DIRETRIZES PARA UMA NOVA SALA DE AULA

Todo professor das séries iniciais do Ensino Fundamental deve ter em mente que determinadas diretrizes jamais poderão ser esquecidas. Elas perpassam todos os componentes curriculares, isto é, as disciplinas e contingenciam as estratégias de ensino e as atividades de aprendizagem.

Inicialmente gostaria de destacar a necessidade de o professor criar condições objetivas para desenvolver, no aluno, a compreensão ajustada de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social. Ao trabalhar o desenvolvimento da compreensão de si e da confiança nas capacidades, o professor estará dando um excelente contributo para que o aluno vá se tornando, processualmente, alguém capaz de agir perseverantemente na busca do conhecimento, isto é, capaz de construir se a partir de opções pessoais definidoras de um projeto de aprendizagem realmente significativo.

Importa também ao professor, dentro de seu programa de sala de aula, propiciar experiências que favoreçam o aluno na construção cotidiana de atitudes que traduzam solidariedade, cooperação,
repúdio radical às injustiças e respeito ao outro. A construção das referidas atitudes, além de determinar para cada aluno o respeito para si mesmo, contribui para que a cidadania seja compreendida como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres.
Outra diretriz e não menos importante, diz respeito ao trabalho que o professor deverá desenvolver com as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal. As diferentes linguagens constituem um meio, de eficácia comprovada, para o aluno produzir, expressar e comunicar suas ideias, para interpretar e usufruir toda produção cultural existente e sobretudo, para perceber as intencionalidades subjacentes nas diferentes situações comunicacionais.
Cabe ainda, ao professor, buscar a contextualização do aluno em seu meio, para que o mesmo perceba-se parte integrante, dependente e transformadora da realidade. Buscando a contextualização do aluno, o professor estará oportunizando ao mesmo, a partir de uma reflexão pessoal,
a definição de um posicionamento crítico, responsável e construtivo nas múltiplas situações sociais vividas.
Finalizando a apresentação das diretrizes que deverão balizar a ação educativa do professor, quero chamar a atenção para algo que acredito tenha importância vital na construção do conhecimento por parte do aluno. Para que o conhecimento possa ser construído de fato e com significação, o aluno terá que saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos à disposição na atualidade. Ficar preso às informações da fonte tradicional do processo ensino-aprendizagem, aquilo que é oferecido circunstanciado pela velha sala de aula, limita, engessa o potencial criativo do aluno.

A materialização das diretrizes propostas para as séries iniciais do Ensino Fundamental vai depender de uma prática educativa renovada e renovável sempre, que possua como eixo de sustentação a formação de um cidadão autônomo e participativo. Dentro desta perspectiva os alunos constroem significados a partir de múltiplas e complexas interações. Cada aluno é sujeito de seu processo de aprendizagem, enquanto o professor é mediador na interação do mesmo com os objetos de conhecimento.

Uma nova sala de aula para tais diretrizes é urgência! Como será esta nova sala de aula?

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS