensftuais. etc.

JABORANDI
Usada Na medicina caseira na lavagem dos cabelos, tomando-os sedosos; tônico dos cabelos (policarpica). Serve para suadouro eficaz nas pleuras, bronquites e febres que tragam erupções (sarampo).

JENIPOPO
Ligada aos Deuses Obaluayê, Tempo Iruko, Loôko e Ossaiyn. As folhas usadas para banhos de descarrego ou limpeza. Esta árvore presta-se para uma simpatia muito útiI e eficaz para exterminar os ataques de cólera e epilepsia ou ataques do Tempo, apesar desses males serem considerados incuráveis. Coloca-se o doente de pé, encostado na árvore, e ao lado acende-se três velas dos três reinos da natureza, sendo uma de cera (animal), uma de carnaúba (getal) e outra de espermacete (mineral) comum, formando um triângulo, e com uma faca virgem, de aço, reza-se suplicando a Ossayn e ao Tempo a extinção do mal, dando golpes no anuredo, dizendo: ASSIM COMO CORTO ESTA ÁRVORE, FICARÁ CORTADO DE FULANO, PARA SEMPRE, ESTE MAL. Na medicina caseira as folhas são cozidas juntamente com as cascas e se extrai um sumo, usado no tratamento das úlceras varicosas. Lavando-as e o caldo dos frutos é remédio para combate à hidropisia.

JUREMA BRANCA OU MIMOSA VERRUGOSA
Bastante diferente da jurema preta, principalmente devido aos calombos que existem no caule, pelos ramos. È também armada de espinhos. Na medicina caseira o uso de cascas em decocção (sabor amargo) tem aplicação em banhos ou lavagens, como adstringente para doenças da pele. O chá ë empregado como narcótico para insônia e estado nervoso.

LÁGRIMA DE NOSSO SENHORA
Ligada aos Deuses a Ossaiyn e Yemanjá. As folhas com as sementes são usadsas para banhar os olhosd propiciando o desenvolvimento da clarividencia. A aplicação é feita pela manhã e o banho dos olhos deve ficar durante a noite exposto ao sereno, retirando-se antes do Sol nascer. Obs.:Esta erva nâo vai ao fogo. Na medicina caseira e tida como excelente diurético, chá Os banhos debelam o reumatismo e reduzem as inchações.

MALVA DO CAMPO OU MALVARISCO
Ligada aos Deuses Oxalá e Oxóssi. Usada nos banhos para purificação pessola, de altyares e instrumentos. Na medicina caseira, é usada como emoliente, empregando-se em bochechos e gargarejos. em abscessos nas gengivas, inflamações da garganta e operações da boca.

MANJERICÃO ROXO
Ligada aos Deuses Obaluayê, Xangô, Tempo, Iansã. Colhido e posto a secar, é grande preventivo contra raios, coriscos, em dias de tempestades, usando-se o defumador. Usa-se em defumaçâo como purificador do ambiente. É indispensâvel como banho de descarrego e proteção. Na medicina caseira é usalo, como os outros, para males do aparelho digestivo e eliminador de gases.

MANGUE VENELHO OU MANGUE-SAPATEIRO
Ligada aos Deuses Obaluayê e Omólu. Usado na medicina caseira para adstringente no tratamento das úlceras varicosas e feridas rebeldes, sendo aplicado em compressas ou banhos nas partes lesada Usado também para lavagens ginecolágicas ou banhos de assento (moças virgens) para tratamento de leucorréia (flores brancas).

MASTRÚÇO OU MASTRUZ
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá. Usado na medicina caseira, goza de grande prestígio no tratamento das afecçoes puimonares, principalmente nas pleurisias secas ou com derrames. Usa-se o sumo, simples ou de mistum com leite quente, quantas vezes possível. È um excelente antibíotico natural.

MALVARIOSCO OU CHAPÉU-DE – TURCO
Usada para banhos de descarrego.

MANGUEIRA
Ligada aos Deuses Exu e Ogun. Usada pøm banhos de descarego com a mistura de arueira, pinhão roxo, cajuiero e vassourinha de relogio, do pescoço para baixa As folhas servem também para cobrir o chão a fim de afastar maus fluidos e larvas astrais.

MELÃO-DE -SÂO-CAETANO OU ERVAS DAS LAVADEIRAS
Ligada aos Deuses Xangô. O Chá é Anfi-reumático, antifebril, banho de assento (doenças de senhoras, corrlinentos, etc).

NÓS DE COLA ( OBI )
Ligada aos Deuses Oxalá, Obatalá, Odudwá, Olissassa, e demais divindades da criação. Os africanos comem os frutos do Obi, como gerador de energias. Na medicina caseira é usado como tônico do coração, regularizando as pulsações e para o sistema nervoso, sendo também muito eficaz contra anemias.

