Solução Teórica (3)

E-MAIL – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para a materialização do exposto anteriormente no projeto em questão, a editora, o jornal, o rádio e a TV universitários dispõem de um quadro de técnicos especializados, profissionalmente capacitados no ofício; o que é raro no mercado de trabalho. Com sua auto-suficiência financeira e técnica, teriam condições de reciclar os seus servidores, gratificá-los melhor, desenvolvendo sua auto-estima e o entusiasmo pelo trabalho, trocando o individualismo interesseiro pelo coletivo solidário, nacionalista.
Então, o paradigma que se propõe nesse projeto para a criação do Pólo Central de Editoração e Extensão Universitárias (PCEEU) ou mesmo uma Pró-reitoria, se materializará num modelo teórico de integração comunitária intersetorial.
O presente projeto será a única maneira de salvar a editora da ameaça de terceirização dos trabalhos de sua gráfica. Atitude que só atenderá aos interesses das editoras privadas, de olho-gordo nela para aumentar seus próprios lucros, explorando a comunidade universitária.
Esse propósito terceirizante da Gráfica Universitária será um atentado à cultura paraibana. Atingiria, em cheio, os cursos de graduação, os mestrados e doutorados; logo, os professores, alunos e funcionários. Sem contar o desemprego de todos os seus servidores terceirizados, em benefício de empresas privadas. É tempo de pensar na ética e na inteligência paraibana e brasileira, em defesa desse bastião inexpugnável da UFPB ameaçada pela reforma universitária do atual governo. Contra a terceirização, boa para as editoras privadas, ruim para a Universidade pública brasileira.

M. Barbosa Filho
Professor Titular Aposentado da UFPB, autor de :
• Introducción a la Investigación, lançado em Cuba
• Introdução à Pesquisa, Métodos, técnicas e instrumentos
• A Globalização da Miséria na América Latina
• Projeto de Pesquisa, Teoria e Prática
• Impacto da Extensão Rural

 

E-MAIL – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Solução Teórica (2)

Este projeto para a universidade se materializaria na criação do Pólo Central de Editoração e Extensão Universitária (PCEEU); então, englobaria a cooperação reflexiva entre os vários órgãos universitários e setores afins da sociedade. Órgãos que substantivariam um sistemograma amparado numa solução teórica sugerida nestes artigos.
Contudo, as mudanças estruturais englobando a editora, a TV, rádio e o jornal, propostas neste projeto, não teria um impacto favorável à consolidação das idéias aqui defendidas, sem sua autogestão, independência financeira e administrativa.
Esta autodeterminação só se dará através da participação reflexiva e solidária de setores afins da sociedade organizada. Participação que, na prática, só acontecerá através dos convênios propostos com essas organizações, em que, os conveniados sejam beneficiados reciprocamente.
A cooperação aqui idealizada será perfeitamente possível, visto que a editora, a TV, o rádio e o jornal universitários, por serem públicos, não se obrigarão legalmente, pagar tributos fiscais pela sua produção editorial como as congêneres privadas. Neste caso, poderão oferecer os seus serviços em melhores condições econômicas à nacionalidade, em seu próprio benefício e da sociedade, não favorecendo as empresas privadas, cujo objetivo é o lucro e não o bem estar social.
Então, sua clientela será certa e seu mercado seguro sem prejudicar os serviços privados, desde que a Editora Universitária e o Pólo Multimídia trabalhem preferencialmente com os órgãos conveniados, solidários de seu método de trabalho. Assim, se daria a sua auto-suficiência financeira e administrativa em benefício da sociedade paraibana, por uma política científica e popular nacional.

M. Barbosa Filho
Professor Titular Aposentado da UFPB, autor de :
• Introducción a la Investigación, lançado em Cuba
• Introdução à Pesquisa, Métodos, técnicas e instrumentos
• A Globalização da Miséria na América Latina
• Projeto de Pesquisa, Teoria e Prática
• Impacto da Extensão Rural

E-MAIL – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Objetivos (2)

     Considerando o preestabelecido no capítulo anterior, a Editora Universitária deverá ainda perseguir, de acordo com este Projeto de Editoração e Extensão Universitárias, ademais, os objetivos subseqüentes. 

i)    Através de incentivos econômicos e valorização humana, estimular a chama interior e a auto-estima dos funcionários da Editora, tornando-os participantes também do faturamento da empresa.
j)    Convocar e reabilitar os seus funcionários que, por falta de estímulos econômicos e profissional, migraram para outros setores da UFPB.
k)    Criar uma Consultoria Editorial de quatro escritores com dois ou mais livros publicados na 2ª  edição ou mais e um revisor de idiomas. Três consultores da UFPB na ativa ou inativo; um de órgão conveniado com a Editora.
l)    Implantar um provedor de internet com site de busca para divulgação e venda das obras da UFPB, com participação dos autores e especialistas da Universidade na área.
m)    Implantar na Casa do Livro Universitária, um sistema eficaz de distribuição e venda de textos através do provedor da internet, com a participação dos autores. Isto reduziria a cobrança ao autor de 70% do faturamento, contra 30% cobrados pelas livrarias particulares.
n)    Corrigir os excessos de funcionários em um setor ocioso em detrimento de outro setor com sobrecarga de trabalho.
o)    Levantar uma guerra santa contra a idéia de separar a Gráfica da Editora; contra a terceirização dos seus serviços; contra o sucateamento da Gráfica. Patrimônios inalienáveis do Estado da Paraíba.
p)    Modernizar o parque gráfico da Editora, com pequenos investimentos e grande retorno. Por exemplo, impressora de capa, máquina de costurar livros etc. Isto diminuiria custos com terceirizações, lucrativas para as privadas.
q)    Ampla divulgação de todo material produzido através do jornal, rádio e TV universitários e a imprensa livre do Estado; o jornal ContraPonto, por exemplo.
r)    Estabelecer uma sala de espera consistindo num ambiente agradável para atendimento à clientela pela diretoria, por ordem de chegada. Sala com jornais, revistas e outros atrativos, como expressão da boa imagem administrativa da Editora.


M. Barbosa Filho
Professor Titular Aposentado da UFPB, autor de :
•    Introducción a la Investigación, lançado em Cuba
•    Introdução à Pesquisa, Métodos, técnicas e instrumentos
•    A Globalização da Miséria na América Latina
•    Projeto de Pesquisa, Teoria e Prática
•    Impacto da Extensão Rural 

Objetivos (1)

O objetivo primordial de implantação deste Projeto de Editoração e Extensão Universitárias (PEEU), é promover as mudanças necessárias na editora, jornal, rádio e TV a fim de levar e receber as informações indispensáveis à sociedade sobre a produção científica da universidade e a produção popular da comunidade contra a entrega da universidade aos cartéis do ensino privado antinacional e internacional. Tal objetivo será alcançado na medida em que se materializem os seguintes objetivos específicos.

a) Elaborar convênios de cooperação cultural e econômica com os sindicatos de funcionários e professores da Universidade.

b) Elaborar acordo de cooperação cultural e econômica com os sindicatos de outras universidades públicas e privadas da Paraíba.

c) Acordo de cooperação cultural e econômica com a Associação Paraibana de Imprensa (API) e sindicato dos jornalistas.

d) Celebrar acordo de cooperação cultural com a Sociedad Cubana de Investigaciones Filosóficas (SCIF), Habana - Cuba.

e) Convênio de cooperação cultural e econômica com a União Editora do Estado da Paraíba.

f) Promover a reciclagem dos funcionários da Editora e de sua gráfica, considerando o profissionalismo, as relações púbicas e humanas, a ética aplicados à sua administração, bem assim, a realidade brasileira.

g) Para materializar o objetivo  f, os cargos da Divisão de Produção, Divisão de Editoração e a Casa do Livro, só deverão ser exercidos, respectivamente, por administradores e bibliotecários experientes no ofício e conscientes da realidade brasileira.

h) Convênio de cooperação técnica com a Empresa de Assistência Técnica e  Extensão Rural ( EMATER - PB), com trabalho em todos os municípios.

M. Barbosa Filho
Professor Titular Aposentado da UFPB, autor de :
· Introducción a la Investigación, lançado em Cuba
· Introdução à Pesquisa, Métodos, técnicas e instrumentos
· A Globalização da Miséria na América Latina
·         Projeto de Pesquisa, Teoria e Prática

·         Impacto da Extensão Rural 

Diagnóstico (2)

-MAIL – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Ultimamente, após 12 anos de trabalho da gestão anterior, a produção e divulgação cultural da Editora Universitária, surpreendem a todos, graças ao empenho e dedicação de sua equipe com algumas exceções corrigíveis. Os dados são eloqüentes e convincentes.

Neste período administrativo, mil títulos foram editados, a maioria de textos didáticos, perfazendo um total de 400 mil livros circulando no país e no exterior. Sem contar os trabalhos editoriais de monografias dos mestrandos e doutorandos. As demandas das rotinas internas da Universidade em todos os seus Campi, Centros e Departamentos. Com base nesses fatos incontestes, a editora, a TV, o rádio e o jornal universitários agora, integrantes do Polo de Editoração e Extensão, proposto neste projeto, são e serão, com certeza, o cerne e veículo da resistência por onde se deverá começar a defesa, na idéia e na prática, contra a alienação da universidade. Pela sua reconstrução e desenvolvimento junto a todos os outros setores, solidariamente com a sociedade organizada do Estado.  Denunciar é preciso, antes que seja tarde e as universidades estrangeiras e as caça níqueis nacionais, tomem conta de nossa cabeça. Mais nos alienem, nos dividam, nos desgracem.


M. Barbosa Filho
Professor Titular Aposentado da UFPB, autor de :
•    Introducción a la Investigación, lançado em Cuba
•    Introdução à Pesquisa, Métodos, técnicas e instrumentos
•    A Globalização da Miséria na América Latina
•    Projeto de Pesquisa, Teoria e Prática
•    Impacto da Extensão Rural

Diagnóstico (1)

MANUEL BARBOSA FILHO
E-mail –
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mesmo considerando as questões levantadas nos artigos anteriores, a esperança ainda não morreu. Surge o despontar de uma nova mentalidade no âmbito das universidades públicas brasileiras. A consciência jovem de muitos estudantes, aliada ao trabalho honesto de muitos professores, funcionários e seus escritores, poderão redimir a Universidade Federal da Paraíba, por exemplo, em sua totalidade. Poder-se-á, neste nível de idéias, começar pela expansão da Extensão Universitária no Estado contra sua alienação.

Fazendo-se um diagnóstico, não muito aprofundado, ver-se que a editora, a TV, rádio e o jornal universitários da UFPB por exemplo, são o ponto mais sensível para se melhorar o trabalho de divulgação e extensão do produto científico da universidade na sociedade e, paralelamente, a tomada da consciência de todo o Estado e do país, em defesa do patrimônio cultural do povo paraibano e brasileiro, consubstanciado na universidade, ameaçada pelo neocolonialismo cultural, materializado pelo Projeto de Parceria Público-Privada, (PPP) do atual governo entreguista.

Assim, a Editora Universitária, historicamente tem sido o centro capital , polarizador e distribuidor da produção científica da UFPB , não só no Estado, mas no Brasil e no exterior. Mesmo frente às adversidades do modelo econômico excludente sucateando a universidade pública, a editora foi, é e será o fulcro de resistência ao furacão privatista da economia de mercado colonizadora; principalmente agora coadjuvada pela TV, o rádio e o Jornal universitários, nomeados Pólo Multimídia.

M. Barbosa Filho

Professor Titular Aposentado da UFPB , autor de :

•  Introducción a la Investigación, lançado em Cuba

•  Introdução à Pesquisa, Métodos, técnicas e instrumentos

•  A Globalização da Miséria na América Latina

•  Projeto de Pesquisa, Teoria e Prática

•  Impacto da Extensão Rural 

 

Outros artigos
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS