Crianças percebiam quando o aluno especial ficava incomodado com alguma coisa.
A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais no ensino regular pode proporcionar muitos benefícios. Entre eles, efeitos terapêuticos decorrentes diretamente da interação do aluno especial com as outras crianças. Foi isso que constatou a professora universitária Mônica Maria Farid Rahme em seu
As exigências da dinâmica da sociedade, influenciando as atividades das familias, fez com que o papel do educador se tornasse cada vez mais importante no processo de formação de crianças e jovens, tanto de escolas públicas quanto privadas. Por isso, além de construir as bases do conhecimento, os educadores têm hoje a tarefa fundamental de ajudar a formar cidadãos éticos, comprometidos com a defesa
O direito à educação começa a partir do nascimento. Parece óbvio, mas essa afirmação não é levada a sério por muitos governos e Estados. É o que diz o relatório “Direitos desde o Princípio: Educação e cuidados na primeira infância”, escrito por Vernor Muñoz, ex-relator especial das Nações Unidas, sobre o direito à educação, em nome da Campanha Global pela Educação. O material foi lançado
Alguns anos depois que nasci, meu pai conheceu um estranho, recém-chegado à nossa pequena cidade. Desde o princípio, meu pai ficou fascinado com este encantador personagem, e em seguida o convidou a viver com nossa família. O estranho aceitou e desde então tem estado conosco. Enquanto eu crescia, nunca perguntei sobre seu lugar em minha família; na minha mente jovem já tinha um lugar muito
Imprensa ignora problemas na preparação do professor e só fala em exclusão do cargo. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Valores reproduzidos constantemente na imprensa sobre professores, principalmente da rede pública de ensino, denigrem a imagem desses profissionais. Ao criticar a educação do Brasil, os veículos de comunicação não levam a discussão para as razões do ensino ter se tornado tão
Todo gestor escolar dedica-se, quase mecanicamente, a pensar dia após dia nos diferenciais de suas instituições de ensino e a procurar formas de torná-los mais claros e evidentes, tanto para as famílias já fidelizadas como para o público potencial. Tudo bem, nada a acrescentar, a não ser o alerta sobre um engano comum a que muitas vezes leva a ânsia de encontrar soluções que atendam às variáveis
Maria Alice Setubal. Foto: Divulgação
O debate promovido pela Rio+20 aponta para o papel estratégico da educação e para a urgência de alcançarmos uma educação de qualidade que responda aos desafios do desenvolvimento sustentável. Para isso, é necessária a articulação entre as diferentes instâncias de governo – União, Estado e município –, assim como um diálogo entre governo e sociedade civil.
Greve contra o desmantelamento da universidade pública
Assembleia durante a qual os docentes da UFPE aprovaram a greve
No dia 15 de maio os professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Pernambuco, já haviam paralisado as aulas. No dia seguinte os docentes da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Universidade Federal de Campina Grande – UFCG também deflagraram
Atualmente cabe à escola e ao ensino um papel decisivo, pois estamos vivendo um novo século, um novo milênio, com velhos e novos desafios a serem vencidos pelos homens. Alguns estudiosos, após a queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética, dizem que chegou ao fim a era das ideologias, outros dizem que vivemos a era das incertezas. Assim cresce uma visão de mundo cada vez mais complexa e
É muito frequente ouvirmos de pais, ou até mesmo de profissionais, comentários de que são contra diagnóstico, avaliação ou mesmo testes, pois tudo isso só serve para rotular seus filhos, pacientes ou alunos. Lançar outro olhar sobre a questão é necessário, porque sabemos que rotulados eles já estão. Se não soubermos o que ocorre com a criança (ou jovem), como poderemos ajudá-la a aprender da