CANA
Ligada ao Deus Exu . As folhas e os bagaços serve para as defumações. O açücar extraído da cana é usado nas defumações destxuir larvas astrais e afugentar Éguns ( desencarnados ).

PIPEREGUM VERDE OU DAMACENA
Planta originária da Guiné (África). Grande Axé ( força ) de Oxóssi, o Deus da Caça. Usada para sacudimentos contra as energias de espítos desencarnados, pessoas ou domicilios. Na medicina case ira é usada contra reumatismo, por meio de banhos e compressas.

PIPEREGUM VERDE E AMARELO OU DAMACENA RAJADA
Ligada aos Deuses Legun-Éde e Oxumarê. Usada da mesma maneira que o descrito antes, que é de Oxóssi.

PITANGUEIRA
Usada para defumações de ambiente para atrair dinheiro. Usa-se as folhas secas, misturadas com canela em pó, pé de café (virgem), açúcar, cravodaíndia e palha de alho e bagaço de cana-de-açúcar. ( Obs.: Esta defumação é feita da porta da rua para dentro da casa, deixando-se na área ou quintal o resíduo, para depois despachar-se no dia seguinte, no mato, na praia ou água corrente. Usada na medicina moderna para dar fim às lombrigas das crianças, em chá.

PANECÊA OU AZOUGUE DE POBRE
Ligada aos Deuses Obaluayê e Xangô. Na Bahia é conhecida por bolsa de pastor ou braço de preguiça. Na medicina caseira é tida como poderoso diurético e eficaz no combate a sífilis, usando-se o chá. Também é indicada para as doenças de pele, eczemas e para debelar o reumatismo, em banhos.

PARIETÁRIA- VIDRO
Ligada aos Deuses Obaluayê e e Oxun. Apesar de fazer parte da família das urtigas, esta qualidade é inofensiva ao contato das mãos. Na medicina caseira é usada como diurético, das vias urininárias (urina solta). É empregada, em cozimento das folhas, para os males da pele.

PAU - D’ALHO OU GUARAREMA
Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Usado em sacudimentos pessoais e domiciliar, casas, lojas, onde o homem exerce funções lucrativas. Também usado para banhos fortes de descarrego para retirar influência negativa. Usado com aroeira, pinhão roxo e branco. Na medicina caseira, as folhas, socadas e colocadas em cima de furunculos e tumores, resolvem eficazmente. Também no cozimento das folhas, em banhos quentes e demorados, é muito útil para reumatismo e hemorróidas.

PITEIRA IMPERIAL
Ligada aos Deuses Ossaiyn, Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira, as folhas verdes e cozidas são o usadas para lavar feridas e dermatoses.

RABO DE TATU OU LANCETA
Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxóssi. Na medicina caseira que é tida como uma preciosidade para abrir abscessos e tumores, pôr fim às inflamações, panarícios, unheiras, erisipelas, regenerando o tecido cutanêo atacado por inflamações de qualquer origem e fazendo cessar as dores.

SUMARÉ OU BISTURI-DO-MATO
Ligada aos deuses Obaluayê e Oxóssi. Na medicina caseira os seus efeitos rápidos promovem a abertura de tumores de qualquer natureza, expulsando o pus e fazendo cessar dores, para alivio do paciente. Extingue os furúnculos, panarícios, erisipelas. Contra a inflamações de qualquer origem, abre-se a banana (bulbo) da planta e com uma colher raspa-se a goma nela contida (mucilagem), colocando sobre a pale inflamada ou tumorada, cobrindo-se com gaze ou pano limpo.

SABUGUEIRO
Ligada ao Obaluayê, muito usado na medicina caseira para tratamento de cataporas, sarampo, escarlatina. Usado para suadouro, do cozimento das folhas é um grande diaforético e debeladora do sarampo.

SAPÊ OU SAPÉ
Ligada ao Deus Exu. As raízes são usadas para banhos de descarrego. após o sacudimento.
Obs.: O banho é do pescoço para baixo.

VASSOURINHA DE IGREJA
Ligada ao Deus Exu. Usada para sacudimentos de casas. Juntamente com cipreste e palha-da-costa, serve para espantar energias de desencarnados e todos os males são retirados.

URTIGA - MAMÃO
Ligada ao Deuse Obaluayê. Na medicina caseira, muito usada para cura de erisipela. Usa-se em chumaço de algodão embebido no leite da planta. Emprega-se o chá das folhas para debelar males dos rins.


Fonte - http://www.cabocloguaracy.com

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS