BRASIL: CAMPEÃO MUNDIAL DA TRANSPARÊNCIA

Se existe alguma coisa da qual nós brasileiros podemos nos orgulhar é a transparência política deste País. Não lavamos a roupa suja dentro de quatro paredes, escancaramos a verdade para o mundo, sem censuras.

Assim está acontecendo com as investigações e os julgamentos preliminares sobre as acusações que pesam contra Renan Calheiros o presidente do Senado.

As emissoras de televisão mostram ao vivo e a cores os capítulos de mais uma novela verdade do que acontece no submundo da República brasileira.

O que está em jogo não é o fim das imoralidades e bandalheiras que fazem parte da nossa cultura política, nem o fim da impunidade que faz blindagem de proteção aos corruptos e apátridas nacionais.

No momento, as lutas democráticas que acontecem nos tablados do Congresso Nacional mostram que o objetivo central e principal do governo e da oposição é pelos mesmos motivos de sempre, a conquista do poder.

Aproveitam-se todos da indignação do povo e, cinicamente, se dizem porta-vozes do povo para atacar seus inimigos e encurtarem os caminhos para chegarem ao topo das fortalezas inimigas.

Em nome do povo e pelo povo escreveram a história política do Brasil com ditaduras e regimes de exceção, e terminadas essas guerras salvaram-se todos os generais, ressuscitados após o restabelecimento do Estado de

Direito, da reinstalação plena da democracia, costurada nos acordos firmados entre os lençóis de cetim das alcovas das cortes revolucionárias, onde todos os gatos são pardos.

Derrubar Renan Calheiros não significa fazer justiça, isso pouco importa, justiça é o que menos interessa, o que interessa mesmo aos paladinos da ética, da moral e dos bons costumes, são os dividendos que essa batalha possa render aos vencedores.

O presidente que continua não vendo nada, não sabendo de nada, defendendo seus companheiros como inocentes, até que julgados e condenados, o que jamais acontecerá, cede finalmente as pressões e aceita oferecer como prêmio a cabeça do fiel aliado, desde que, a oposição não aumente mais dificuldades a prorrogação do CPMF, a aprovação das Medidas Provisórias e a gastança dos dinheiros públicos. SERÁ VERDADE QUE O LULA COMPROU UMA CASA DE DOIS MILHÕES DE REAIS? SE VERDADE, SÓ PODE SER SORTE DE METALÚRGICO.

Volto à transparência. As coberturas jornalísticas da imprensa nacional e internacional trazem a público que Renan aceitou o sacrifício de ir a julgamento com o compromisso dos donos da República de que será absolvido em plenário pelos membros das tropas de choque. Vão-se os anéis e ficam os dedos. O cinismo dessa classe não tem limites.

O ministro Mantega, aquele que diz e diz que não diz, que se negou a liberar verbas para minorar o caos da saúde, que pressionado voltou atrás em sua decisão e alegou um mero engano na interpretação das suas declarações, agora faz apelo dramático para que seja aprovada a prorrogação da cobrança do CPMF, prevendo que se isso não acontecer, vão fechar os hospitais e milhões de brasileiros deixarão de receber as esmolas do assistencialismo do Governo Lula.

Eis a transparência do país, as chantagens, as barganhas, os acordos espúrios são celebrados publicamente.

Ninguém se lembra que continuamos assistindo passivamente a exploração do trabalho escravo, a prostituição infantil iniciada aos 10 anos.

Acabou o “Primeiro Emprego”. Já deu o que tinha que dar. Escoaram pelos esgotos milhões, muitos milhões de reais. Mais da metade foi gasta com publicidade, abasteceram os cofres de empresas do tipo da agência publicitária de Marcos Valério e Duda Mendonça. O balanço fechou com nove mil beneficiários. Convenhamos é milhão demais para beneficiários de menos.

Esse é o País Campeão Mundial da Transparência.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS