As agressões físicas e verbais entre alunos são generalizadas nas
escolas públicas e privadas brasileiras, mas os adultos não sabem como
reagir à violência, num jogo de empurra-empurra entre pais, gestores e
professores. O resultado são estudantes inseguros e, muitas vezes, com
dificuldade de aprendizagem.
Essas são as principais conclusões de uma das mais completas
investigações sobre o inferno
Ser aprovado no vestibular das melhores universidades do país é
motivo de orgulho e comemoração para qualquer jovem que termina o
Ensino Médio. Passar em 1º lugar então, nem se fala. É uma conquista
que poucos experimentam. A ex-aluna do Instituto Nossa Senhora da
Glória – INSG/Castelo, Marina França, faz parte deste seleto grupo de
estudantes. Ela mal terminou o Ensino Médio e já foi aprovada em
Rio de Janeiro, 2/3/2010 (IPS/TerraViva) – A escolaridade feminina
avançou em todo o mundo, e em muitos países as meninas e as moças
estudam mais e melhor do que os homens há décadas. Mas isso está longe
de se traduzir em equidade no trabalho, na política e nas relações
sociais.
No Brasil, por exemplo, 53,3% dos que entraram na universidade em 2007
eram mulheres. Essa proporção quase sempre foi
CeCAC convida para Palestra e Debate:
O processo revolucionário na Venezuela
Impressões de Anita L. Prestes Anita Prestes esteve recentemente na Venezuela, presente ao Fórum Internacional “Homens a cavalo”, em Caracas, promovido pelo Ministério do Poder Popular para Agricultura y Terras para homenagear revolucionários latino-americanos. No evento, fez uma apresentação sobre a trajetória
O Ministério do Planejamento autorizou a abertura de concurso público
para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo 5 mil
professores e 3,9 mil técnicos-administrativos, para a Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em 2010, todos os
institutos federais de educação, ciência e tecnologia promoverão
concursos públicos.
As vagas autorizadas serão
Qual é a especificidade do trabalho educativo na primeira etapa da educação
básica? Como a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos interfere no papel
da Educação Infantil? Qual é a relação da Educação Infantil com as diversidades?
São algumas questões presentes no debate sobre a elaboração das novas Diretrizes
Curriculares Nacionais (DCNs) para Educação Infantil.
Devido às mudanças
pelas
A educação é um direito universal não somente por ser garantida por
documentos internacionais e pela própria Constituição brasileira, mas também por
configurar um elemento fundamental para a qualidade de vida humana e a garantia
da dignidade. Ela própria atua como instrumento na validação de outros direitos
humanos ou no combate à sua violação, como em casos de escravidão e de violência
Atualmente a situação do sistema educacional no Brasil é irregular e
desigual. Dos três níveis de ensino escolar, apenas o fundamental é obrigatório,
sendo dever do poder público disponibilizar vagas e obrigação do aluno
frequentar as aulas. O Ensino Médio, nível preparatório para o Ensino Superior,
embora disponível em muitos municípios, não é obrigatório, pelo menos por
enquanto.
No
Em Defesa da Democratização e Ampliação das Universidades Públicas & Escolas Públicas de Ensino Técnico Já
· Cotas para Jovens Negros
· Cotas para Jovens Pobres sem condições financeiras nas Universidades Públicas
· Construção de Mais Escolas Técnicas - Profissionalizantes
· Construção de mais Universidades e Faculdades Públicas Já
O Brasil e os Estados do Rio de Janeiro, São
Diante dos ataques que a universidade pública vem sofrendo mais
intensamente nos últimos anos, da crise que provoca desemprego em
massa, perdas dos direitos trabalhistas e entrega das riquezas naturais
de nosso povo, o 51° Congresso da União Nacional dos Estudantes
(CONUNE) realizado entre os dias 15 a 19 de julho ignorou todo um
passado histórico de lutas do Movimento Estudantil. Já foi o tempo