Parlamentar defendeu a importância da aprovação e implantação da regulamentação da internet
Apoiando o posicionamento do Deputado Federal, Alessando Molon (PT-RJ), o vereador Marcel Silvano (PT), defendeu aprovação urgente do projeto do Marco Civil da Internet, pelo Congresso Nacional. Molon é relator do projeto e tem liderado esse debate no Brasil, que ficou famoso após o escândalo de espionagem sofrida pela presidenta Dilma Roussef.
“O Marco Civil é a Constituição da internet no país. É ali que vai regulamentar, inclusive a neutralidade da rede, que garante a igualdade no tráfego de dados, o que contraria os interesses das grandes operadoras, que querem vender pacotes de serviços com preços diferenciados. Temos que garantir a privacidade do usuário e a liberdade de expressão proporcionada pelas mídias alternativas”, citou o parlamentar Marcel Silvano, durante sessão na Câmara.
Caso o Marco Civil não passe, os grandes grupos de comunicação e telecomunicação serão beneficiados em detrimento dos que lutam pela democratização tanto da internet, como da comunicação.
A questão é tão importante que algumas figuras de renome internacional quando o assunto é a internet, já se pronunciaram em defesa do projeto. Entre esses nomes, podemos citar o físico britânico Tim Barnes-Lee, um dos criadores da internet, que durante um seminário ocorrido em maio passado no Rio de Janeiro afirmou: “Precisamos disso, tanto quanto precisamos de uma imprensa livre. A web é o reflexo da sociedade, é por onde as pessoas se expressam. Se controlarmos isso, vamos perder o ponto mais importante da democracia que é o direito de expressão”.
Outro que saiu em defesa do Marco Civil foi o filósofo francês Piérre Lévy, uma das maiores autoridades em cybercultura no mundo que no último dia 14, em um seminário também no Rio, declarou: “O Marco Civil da Internet brasileiro é algo muito bom e o melhor é que ele foi feito de forma colaborativa. Ele defende a liberdade de expressão ao proteger os provedores em todos os níveis, é algo positivo”.