Feira literária integra alunos da escola municipal Samuel Brust

Evento acontece, este mês, em várias escolas da rede municipal

http://www.jornalorebate.com.br/178/esc-brust.jpgDurante este mês de julho as escolas da rede municipal de ensino estão realizando em suas dependências feiras e atividades culturais, visando à divulgação e integração artística de Macaé. Esta semana, o Colégio Municipal Samuel Brust promoveu sua Feira Literária, reunindo por meio da dança, teatro e exposições, os costumes das regiões do país inseridos na cultura local.
Cerca de 500 alunos participaram da feira, trabalhada com diversos temas que culminaram na produção de cartazes, comidas típicas e livros, abordando a cultura, o folclore, a preservação ambiental e a ecologia. Os alunos participaram ativamente de todo o processo, desde a montagem até as apresentações artísticas.

Na avaliação da diretora,Jakeline Pereira Santos, a feira alimenta o interesse e a motivação dos alunos. “Essa atividade fomenta a informação e estimula a leitura, entre outras formas de arte. Percebe-se que o ambiente escolar fica mais estimulante e as crianças ficam mais motivadas. Certamente no próximo ano, os alunos estarão ainda mais participativos. Esta é uma forma criativa de estimular o aprendizado”, concluiu.

A aluna Caroline Santos disse que ela e seus colegas de grupos aprenderam bastante sobre a cultura mineira e seus pratos típicos durante a pesquisa que fizeram para a montagem de seu projeto. “Tivemos a ajuda dos nossos pais para preparar as comidas típicas e montar nossos painéis. O legal é que percebemos que a cultura mineira faz parte também da cultura de Macaé. Aqui, tem mais gente de Minas Gerais que nós imaginávamos”, descobriu a jovem.

A subsecretária de Educação na Saúde, Esporte, Cultura e Meio Ambiente, Conceição de Maria, declarou que as manifestações culturais nas escolas são uma das iniciativas promovidas pela Secretaria de Educação, por meio da secretária e vice-prefeita Marilena Garcia. “A Feira Literária é uma ação de políticas públicas do nosso setor. E foi organizada com o propósito de integrar todos os alunos ao ambiente escolar”.

Já a subsecretária de administração, Marialva Gentil, completou, afirmando que a feira conseguiu atrair não só alunos e educadores, mas toda a comunidade. “A escola tem um papel importante na comunidade e, por isso, não pode ficar de fora. O Samuel Brust nos deu uma grande lição de integração”.

A Feira Literária faz parte do programa piloto “O meu lugar”, um dos projetos pedagógicos implantados pela secretaria de Educação no colégio Samuel Brust. A instituição foi a primeira a receber os programas “Lendo o Mundo”, “Fica a dica”, “Escovódromo” e “Rádio na Escola”, lançados em maio.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS