OPINIÃO - GUARDA A BONECA NA CAIXA NECA

A elite política e econômica brasileira tem mania de pipoca dançante para ajudar os pobres. É um jeito de atenuar os dramas de consciência e virar caridoso nas colunas sociais e políticas. Alardeia aos quatro cantos a vocação benfeitora.
É claro que existem as exceções. Mas Neca Setúbal, herdeira do Banco Itaú, não é uma delas. Tem o ambicioso projeto de virar prima dona de um governo federal e colocar em prática sua pedagogia (é pedagoga) de Banco Central autônomo, juros altos, taxas aviltantes, o jeito de dar a vara para os trabalhadores pescarem em rio seco.
Deixou-se fascinar por Marina da Silva e Marina da Silva mudou de idéias para ser acolhida pelos bancos, principalmente o Itaú. Virou mentirosa compulsiva como no caso da votação da CPMF (disse que votou a favor e votou contra quatro vezes). Discute filosofia com Neca e usa óculos do mesmo grau o que levou a herdeira do banco a um estado de euforia ridículo ao proclamar que o óculos que Marina usou num debate, vermelho, era seu.
A alta direção do banco já chamou Neca às falas. Tinha entrado na brincadeira da senhora, mas percebeu agora que, entre outras coisas, Marina é um blefe e nem os bancos a controlam com seus pensamentos filosóficos confusos, dignos da análise de um terapeuta.
FHC inclusive. Foi tomar café da manhã com os banqueiros norte-americanos num evento do J.P. MORGAN, em New York, onde explicou que Marina era a solução para que a escritura do Brasil fosse passada a Wall Street. Está tentando agora voltar ao regaço de Aécio. Concluiu que antes um helicóptero cheio de cocaína voando, que um avião caindo em condições não explicadas..
“A partir de agora mando eu”, foi a frase de Marina dita aos líderes do PSB, o dito partido socialista, logo após a festa/velório do enterro de Eduardo Campos. Levou Moniz Bandeira, um dos mais importantes cientistas políticos do Brasil, professor numa universidade da Alemanha, a escrever uma carta a Roberto Amaral, presidente do PSB e pedir-lhe que renunciasse ao cargo para salvar o mínimo da história do partido fundado por Otávio Mangabeira.
Marina da Silva é mistura de agronegócio, vale dizer transgênicos e agrotóxicos com socialismo. Única no mundo inteiro.
É possível que as discussões filosóficas de Neca Setúbal e a candidata tenham se resumido a eventuais bate papos na hora do chá, pois a própria Neca, mesmo encantada com a espécie amazônica, tenha percebido o grau de confusão mental e política que a candidata irradia.
Neca chegou a dizer que não tinha propensão a aceitar cargos no governo. Bobagem, seria ministra da Educação.
Só que o governo ficou longe e a sorte da dupla é que resta pouco tempo para que a recuperação de Aécio lhe permita ultrapassar a doidivana, o que de todo não e impossível. Quércia venceu Maluf e Antônio Ermírio faltando três dias para as eleições. Era o terceiro colocado. Isso em 1986, quando não havia ainda o segundo turno.
A alta cúpula do Itaú mandou Neca guardar a boneca na caixa, jogar no quarto de tralhas, está preocupada com a repercussão negativa do papel histriônico da candidata escolhida e acha que do jeito que vai, a imagem do banco fica arranhada. É simples. Se for administrado no padrão Marina, o melhor conselho aos clientes e correr e salvar o dinheirinho, antes que a vaca vá para o brejo.
“Pobre” Neca, vai ficar sem seu brinquedo filosófico e sem os rumos da educação no Brasil. Não vai ter a quem emprestar os óculos vermelhos.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS