Educar para uma nova sociedade

“Durante muitos anos, a escola foi um aparelho de reprodução ideológica do Estado. Ela saiu disto e foi rumo a uma lógica mercadológica, só que não definiu para qual tipo de mercado: um ético, com valores voltados para a sociedade, ou algum outro, autodepredador. O problema é que ela não ficou com nenhum dos dois, ficou perdida nesse meio”.


A afirmação é do educador popular e folclorista Tião Rocha. Ele participou do debate “Saberes necessários para a formação do cidadão: o desafio da educação para uma sociedade sustentável”, realizada durante a Conferência Internacional do Instituto Ethos, em São Paulo (SP). Moderada pelo presidente do Instituto, Paulo Young, a mesa foi completada pela co-fundadora da Associação Palas Athenas, Lia Diskin, e pelo psicólogo e presidente da Ethos/SHN, José Ernesto Bologna.

Tião defende que é possível fazer educação sem escola, debaixo de um pé de manga, como o faz há mais de 25 anos no vale do Jequitinhonha (MG). Mas é impossível educar sem bons educadores. “Educar é sempre algo coletivo. Depende de pelo menos duas pessoas. É uma troca. O que eu tenho com o que você tem”.

Relembrando sua trajetória, Tião recordou de algumas desistências de seus alunos. “Não posso dizer que nunca perdi um aluno. Já perdi sim, mas porque alguns foram estudar música na Universidade Brasileira de Música e outros porque foram para o balé Bolshoi. Não podemos perder nossas crianças para o passado, mas sim para o futuro”.

Questionado sobre o papel da sustentabilidade, ele citou o fato de políticas baseadas no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) sempre serem compensatórias. Para ele, essas iniciativas atacam apenas aspectos deficientes da sociedade. “Preocupo-me não com o IDH, mas sim com o Índice de Potencial de Desenvolvimento Humano. Pois o primeiro só mede a parte vazia do copo. O segundo vai ver a água que já está nele. Mesmo que seja pouca, é ela que deve ser reproduzida, e não ser complementada com uma rega esporádica”, disse.

Para José Ernesto Bologna, a educação deve promover uma mudança das consciências em prol da sustentabilidade. Para isso, é preciso convencer escolas e universidades que a sustentabilidade é uma utopia já instalada para o século XXI. “As escolas continuam segmentando conhecimento, tomado como objeto, não construído na interação e com crítica. É fundamental valorizar o conceito e colocá-lo dentro dos currículos, convencendo os jovens que há uma utopia: a da sustentabilidade”.

Mas para Bologna, não basta tratar sustentabilidade de maneira transdisciplinar, é necessário ser multimídia. “O desafio é que, para construir o mundo que temos que construir, temos de desconstruir o mundo que está aí”.

Para Lia, em tempos difíceis é preciso desenvolver quatro habilidades e competências. Primeiro, contextualizar a informação. Com todo o volume de informações geradas é preciso trabalhar para que estas gerem efetivamente uma transformação. Em segundo lugar, é preciso desenvolver senso crítico, para realmente construir um objetivo de transformação. Em terceiro, a alfabetização emocional, que é de suma importância, mas em muitos casos é relevada. Por fim, tomar cuidado com o comprometimento, para que este não se torne oportunismo.


(Envolverde/Aprendiz)
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS