O Adeus dos Amarelos

Há muito ficou para trás os lenços balançando no porte de Kobe. Alguns arrependidos por não terem ido, outros tristes por não ter tido a sorte de estar no navio e poucos maldizendo a coragem dos patrícios de deixarem sua terra natal, ainda que afundada economicamente, mas seu lar, para tentar a sorte em uma terra desconhecida: Brasil.

Foram 52 exaustivos dias de viagem numa embarcação de 6 toneladas. Nesses 52 dias teve apenas 2 paradas nas 21 mil milhas que percorreram: Cingapura e África do Sul.

Chegaram mesmo no dia 17, quando o imponente Kasato Maru aportou no cais 14, do Porto de Santos. Todos vieram das províncias de Fukushima, Tókio, Kumamoto, Ehime, hiroshima, Niigata, Ymaguchi e a grande maioria de Okinawa, Kagoshima e Fukushima.

O Acordo firmado em 6 de novembro de 1907 entre a companhia Imperial Tókio-Japão e o governo do estado de São Paulo, foi para que os colonos aqui permanecessem 5 anos trabalhando nas lavouras de café do Estado.

O incentivo a imigração, foi uma forma que o governo japonês encontrou para diminuir a miséria e o alto índice de desemprego que se encontrava o país. O kasato Maru era de fabricação russa e acabou nas mãos dos japoneses após a guerra Russo-japonesa.

Em 1942, entrou na lista da esquadra japonesa na 2ª Guerra Mundial. Em 9 de agosto de 1945, foi bombardeado por 3 aviões. Foram mais de 3 horas de bombardeio até que o Kasto-Maru afundou nas águas geladas domar de Bering.

Quando às 7 horas da manha desembarcou a 1ª leva japonesa, foram de longe observados por olhos curiosos de brasileiros, que achavam estranha aquela gente de tão diferente fisionomia.

Viagem kasatu Maru trouxe 781 imigrantes

O 1º destino: Hospedaria dos imigrantes São Paulo, numa viagem feita num trem de 2º classe, carregavam nas mãos pouca bagagem, e com um respeito que se assemelhava a segurança, as bandeiras do Brasil e do Japão nas mãos.

Hospedaria São Paulo

2º Destino a incerteza por não saber para onde ir, ou o que encontraria pela frente. Foram 5 dias de espera até ser selados os destinos dos tripulantes daquele que trouxe o povo e ajudou a transformar os destinos de uma nação.

Chegada em São Paulo

VOCÊ DEVE ESTAR SEMPRE CONSCIENTE QUE SUA CABEÇA, CRIA SEU MUNDO .

A cabeça de cada pessoa é seu guia, tudo que você fizer para que sua vida se transforme, seja para o bem ou para o mal, será semente que você plantará para seu futuro. Cada pessoa colherá aquilo que plantou, ninguém é uma ilha que possa viver isolado, mas sabemos que nem todos são iguais e que uma batata podre dentro de um saco, com certeza estragará o resto. A nossa cabeça é nosso guia, muitas vezes nos guiamos pela razão e deixamos a emoção de lado, mesmo sabendo que a emoção em muitos momentos de nossa vida deve falar mais alto, por mais que nossa consciência diga que não. Temos uma peça vital em nosso ser que se chama coração, esse comanda nossa emoção, enquanto que o cérebro comanda a razão. Mas e ai?? A quem devemos obedecer?? Seria tão mais fácil seguir o coração, a razão muitas vezes nos frustra. Mas e ai?? Viver só de emoção?? Que bom seria, poder ser feliz sempre. Não pensar em conseqüências, não pensar no amanhã, simplesmente nos deixar levar. Mas a vida é bem mais do que isso: É um grande palco onde teatralizamos nossa vida e nossas atitudes ficam expostas, á mercê de julgamentos que nem sempre condizem com o que almejamos ou tentamos realizar. Temos um ideal e muitas vezes ele é confundido com o que as pessoas desejem que ele seja. Então cada cabeça sabe o que quer e o que planeja, seja você mesmo e feliz. Se sua consciência lhe diz que está certo...siga-a. Sua cabeça é você....É O SEU MUNDO.

TU TE TORNAS IMPORTANTE POR AQUILO QUE CATIVA...

Em nossa caminhada por essa vida, milhares de pessoas passam por ela, ou passamos por milhares de pessoas, mas existem algumas que permanecem e se tornam importantes para nós. Essas seguirão nossos passos e nosso rumo para todo sempre, tornando se em nossa vida, elo de ligação entre o sonho e a realidade. Existem pessoas que são uma dádiva de Deus em nossas vida, essas são sinceras, amigas, companheiras para as horas boas e ruins, e importantes simplesmente por existirem e fazerem parte de nossa vida. Márcio Ruffo parabéns pelo seu dia e obrigado por existir. Você é muito gente ... FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Márcio Ruffo

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS