Professor a alma da comunidade

Professor

Na entrada do século XXI todos estão perplexos ante o desrespeito crescente com a vida e o ser humano.

O século XX consolidou a transformação do dinheiro na própria riqueza e ele deixou de ser uma representação dela, extrapolando a sua finalidade de facilitar as trocas comerciais (moeda).

Nisto, os valores se perverteram e a ética desapareceu.

As pessoas são induzidas na direção de um enredo de vida fixado no “ganhar dinheiro” a qualquer preço e as próprias metas de “sucesso” são desenvolvidas como sinônimo de ganhar mais dinheiro, ficar rico.

Existe um exemplo que retrata bem a regra dominante. O traficante de drogas conhece todas as conseqüências do vicio mas vendê-la é a sua maneira de “ganhar dinheiro”, por isso não aceita nenhuma interferência no seu “negócio”. Defende-o até com armas.

As corporações transnacionais centram toda a sua atuação na obtenção dos maiores lucros possíveis e não têm o menor apreço ao atender a população. Não demonstram nenhum prurido ético em usar trabalho escravo até infantil (colheita de cacau na África, carvoarias em vários locais do mundo), em destruir o meio ambiente acabando com o sistema de sobrevivência dos habitantes tradicionais (Delta do Niger para explorar petróleo – Mata Atlântica do Brasil para produzir papel), em excluir os mais pobres, que como humanos, têm direito a uma vida com atendimento de suas necessidades mas são ignorados por não darem “retorno financeiro” até no atendimento de um bem essencial como a água. Não se preocupam com as automatizações desenfreadas, e não olham as conseqüências sociais dos que ficam desempregados e sem condições de criar seus filhos com dignidade.

Transnacionais ocupam os serviços de concessões de energia, água, transportes, comunicações e mesmo com isenções de impostos impõem elevadas tarifas remetendo prioritariamente, o fluxo de dinheiro produzido para os seus acionistas no exterior.

Estamos indefesos ante o poderio avassalador das transnacionais até porque elas dominam os meios de comunicação, omitem informações o que impede discussão, contraditórios e formação de opinião.

Nesta situação, as coisas vão acontecendo como fato consumado, sempre com muitas perdas para as comunidades na antítese do que seria ético, humano e cristão.

Como reverter esta situação?

Esta é a angustiada pergunta que paira em todos os ambientes.

Onde, está o baluarte que possui conhecimento, tem condições de formar opinião e capacidade para atingir todas as camadas sociais, independente dos veículos de comunicação?

Professor !!!

O professor é a alma da comunidade!

É o principal foco irradiador do conhecimento. Não há como tirar os pensamentos, idéias e convicções que estão em seu cérebro.

Professor: na atual situação da humanidade não pode haver o “Isto não é comigo” e muito menos o “não posso fazer nada”, numa sensação de impotência.

A omissão dos meios de comunicação tem que ser suplantada pelo idealismo e todo dia, em todos os lugares, na sala de aula, no recreio, nas reuniões, nas conferências, nas conversas, os professores e todos nós (os professores com a responsabilidade de serem poderosos multiplicadores) temos a obrigação de divulgar os estudos e informações que desmascaram a ditadura do dinheiro nos transformam em servos da moeda.

O conhecimento é fundamental e o professor sabe que não é possível ficar acomodado com as frases feitas, os conceitos estereotipados e submisso aos consumos impostos pela propaganda das transnacionais.

Professor

Vamos estudar e irradiar os conhecimentos que poderão ajudar a transformar o nosso Brasil num lugar bom para se viver e criar os filhos com dignidade.

Neste pensamento oferecemos artigos e colocamos à disposição o portal www.nacaodosol.org com matérias que podem ser reproduzidas e divulgadas de todas as formas.

Rui Nogueira
Médico – Pesquisador – Escritor

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS