Cerca de 50 profissionais de Macaé vão participar do evento. Entre eles os que fazem parte dos cursos de qualificação de Oficineiros, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Gestão Democrática. Além disso, representantes da secretaria de Educação de Macaé (SEMED) e do IAPP também vão estar presentes. A ida dos professores e representantes que fazem parte dos cursos de capacitação tem como proposta o crescimento dos que atuam na rede municipal de ensino de Macaé.
A 6ª Jornada Internacional de Educação do Rio de Janeiro vai contar com palestrantes renomados como Celso Antunes, Júlio Furtado e Joe Garcia. No dia 11 de julho, os representantes de Macaé vão fazer parte de eixos temáticos diversificados. Os temas abordados serão “A formação de professores frente às novas formas de Organização do Trabalho Escolar”, “Avaliação e Mudanças: Necessidades e Resistências” e “Síndromes e Transtornos que afetam educadores e educandos”.
Na lista de palestras também estão os assuntos “Avaliação Formativa e Regulação das Aprendizagens: Em que ponto estamos?”, “Interdisciplinariedade na Escola e o Trabalho com a Metodologia de Bases”, “Projetos Educativos que promovem a Aprendizagem”, “ Processo Ensino- Aprendizagem: Como conquistar a atenção dos nossos educandos”, “Entender como se aprende para aprender como se ensina”, “Indisciplina e Limites: Uma perspectiva formativa”, “O projeto político-pedagógico: Um projeto significativo na escola”.