O mundo é competitivo. Constantemente há um embate sendo travado a respeito de quem é o melhor no que faz. Apesar de, na maioria dos casos, ser uma situação saudável e importante para o aprimoramento de habilidades, a competição também pode impactar o indivíduo de maneira negativa.
De acordo com o filósofo Fabiano de Abreu, o fato da sociedade cobrar excelência em diversas áreas, sejam elas
É só entrar em qualquer shopping para constatar as inúmeras opções de brinquedos e de brincadeiras programadas que existem atualmente à disposição da garotada. São atividades para estimular isso ou aquilo, e, supostamente tornar a criança “mais inteligente”.
Mas afinal, o que é “Brincar”? Como disse Walter Benjamin - no livro Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação - “não há dúvida
A educação é um dos meios mais eficientes para mudar a situação do Brasil. Ou seja, os índices comprovam o quanto o aprendizado estimula o jovem, mas, muito além disso, traz ganhos para a sociedade. Se 100% da população tivesse acesso ao conhecimento básico, mais o país se desenvolveria social, política e economicamente.
De acordo com a Constituição de 1988, todas as crianças e jovens de 0 a 17
Como as ideias de Ayn Rand se tornaram o marxismo da nova direita
Créditos da foto: (Ilustração de Daniel Pudles)
Tem chances de ser a corrente filosófica mais desagradável que o mundo do pós-guerra produziu. O egoísmo seria algo bom, o altruísmo mau, e a empatia e a compaixão seriam irracionais e destrutivas. Os pobres merecem morrer e os ricos merecem poder ilimitado. O ideário já foi testado
Todos nós temos sonhos. Mas algumas vezes não realizamos como gostaríamos ou simplesmente transferimos. É assim também na vida esportiva. Já viu alguma vez o pai que não conseguiu ser jogador de futebol, apostar todas suas fichas para que seu filho tenha “sucesso” e muitas vezes exagerar na dose e na cobrança?
Vemos sempre os pais gritando nos bastidores, torcendo muitas vezes sem controle e até
Não obstante ao contexto de conflitos e controvérsias, nunca talvez tenha se falado tanto de filosofia e de ciências humanas no Brasil como atualmente. Presente em todos os tempos, a filosofia enquanto manifestação própria da inquietude do espírito humano aflora ainda mais em momentos de crise, em momentos decisivos, em momentos nos quais é necessário refletir sobre o que realmente importa e faz
As incertezas sobre o futuro do mercado de trabalho, vindas do advento tecnológico e de suas constantes mudanças de paradigmas, atingem em cheio a sociedade global. Enquanto carreiras tradicionais deixam de existir todos os dias, novos empregos que ainda nem imaginamos como serão começam a ser desenvolvidos dentro de pequenas empresas que se tornarão, em um futuro próximo, gigantescas corporações.
O século XXI começou e as mudanças nele originadas estão cada vez mais impactantes. A tecnologia de 10 anos atrás não é a mesma de hoje, e a de hoje não será a mesma de daqui a 10 anos. Se adaptar a isso e à quantidade de informações disponíveis com esse avanço nos faz pensar: como será a escola do futuro e qual a função do professor nessa nova realidade?
Inicialmente, é preciso dizer que, com o
Os smartphones já estão no dia a dia das crianças. De acordo com pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, 85% das crianças brasileiras - de 0 a 12 anos - têm acesso a dispositivos móveis, sejam em celulares e tablets próprios ou emprestados dos responsáveis. Em contrapartida, 50% dos pais acham que seus filhos usam os aparelhos mais do que deveriam.
Além do diálogo, o controle parental pode
O Brasil passa por uma crise política e econômica, a qual afetou gravemente o mundo corporativo. De acordo com os dados do estudo “Mercado de Trabalho da Carta de Conjuntura”, divulgada recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atualmente, temos 12,7 milhões de desempregados. A faixa etária mais afetada é a do grupo entre 18 e 24 anos, os quais, segundo o levantamento,