Marina, que ainda aguarda o resultado do vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), agora compartilha a sua experiência com outros alunos do INSG/Castelo. Ela não faz segredo sobre a receita do seu sucesso e revela que a boa colocação é fruto de muito estudo, organização e disciplina. “Criei meu próprio método de estudo. Revia o conteúdo das aulas em casa e fazia muitos exercícios de vestibulares anteriores”, disse.
Para a jovem, estudar em casa é fundamental. “O professor é um apoio. Mas para assimilar e reter todo o conteúdo, precisamos construir um pensamento lógico que nos ajude a entender, sem decorar.” Outra dica importante é conhecer o perfil das universidades, o que ajuda a conhecer a linha de exame de cada uma delas.
O professor de português do INSG/Castelo, Hélio Maia, afirma que não é necessário abrir mão do lazer para passar no vestibular, basta se organizar. Segundo ele, a diversão é tão importante quanto o estudo. “Sair com os amigos, namorar e praticar esportes ajuda a combater o estresse e a ansiedade.” Nesse sentido, a melhor maneira de passar no vestibular é viver sem excessos, recomenda o professor.
INSG/Castelo aprova 25% mais alunos no vestibular
Os estudantes que fizeram o Ensino Médio no Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo comemoram. Eles encararam uma rotina pesada de estudos em 2009 e conquistaram vaga nas melhores universidades do estado do Rio de Janeiro. A escola aprovou 25% mais alunos em relação ao ano anterior, resultado das mudanças implantadas pela direção no último ano - como o Ensino Médio em horário integral.
Entre os destaques do vestibular 2010 está a aluna Marina França, aprovada em 1º lugar para o curso de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense (UFF) e em 3º lugar no curso de Administração da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Para ela, o ensino integral contribuiu para aprofundar os estudos. “Aumentamos a interatividade com os professores. Tivemos mais tempo para participar de debates, tirar dúvidas, fazer exercícios de vestibulares anteriores e reforçar alguns conteúdos”, disse.
Em 2009, apenas o 3º ano era oferecido em horário integral no INSG/Castelo. A partir deste ano, a mudança foi estendida a todo o Ensino Médio. Para o coordenador pedagógico Júlio Boldrini, esse é um dos motivos para o aumento de 25% no número de alunos aprovados. “Com o ensino integral sendo oferecido desde o primeiro ano, a expectativa é elevar ainda mais o índice de aprovação dos nossos alunos nos próximos anos”, aposta o coordenador.
Além da UFF e UERJ, o INSG/Castelo teve estudantes aprovados no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ), Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ) e IBMEC, entre outras renomadas instituições de ensino. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ainda não divulgou as notas do vestibular 2010, que deve sair no próximo dia 15.