Para atender à demanda dos novos universitários, estão sendo construídos dois laboratórios de Química, um laboratório de Física e um gabinete para os professores em frente ao prédio da Cidade Universitária. Já está em fase de licitação a construção de um prédio definitivo para abrigar laboratórios e salas de aula. Para melhor segurança e comodidade dos profissionais e estudantes, também estão sendo construídos um pórtico e uma guarita.
De acordo com o vice- presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, a área ao lado dos prédios atuais, também será dotada de laboratórios de pesquisa para os cursos de Enfermagem e Nutrição, quatro salas de aula e laboratórios das disciplinas de Histologia, Bioquímica e Anatomia. Estão sendo utilizados pré-moldados para que a construção seja concluída em curto prazo.
O objetivo das obras é garantir a comodidade e o melhor processo ensino- aprendizagem aos estudantes dos cursos de nível superior que serão ministrados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com o funcionamento dos laboratórios dos cursos da UFRJ, a expectativa é que o município se transforme em um pólo de pesquisa da área biomédica.
A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, disse que a prefeitura está trabalhando para que a partir de 2011 a Cidade Universitária receba cursos de engenharia. “As obras são importantes, pois cumprem as metas estabelecidas no convênio entre a prefeitura e a UFRJ. Este é o início das etapas de um projeto que tem tudo para ser histórico e único na interiorização da UFRJ. Com o desenvolvimento dos cursos de graduação da área de saúde estamos ajudando no crescimento de todo município e região”, ressaltou.
Joelson Tavares destacou que o investimento do poder público na construção de laboratórios e salas de aulas representa a preocupação com a qualidade do ensino. “Muitos destes laboratórios vão atender estudantes dos cursos de Licenciatura, o que vai refletir na qualidade do trabalho dos professores do município”, explicou.
Medicina - Estudantes do curso de graduação de Medicina terão laboratórios completos para estudar, comprovando o compromisso da universidade com o município e com o ensino de qualidade, mesmo no novo campus. É uma garantia de que os estudantes de Macaé terão as mesmas oportunidades que os graduandos que freqüentam as aulas na Ilha do Fundão. O vestibular para o curso de Medicina da UFRJ em Macaé foi muito concorrido: a graduação de Medicina foi à única que apresentou relação candidato-vaga maior no interior que no Fundão.