Quem viver verá!

Quem viver verá!

Sinto alguma inveja dos meus pais. Sinto inveja sadia, mas inveja... uma geração que cresceu num mundo próspero e ordenado. "Baby boomers", eis o termo... e com ele a certeza de uma carreira que era garantida, habitação barata, saúde para todos e proteção na velhice, com reformas que começavam, sei lá... por volta dos 50.
Esse mundo acabou e as gerações seguintes dificilmente conhecerão idílio igual. Não são apenas as incertezas profissionais que definem o modo de vida dos infelizes abaixo dos 35, é também a certeza, pessoalmente dolorosa, que teremos de trabalhar mais, e até mais tarde, para morrer mesmo a tempo de não desfrutar coisa alguma. Isso deprime. E, mais: revolta.
O problema não é apenas econômico... começa por ser social e termina, como todos os problemas sociais, numa perigosa situação política que pode definir, o futuro político do Ocidente.
Em termos sociais, o "roubo geracional" impede uma vida adulta, que normalmente começa com o abandono do ninho paternal.
E o pior é que as vantagens não compensam o fosso crescente entre velhos e novos. E, para além do fosso, a conversa de surdos que rapidamente se instala entre gerações. Terminar com o "roubo geracional" implicaria terminar com os privilégios absurdos que os "baby boomers" conheceram nas últimas décadas.
Mas ninguém está disposto a enterrar a fantasia porque uma fantasia é simpática por definição. Os mais velhos não desejam perder o que têm, por outro lado é cômico que os mais novos desejam o que os mais velhos não desejam perder. Duas impossibilidades que se juntam em alegre desespero.
Será um derradeiro suicídio da própria vivência humana indigna?
Talvez esta reflexão seja pessimista, "comme d'habitude", mas esta luta entre velhos e novos, que vai azedar e piorar nos anos vindouros, arrasta consigo um desconfortável e até reconhecível cheiro de revolução.
E quem viver, verá. Mãos ao alto! Que não sejas em vão...

Folha de São Paulo – João Coutinho
Adaptado Daniele F Alcantara
Em: maio/2007

Outros artigos  

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS