Secretaria de Educação intensifica cursos de qualificação do Projeto “Escola em Ação”

Foto: Luiz Bispo

Projeto atende a quatro escolas

Centenas de alunos da rede municipal de ensino estão recebendo capacitação profissional através do Projeto “Escola em Ação”, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Macaé e o consórcio Odebei, formado por três empresas da Odebrecht.

As ações desta parceria consistem em oferecer oficinas, recreações e cursos profissionalizantes em Caldeiraria, Pintura Industrial, Elétrica Industrial e Construção Civil nas escolas. Outros cursos serão implantados no próximo mês e as aulas estarão sendo ministradas por instrutores do Centro de Educação Tecnológica e Profissional. O programa já atendeu quase mil jovens macaenses.


Firmada há dois anos, a parceria atende às comunidades nos colégios de Engenho da Praia, Escola Balneário Lagomar, Escola Municipal Eraldo Mussi e Colégio Municipal Botafogo, onde, aos finais de semana as escolas são abertas para a comunidade receber as oficinas do projeto. São oferecidas atividades como oficinas de bordado, confeitaria, pintura, biscuit, inglês, recreação infantil e música, esporte, arte, artesanato e educação ambiental.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Rita Ipolito, durante dois meses foi feito um trabalho de capacitação e de mobilização nos três bairros, onde a maioria das famílias é de baixa renda. “Sentimos que tanto as escolas quanto os moradores estão abraçando o projeto com muito carinho. Estão todos muito entusiasmados”, comentou Rita, lembrando que tanto os instrutores das oficinas quanto os professores dos cursos são funcionários voluntários das empresas parceiras e da própria comunidade.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o projeto tem um papel fundamental. “Pesquisas realizadas pela UNESCO apontam os finais de semana como os dias mais críticos de violência envolvendo jovens. A escola muitas vezes é a única referência pública presente na comunidade, além de ser um lugar privilegiado para a formação e socialização dos jovens”, explicou.

Atualmente as aulas dos cursos acontecem nessas escolas durante a semana e são ministradas por instrutores voluntários da Odebrecht e voluntários da comunidade. As turmas têm de 20 a 40 participantes, com carga horária distribuída entre aulas práticas e teóricas. Os alunos recebem inicialmente aulas preparatórias de cidadania, comportamento, matemática e língua portuguesa. As duas últimas são trabalhadas já com alguma aplicação à prática profissional, cada uma com suas disciplinas específicas. Cerca de 75% das pessoas qualificadas têm conseguido colocação. Nos dia 27 e 28 de maio 450 jovens se formaram pelo programa.

Os interessados em se inscreverem em um dos cursos deverão procurar as escolas ou ligar para o telefone (22) 2772-4955 R: 227. Quem é assistido pelo programa afirma que a iniciativa tem mudado a vida dos moradores. Luiz Felipe Alves, de 18 anos, e Evandro de Souza Gomes, de 20, são dois dos mais de 200 jovens que fizeram os cursos de qualificação profissional.

Com o curso eles conseguiram sua primeira oportunidade de trabalho com carteira assinada. “Minha vida melhorou bastante”, garante Evandro, que completou o ensino médio. “Eu procurava emprego, mas estava difícil. Com o curso dei o primeiro passo no mercado de trabalho”, completou Luiz Felipe.

Ao todo o projeto possui cerca de 40 voluntários, mais de 20 pessoas trabalhando de forma integrada na gestão do projeto, permitindo a participação de mais de duas mil pessoas nas diversas atividades. Funcionários da Secretaria de Educação também estão se inscrevendo como voluntários no projeto, uma vez que os resultados têm aumentado à inclusão social de muito dos moradores.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS