Macaé quer respostas sobre licenciamentos das Linhas Verde e Azul

O tempo estiou, mas a memória da população não foi apagada e continua preocupação com alagamentos. CPI pode trazer esclarecimentos e licenças poderão ser suspensas

Após o pesadelo vivido pela população macaense, vítima das consequências das chuvas com os alagamentos por toda cidade, o povo continua clamando por respostas e ações que não permitam uma reprise dos acontecimentos no final de 2013. Nas últimas sessões da Câmara, o assunto foi pauta de grandes debates, até uma proposta de criação de Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) ser aprovada, na qual uma das solicitações é a apuração de informações sobre licenciamento para ocupações de áreas situadas na Linha Azul, entre os anos de 2008 e 2013.

Aprovada por unanimidade pelos parlamentares que participaram da sessão, a CPI, segundo o vereador Marcel Silvano (PT), é necessária e deverá agir de maneira séria, para que alguns problemas sejam de fato esclarecidos. “Acho que chega um tempo, fim do primeiro ano de mandato, onde as coisas precisam ser colocadas de maneira justa. A Casa tem muita responsabilidade em tirar um relatório sério para esclarecer à sociedade o que aconteceu no passado e o que tem acontecido hoje. Fico incomodado que, em alguns momentos, as pessoas pensem que a história começou ontem, mas não é assim. Cada um tem sua participação em cada momento da história”, disse o vereador.

Numa dessas ocasiões, Marcel, em sua fala, colocou em dúvida os licenciamentos fornecidos nas obras da Linha Azul. “Foram alguns hectares de terra licenciados para terraplanagem e quais foram as prevenções no sentido da drenagem? É uma responsabilidade imensa e podemos imputar a ela os alagamentos que podem acontecer na cidade. Precisamos dar a sociedade essa resposta, de que maneira tem tentado fazer essas prevenções e que seja de fato esclarecida”, cobrou o parlamentar.

Na época, o vereador Marcel pediu ainda, que constasse em ATA, que, na obra da Linha Azul, foram feitos 1,5 mil metros quadrados de terreplanagem. De acordo com ele, n época da obra dessa via, concidentemente, no bairro Novo Cavaleiros, os alagamentos pioraram. “Moro no Novo Cavaleiros, bairro que sempre sofre com as chuvas. Na época que começaram as terraplanagens na Linha Azul, os alagamentos no bairro aumentaram”, recordou.

O vereador Marcel Silvano (PT) também já solicitou à Mesa Diretora o pedido de um relatório aos órgãos competentes – Nupem/UFRJ, IFF e Secretaria Municipal de Meio Ambiente – para avaliar os impactos dos aterros e da impermeabilização na Linha Azul e na Linha Verde. De acordo com ele são dois milhões de metros quadrados de área aterrada, que podem agravar ainda mais o problema dos alagamentos no período de chuva. “Esta é mais uma razão importante de realizarmos a CPI que vai verificar de que forma foram concedidos os licenciamentos ambientais para aquelas áreas. Assim, poderemos suspender essas licenças caso seja comprovado o prejuízo ao meio ambiente e à população”, afirmou.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS