Servidores no momento da aprovação da greve
A paralização no serviço público começa no início na próxima semana.
Nessa terça-feira, dia 14 de junho, o Funcionalismo Público Municipal de Araruama optou pela paralisação das suas atividades após uma votação realizada durante uma assembléia geral extraordinária. O encontro foi realizado no auditório da Sede do Sindicato dos Servidores Municipais. A plenária optou pela greve com 53 votos à favor da paralização. Houve 2 votos contra e 5 abstenções.
A decisão foi tomada devido à falta de avanços no processo de negociação coletiva entre o órgão de defesa do servidor municipal e o Poder Executivo. Há vários meses, o SSMA pede ao executivo o atendimento das solicitações de recebimento de diversos direitos trabalhistas ainda não contemplados e o desenvolvimento de ações que valorizem a categoria. Entre eles, reajuste salarial, anuênios, enquadramentos, plano de saúde e auxílio-transporte.
A última audiência entre as representações do Sindicato e da Prefeitura Municipal foi realizada no dia 08 de abril. Desde então, outras audiências foram agendadas para retomar a negociação e, posteriormente, desmarcadas pelo Prefeito André Mônica.
O presidente do Sindicato, Fábio Luiz Marinho declarou que, diante do cenário de escassez de ações do Executivo Municipal que atendam as necessidades dos servidores, não restou outra alternativa para categoria mostrar sua insatisfação que não fosse a paralisação de suas
atividades: “O sindicato não poderia continuar com um processo de negociação inalcançável”, disse.
A greve no serviço público municipal terá início na próxima segunda-feira, dia 20 - 72 horas após o Poder Executivo ser informado, formalmente, sobre a decisão dos servidores.
Durante a assembléia geral extraordinária, também foi marcada para o próximo dia 21 uma manifestação do funcionalismo público, nas ruas do município. A concentração será realizada às 14h, na Sede do Sindicato dos Servidores Municipais, que fica na Rua Ivone de Oliveira Souto, nº 569, no Centro de Araruama, próximo ao Mercado Municipal.