AS MENTIRAS QUE A MÍDIA CONTA – AS VERDADES QUE A MIDIA ESCONDE

Organismos das Nações Unidas como A UNESCO, OMS – Organização Mundial de Saúde – e FAO (alimentos) divulgaram os resultados de pesquisas feitas em todo o mundo e, óbvio, faz parte do mundo, a América Latina. Constataram que os índices de desnutrição infantil foram reduzidos drasticamente na Venezuela, não existem em Cuba. Que em Cuba, Venezuela, Equador e Bolívia o analfabetismo desapareceu, os serviços públicos de saúde melhoraram de forma substancial, da mesma forma a educação publica e na Nicarágua esses índices começam a tomar formas definitivas, ou seja, a realidade dos nicaragüenses está mudando e para melhor.
 
O fato da mídia internacional incluir o presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva entre os 50 nomes da década, além de ter causado uma baita crise de ciúmes em FHC, mostra que para além do carisma em si de Lula, os programas sociais (são assistencialistas sim, mas cumprem um papel no processo de formação e organização popular), revela outra realidade. Por críticas que se tenha ao presidente e seu partido, o PT, o Brasil hoje é outro se comparado com a tragédia gerada pelo tucano Fernando Henrique Cardoso.
 
A mídia nacional não se preocupa em noticiar esse tipo de fato. Não interessa aos que compram essa mídia. Compram literalmente. Do tipo prefeito, governador, empresários, banqueiros, latifundiários, entrarem pelo departamento comercial adentro e discutirem o preço de determinada mentira. O JORNAL NACIONAL é o campeão na matéria. Tem tabela para inauguração de ponte ou praça pelo prefeito. Tem caixa dois para não acuar tanto assim o governador de Brasília José Roberto Arruda, todo um complexo, digamos assim, criminoso, cujo principal objetivo é, ao contrário do que se imagina, manter o cidadão comum informado, mas a partir de mentiras. Farsas. Desinformado da realidade que o cerca.
 
O suposto ataque da AL QAEDA por um nigeriano e um avião da DELTA que voava de Amsterdã para Detroit. Qualquer jornalista minimamente informado sabe que a organização de Osama bin Laden jamais financiaria uma atividade desse porte, pequeno para os padrões e poder da AL QAEDA, sem sentido e sem objetivo. O próprio FBI divulgou um primeiro relatório afirmando tratar-se de um ato isolado, de um “indivíduo perturbado”. Sumiu o relatório e veio a ordem de cima. Foi a AL QAEDA.
 
Vai servir para os propósitos de estabelecer o pânico na população dos EUA, criar uma corrente pró-EUA e contra o “terrorismo”, justificando a boçalidade insana (não sei se existe boçalidade sã) no Afeganistão. Os tais mais trinta mil homens “para completar o serviço”.
 
O jornal FOLHA DE SÃO PAULO, um dos partícipes ativos da ditadura e dos episódios de tortura e assassinato de presos políticos (emprestava seus carros e caminhões para a desova dos cadávares), divulgou há uns meses um falso currículo da ministra Dilma Roussef. Foi informada pelo ombudsman do próprio jornal, uma espécie de fiscal, que a notícia estava errada, não correspondia à verdade e trazia prejuízos à ministra, mas ficou por isso mesmo. A preocupação da FOLHA DE SÃO PAULO era exatamente essa, a de criar rótulos negativos em Dilma Roussef.
 
Em 2007, quando da queda de um avião da TAM e mais de cem mortos, o JORNAL NACIONAL partiu para cima do governo responsabilizando-o por falta de ranhuras nas pistas do aeroporto de Congonhas, William Bonner, mentiroso mor, foi lá mostrar, ao vivo, até que se descobriu que ranhuras não são fundamentais, o Charles De Gaulle em Paris também não tem e que havia um defeito na aeronave, que, no curso dos acontecimentos, eram vários defeitos, inclusive falta de manutenção adequada por parte da companhia. Como a companhia é uma das que compram a GLOBO o assunto foi jogado para escanteio até que VEJA, outra integrante da quadrilha saiu na sexta-feira com a capa “A CULPA FOI DO PILOTO”. Estava morto, não poderia se defender.
 
O golpe militar estúpido e cruel em Honduras, que continua matando e praticando toda a sorte de barbáries comuns a ditaduras militares, foi tratado como um acontecimento banal, simples, mas a presença do presidente deposto Manuel Zelaya na embaixada do Brasil foi mostrada como um “equívoco” do governo brasileiro. Quando um pateta chamado Celso Láfer, ministro das Relações Exteriores de FHC chegou aos EUA para uma reunião de chanceleres e mandaram que tirasse o sapato para a revista, o pateta tirou. É essa a diferença entre Celso Amorim o atual e esse tipo de gente. Mas é esse tipo de gente, sem caráter, sem personalidade, destituído de qualquer princípio, que a mídia transforma em “grandes brasileiros”. É que qualquer dez por cento da nota abre em gente como Láfer, Lampréia, Flecha de Lima, grandes sorrisos de “gratidão”.
 
Não se falou m só instante na base militar dos EUA em Tegucigalpa, do seu papel ali, da presença de militares de vários países latino-americanos, dentro do processo de transformação de forças armadas nacionais, como a nossa, em braço do império norte-americano, espécie de polícia qualificada tal e qual fizeram em 1964 no Brasil, sob o comando do general norte-americano Vernon Walthers. E chamaram a quartelada de “revolução patriótica”. Tem um mundo de “patriota” montado no dinheiro amealhado naqueles anos de sangue e chumbo para os trabalhadores.
 
Nem há necessidade de falar sobre fatos anteriores, sobejamente conhecidos, a omissão da campanha pelas diretas, o apoio integral à ditadura, o silêncio sobre Collor produto montado nos laboratórios da GLOBO.
 
No Brasil, neste momento, a palavra de ordem dessa mídia podre e venal e levar o podre e venal governador de São Paulo, José Collor Serra, à presidência para que possam completar o processo iniciado por FHC, de transformar o Brasil em BRAZIL.
 
Os donos nessa máquina são banqueiros. São latifundiários comprados pela MONSANTO no crime do transgênico. São empresários criminosos e predadores como Ermírio de Moraes construindo seu poder a custa de financiamentos públicos.
 
É assim no México, é assim no Peru, na Colômbia, onde um narcotraficante exerce a presidência da República e querem que seja assim em toda a América Latina. Daí que a veneranda senhora Miriam Leitão, tratada a cinzel para parecer humana, vocifera que Chávez é ditador, que Castro é ditador, que Evo é atraso. Progresso, na cabeça dessa gente é lucro e nem tanto o do balanço, mas do caixa dois da sonegação. O esquema FIESP/DASLU, mistura de prostituição (prostituta não é só a que vende o corpo, Antônio Ermírio vende alma ao diabo e a quem pagar, como faz a GLOBO, como fazem VEJA, FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADO DE MINAS, RBS e vai por aí afora).
 
Há um golpe em marcha no Paraguai. Militares acostumados ao contrabando, às benesses da corrupção dos partidos Colorado e Blanco (que se revezavam no poder há décadas), ao poder ilimitado em suas capitanias, à lei que entendiam ser a melhor para eles e seus sicários, começam a reagir ao governo eleito pelo povo (esse adereço que essa gente usa para dizer que vivemos numa democracia e que William Bonner chama de Homer Simpson em sentido pejorativo, equivalente a idiota). A necessidade de serem dignos, de exercerem suas funções com responsabilidade é algo que não conhecem, não aprenderam isso como militares de outros países latino-americanos na escola de golpes de Honduras, precisamente em Tegucigalpa e por esse motivo Honduras tem que ficar em mãos de golpistas.
 
São muitos os fatos que a mídia esconde. E o faz deliberadamente. Como são muitas as mentiras que divulga. E o faz “compradamente”.
 
A recente CONFECOM (CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO) convocada ano passado pelo presidente Lula (mesmo na contradição de ter como ministro um homem da GLOBO, o senador Hélio Costa) e precedida das conferências estaduais e municipais, sinaliza a necessidade de mudanças na estrutura dos meios de comunicação no Brasil.
 
Para se ter uma idéia, se a lei dos EUA valesse aqui a GLOBO estaria ferrada. Nos EUA não existem conglomerados de um mesmo grupo que impliquem em rede de tevê, rádio, jornal e revistas. Ou é uma coisa, ou é outra.  Só isso já diminuiria o poder da quadrilha mais poderosa e cruel da comunicação no Brasil.
 
Ocupar boa parte do noticiário com o caso de uma disputa familiar em torno do menino Sean Goldman, criar o clima de comoção naquele negocio de vai não vai, escondeu na grande mídia, a vergonhosa concessão de um habeas corpus a um médico criminoso, mas poderoso, em São Paulo. Por quem mais? Gilmar Mendes, o responsável maior no judiciário pela ação das grandes quadrilhas (quando falo de grandes quadrilhas não estou falando nem de Beira-mar e nem de PCC, mas de banqueiros, FIESP/DASLU, PSDB e seus braços menores (DEM e PPS).
 
O fato foi noticiado? Claro, como noticiada foi a suspensão do processo contra o banqueiro Daniel Dantas por outro ministro corrupto, esse do STJ (dizem, tenho dúvidas, que essa sigla significa Superior Tribunal de Justiça). 
 
Houve indignação? Houve perguntas sobre se corretos, dentro da lei, se justificados ao último minuto do segundo tempo quando todos os pedidos anteriores na mesma direção haviam sido negados?
 
Fala-se da impunidade, a GLOBO é mestre nisso, mas não se questiona casos como o de Dantas, ou do médico. A impunidade refere-se a peixes menores e mesmo assim, se for como José Roberto Arruda e tiver padrinho forte como José Collor Serra, some do mapa.
 
Outra conversa fiada que a mídia, a GLOBO, sempre ela, é a maior, vive mostrando, a questão ambiental. A recomendação é que se você chupar uma bala não jogue o papel no chão, mas destruir a Amazônia para plantar eucaliptos, criar gado de forma irresponsável, plantar transgênicos, isso pode. Não houve uma só palavra sob a CUTRALE (empresa da COCA COLA) ter grilado terras públicas para plantar laranjas. A transformação do MST (MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA), no entanto, em “organização terrorista”, essa foi, como dizia Monteiro Lobato, “batatolina de Bayer”, pois a questão ambiental para a GLOBO é papel de bala no chão.
 
A Amazônia que se exploda. Se a senadora corrupta Kátia Abreu desvia dinheiro do plantio e da FEDERAÇÃO NACIONAL DE AGRICULTURA para sua campanha, para os donos da mídia o faz em “justa causa”, já que é necessário que alguém impeça que as coisas sejam levadas a sério no Brasil e Kátia Abreu está lá é para isso. Para o processo Brasil virando BRAZIL.
 
Em tudo isso e por tudo isso, em se tratando de grande mídia, é bom lembrar a frase de Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta – “o melhor da televisão é o botão de desligar”. Vale para jornais, rádios e revistas da tal grande mídia.
 
Ou a célebre história do grupo de venerandas senhoras paulistas e mineiras que foram pedir censura para as cenas mais tórridas das novelas globais, num acesso de pruridos morais que não têm nos “negócios” dos seus respectivos maridos. Por escrito, Sérgio Porto perguntou as distintas matronas se alguém ligava a televisão em suas casas, sintonizava o canal das cenas tórridas e as obrigava a assistir?
 
Hoje a GLOBO tem até bordel em audiência nacional, o BBB. E a tecnologia de dominação, alienação, hipnotiza as pessoas e as faz correr e ligar o aparelhinho sintonizando as cenas quentes e desejadas, no processo de desvalorização do ser humano, sua transformação em objeto,
 
O que a grande mídia faz é simples, esconder as verdades e contar as mentiras todas muito bem pagas pelos interessados.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS