O financiamento para uma produção nacional engloba uma série de fundamentos necessários para o sucesso do empreendimento. A indústria cinematografica brasileira está em expansão e cada vez mais qualificada no mercado, inclusive internacional, e isso está ampliando os horizontes para a captação de recursos. No RioMarket, evento paralelo as mostras de cinema do Festival do Rio, o seminário "Modelos de Finaciamento Audiovisual e os Incentivos Fiscais", ministrados por Robert Darwell, Luis Fernando Pacheco e Miguel Pires, expoem as árduas trincheiras entre a produção de um filme e o dinheiro requisitado. O advogado Robert Darwell, que participou da produção de filmes como "Jardineiro Fiel" e "Turistas", explanou as diferentes formas de incentivo fiscal dado pelo Canadá, EUA e Porto Rico, desde co-produções a patrocínios e citou Porto Rico como extremamente interessante no mercado mundial, com baixo custo, incentivos altos e um país de língua latina, como expoente de uma cultura cinematografia.
Já o investidor Miguel Pires resumiu o significado dos fundos de investimento e analisou a importância da alteração da lei, onde o investidor pode remanejar 100% de recursos incentivados, ou seja, destinados a cultura e com seus devidos descontos no imposto de renda. Miguel também citou o péssimo histórico do cinema nacional como causador de "traumas" nos atuais investidores, onde os recursos destinados a produção eram desviados ou mesmo o filme não era finalizado. Dentre suas informações, a adequação sobre recurso passivo e ativo do FUNCINE, onde o passivo é a captação de recursos e o ativo é a gestão adequada dos mesmos. Para Luiz Fernando Pacheco, diretor da Ancine, a aproximação entre a TV aberta e as salas de projeção, alavancam o mercado e fomentam a criação de produções independentes. A Ancine acompanha todo o projeto, desde o início da produção até a finalização, assim como a fiscalização e comparação entre as notas fiscais e os valores depositados no banco.
Todos os seminários do RioMarket vem obtendo grande público, em sua maioria de interessados pela arte cinematográfica e profissionais do meio, permitindo que as abrangências desse mercado sejam melhor compreendidas.