Lula e o futuro da democracia no Brasil

    Algum tempo atrás, fiquei admirado com a declaração que o artista de novela  Kadu Moliterno fez numa entrevista, dizendo que não deixava os seus filhos assistirem  televisão, inclusive as novelas em que participava, porque elas estão repletas de mau  exemplo. Ele disse não permitir que seus filhos vissem muitos dos programas que eram  levados ao ar pelos canais de TV. Na época, ele afirmou que a televisão deseduca.

    Essa declaração do artista, me fez lembrar o livro escrito pelo Carlos Eduardo  Novaes, que leva o título de “O Garoto Sem Imaginação”, onde toda a imaginação que a  criança tinha era oriunda dos pobres e estúpidos programas que assistia na TV. Mas um  belo dia, acontece uma pane em todas as televisões do Brasil, e o garoto ficou sem  imaginação nenhuma, completamente perdido no espaço e no tempo.

    Fernando Pessoa dizia que “pensar, não é saber”, mas somos obrigados a  pensar muito quando ouvimos as declarações de algumas personalidades aqui  no Brasil .

    Mudando para os dias de hoje, descobrimos que o presidente Lula também  não está nada satisfeito com a programação das televisões, só que ele está na  contramão da ética e da moralidade de que falou o Kadu Moliterno.

    Numa solenidade fechada ao público em Cuiabá (MT), em 31 de julho de  2007, o presidente Lula resolveu iniciar uma nova campanha contra a imprensa,  fato  este que, de tempos em tempos,  já está  se tornando uma rotina. Disse ele que não  estava fazendo comício. Apenas estava disposto a mostrar para os seus inimigos todo o  poder que ele tem de colocar o povo nas ruas. Numa salada de idéias e troca de letras,  ele disse que os que estavam ganhando mais dinheiro nesse país eram os banqueiros e  empresários, e que o povo deveria estar muito zangado com estes senhores.

    Ele  esqueceu de dizer que o seu governo nunca fez  absolutamente nada para controlar o  lucro absurdo dos banqueiros.  Esqueceu também de dizer que a outra categofia que  ganha muito dinheiro no seu governo são os elementos nomeados por ele para  poderosos cargos públicos. A maioria desse  pessoal está envolvida em grandes  roubalheiras juntamente com empresários inescrupulosos. Completou dziendo que  tinha duas orelhas, uma para ouvir vais e outra para ouvir aplausos. É muito bom saber  que na cabeça do presidente, pelo menos as orelhas funcionam.

    Neste mesmo dia 31 de julho, a noite, durante a reunião da Executiva  Nacional do PT, em São Paulo, os presentes resolveram apoiar uam ofensiva contra a  midia e a todos os opositores do Lula. Como se vê, um jogo bem organizado e de cartas  marcadas.

    Ao término da reunião, o PT fez diversas acusações à mídia. Chama atenção  o seguinte texto da ata da reunião : “A oposição, articulada com setores da mídia, está  ‘subindo o tom’ nos ataques ao governo e ao PT, tendo em vista tanto as  eleições de  2008 quanto as eleições de 2010.”

    Sendo dúvida nenhuma o PT e o Lula, estáo fazendo mais uma tentativa para   que se abra o caminho que permita a censura, e eles possam governar arbitrariamente o Brasil, fazendo  aqui um governo ao estilo do companheiro Chaves, na Venezuela.

    Em agosto de 2004 os petistas tentaram censurar a imprensa alegando que  para o bem da sociedade a midia deveria  ter suas reportagens orientadas,  disciplinadas e fiscalizadas por funcionários de um órgão denominado Conselho Federal  de Jornalismo. Os defensores dessa fiscalização absurda alegavam que a confraria a  ser criada não afetaria os jornalistas.

     Esses censores disfarçados de defensores da moral pública nunca pensam na  diginidade do leitor, que nada mais é do que o povo. Se esquecem de que esses leitores  buscam nas páginas dos jornais a verdade em formato de notícia, procurando entender  o mundo que os cerca, sempre confiando na autenticidade da informação que lhes é  passada. Desta forma, qualquer coisa que possa influir na veracidade da informação que  chega ao leitor, deve ser rejeitada por todos nós,  leitores e jornalistas da imprensa  brasileira.

    Como estamos observando, o desejo principal do governo Lula é censurar  toda a imprensa brasileira fiscalizando e orientando as suas reportagens. Os  defensores desta fiscalização absurda inventam as mais incríveis desculpas. Alegam que  o monstrengo ditatorial a ser criado teria o intuito de resguardar a privacidade e a  honra do cidadão.  Leia-se aqui ao invés de cidadão, ladrão.

    Estavam, e continuam, profundamente mal intencionados.

    Enquanto isso, as várias quadrilhas de ladrões vão se reorganizando e  articulando planos para novos assaltos. De 1996 a 2006 o STF soltou todos os  "colarinhos brancos" indiciados em desvio de dinheiro público que tinham direito a foro  especial de julgamento. Ninguem ficou preso. A Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998,  criada para acabar com a lavagem de dinheiro no Brasil, até hoje não colocou ninguém  na cadeia. Será que toda esta roubalheira, e esta impunidade contínua, uma atrás da  outra, ainda não acordou o povo que parece estar eternamente adormecido no fio de  uma navalha ?

    Iá imaginaram o que seria do Brasil se a imprensa estivesse amordaçada por todos esses projetos de  censura que nascem dentro do PT ?

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS