LICENÇA PARA MATAR - HOMENS ACIMA DA LEI

     Acredito que eu seja o único assessor de comunicação deste País que tenha abandonado a obrigação de monitorar cotidianamente o noticiário da mídia transnacional.

     Mesmo assim não consegui fugir da realidade. Depois de cada noite de agonia levanto esperando que o novo dia seja o marco do fim de um longo pesadelo. Procuro retomar a rotina de um chefe de família normal, sendo feliz na realização das suas pequenas tarefas, a visita matinal à padaria, o reencontro com os amigos da comunidade, o prazer de alguns minutos jogando conversa fora, falando de futebol, gozando os flamenguistas, apesar de ser vascaíno, marcando uma gelada para o fim de semana.

     Nem mesmo saio do prédio onde moro e recebo na cara o horror de mais uma desgraça. Uma vizinha conta à novidade da última noite. Um menino de 15 anos, que vimos nascer e crescer, um bom garoto, foi assassinado durante a madrugada por traficantes. Não foi só isso, uma quadrilha das favelas da periferia tomou conta do bairro e num audacioso “arrastão” arrombou as portas de dezenas de estabelecimentos comerciais fazendo a festa, roubaram de tudo um pouco, nem as igrejas escaparam da pesca criminosa.

     Até chegar à padaria o noticiário aumenta. Dois outros jovens moradores, também durante a madrugada, morreram na BR quando voltavam para casa no fim de uma balada.

     Na fila do pão, a grande discussão é sobre uma criança de dois anos, repito, DOIS ANOS, que conseguiu pegar a arma do pai e disparar contra ela mesma três tiros. Essa foi à história contada pelo pai ao delegado de polícia. Começo a acreditar que estamos chegando ao fim do mundo.

LICENÇA PARA MATAR

     Todas essas tragédias e desgraças narradas não são privilégio do bairro onde resido, da minha cidade ou do estado do Espírito Santo, elas fazem parte da rotina da nação brasileira onde quer que estejamos.

     No entanto, mesmo diante dos flagrantes de brutalidades quase animalescas, as ocorrências podem ser analisadas racionalmente, é possível identificar as causas e encontrar soluções.

     Bem que eu gostaria de acreditar no que estou dizendo. Mas como acreditar se me deparo com homens outorgados dos poderes de estarem ACIMA DA LEI, e como nos filmes de aventuras sobre as ações de agentes secretos, recebem autoridade ilimitada e LICENÇA PARA MATAR.

     Estou falando sim, como toda a imprensa nacional e internacional está comentando, sobre os crimes inimagináveis cometidos por dois promotores públicos, homens aos quais foi delegada a missão de fazer cumprir as leis e de defender a sociedade.

    O primeiro promotor assassinou fria e covardemente, por motivos fúteis, um jovem de vinte e poucos anos, um quase adolescente com uma expectativa de vida maravilhosa.

    Como posso admitir ser racional que uma discussão de rua, exija uma extrema demonstração de machismo, a execução do ofensor, sem lhe conceder a mínima chance de defesa?

    Por que não posso dizer da minha indignação? Por que tenho que medir palavras para protestar contra a liberdade de um homicida, contra a vergonhosa blindagem que lhe é concedida impedindo que um assassino seja colocado atrás das grades.

    No episódio mais recente, um motorista dirigindo em completo estado de embriagues, provoca uma colisão e a morte de três pessoas. Não sou eu quem afirma que o condutor estava bêbedo, foi o resultado dos exames de taxa alcoólica. A perícia também apontou, com todas as evidências e provas técnicas o culpado pelo acidente, pela tragédia.

    O acusado foi conduzido (gentilmente) a uma delegacia para registro da ocorrência e tomada de declarações. Afinal, o motorista responsável, identificado pelos policiais que fizeram as diligências, era O HOMEM, um PROMOTOR DE JUSTIÇA, uma autoridade acima da Lei comum aos cidadãos brasileiros, um intocável.  

    A autoridade de plantão, o delegado, não pode fugir da imprensa diante da repercussão da notícia. Bastante constrangido em frente às câmeras de televisão, o entrevistado tentou explicar porque não prendia o “infrator”.

    O pior dessa história de horror é que O INTOCÁVEL foi indiciado por homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar.

    Como compreender a conclusão do delegado? Um homem culto, de bem com a vida, realizado, desconhece que direção e bebida não combinam? Não sabe que um carro conduzido por um alcoólatra é uma arma com bala na agulha e pronta para matar? 

MEDO DOS HOMENS ACIMA DA LEI

    Nos momentos que não posso escapar ao conhecimento do noticiário da imprensa, tenho percebido de forma clara e direta o medo dos editores de notícias e dos jornalistas em geral, todos procurando expressar a revolta da opinião pública, sem, no entanto, ter a coragem de cobrar o fim da impunidade legalizada com todas as letras.

     Se ninguém fala, falo eu, temos que acabar com a Justiça de Funil, que é larga para alguns e estreita para a maioria dos cidadãos brasileiros. Temos que acabar com as leis protecionistas e discriminatórias que diferenciam o tratamento de criminosos da mesma espécie em função do status econômico e financeiro de cada um.

     A pena do primeiro homicida blindado como HOMEM ACIMA DA LEI já está sendo cumprida. O réu continua recebendo religiosamente, sem trabalhar, os seus vencimentos, uma micharia, pouco mais de 28 salários mínimos. Também continua sem revogação a sua LICENÇA PARA MATAR.

     Muito em breve terá a companhia do seu colega, também autor de homicídio culposo, ambos, autores confessos dos crimes dos quais são acusados, e aos parentes das vítimas só restará entregar a Deus a justiça que não será feita pelos homens.

     NÃO POSSO ME DEIXAR VENCER PELO MEDO DOS HOMENS COLOCADOS ACIMA DA LEI, A LEI DEIXARÁ DE TER SENTIDO, OS DIREITOS SAGRADOS DA LIBERDADE SERÃO EXTINTOS, SEREI EU  PRISIONEIRO E  VÍTIMA PERPÉTUA  DO ARBÍTRIO

     Faço questão de assinar:

     Paulo Roberto Carneiro.       

 

   

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS