Inicialmente gostaria de destacar a necessidade de o professor criar condições objetivas para desenvolver, no aluno, a compreensão ajustada de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social. Ao trabalhar o desenvolvimento da compreensão de si e da confiança nas capacidades, o professor estará dando um excelente contributo para que o aluno vá se tornando, processualmente, alguém capaz de agir perseverantemente na busca do conhecimento, isto é, capaz de construir se a partir de opções pessoais definidoras de um projeto de aprendizagem realmente significativo.
Importa também ao professor, dentro de seu programa de sala de aula, propiciar experiências que favoreçam o aluno na construção cotidiana de atitudes que traduzam solidariedade, cooperação,
repúdio radical às injustiças e respeito ao outro. A construção das referidas atitudes, além de determinar para cada aluno o respeito para si mesmo, contribui para que a cidadania seja compreendida como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres.
Outra diretriz e não menos importante, diz respeito ao trabalho que o professor deverá desenvolver com as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal. As diferentes linguagens constituem um meio, de eficácia comprovada, para o aluno produzir, expressar e comunicar suas ideias, para interpretar e usufruir toda produção cultural existente e sobretudo, para perceber as intencionalidades subjacentes nas diferentes situações comunicacionais.
Cabe ainda, ao professor, buscar a contextualização do aluno em seu meio, para que o mesmo perceba-se parte integrante, dependente e transformadora da realidade. Buscando a contextualização do aluno, o professor estará oportunizando ao mesmo, a partir de uma reflexão pessoal,
a definição de um posicionamento crítico, responsável e construtivo nas múltiplas situações sociais vividas.
Finalizando a apresentação das diretrizes que deverão balizar a ação educativa do professor, quero chamar a atenção para algo que acredito tenha importância vital na construção do conhecimento por parte do aluno. Para que o conhecimento possa ser construído de fato e com significação, o aluno terá que saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos à disposição na atualidade. Ficar preso às informações da fonte tradicional do processo ensino-aprendizagem, aquilo que é oferecido circunstanciado pela velha sala de aula, limita, engessa o potencial criativo do aluno.
A materialização das diretrizes propostas para as séries iniciais do Ensino Fundamental vai depender de uma prática educativa renovada e renovável sempre, que possua como eixo de sustentação a formação de um cidadão autônomo e participativo. Dentro desta perspectiva os alunos constroem significados a partir de múltiplas e complexas interações. Cada aluno é sujeito de seu processo de aprendizagem, enquanto o professor é mediador na interação do mesmo com os objetos de conhecimento.
Uma nova sala de aula para tais diretrizes é urgência! Como será esta nova sala de aula?