A aprendizagem significativa, sendo identificada com a disponibilidade para "o aprender', estabelece na relação ensino-aprendizagem uma condição fundamental para a busca do conhecimento: o desejo. Essa condição leva o aluno a enxergar o conhecimento como necessidade, como algo que deve ser buscado com toda devoção, ou seja, com trabalho, compromisso e responsabilidade.
O desejo, na aprendizagem significativa, além de estabelecer a busca do conhecimento, favorece também à complementaridade. Ela empurra o aluno para que ele saia de seus limites, da sua acomodação e assuma o novo, o conhecimento a ser construído, como parte fundamental da realidade por ele vivida.
Trabalhando um pouco mais a questão do desejo, podemos refletir sobre a mesma levando em consideração a interação com a devoção. É sabido que desejo e devoção, ao mesmo tempo, são cognitivos e afetivos.
Identificam-se com a cognição porque exigem uma pergunta, uma hipótese, uma formulação ou proposição; exigem a construção de recursos, tomadas de decisões, etc. São afetivos porque exigem um querer, uma significação pessoal, representando que algo ainda não foi conquistado, não faz parte da história do sujeito, porém deve fazê-lo.
Sendo assim, o desejo na aprendizagem significativa, favorecedor da complementaridade e da devoção, produz no aluno uma identificação profunda com o processo ensino-aprendizagem, com as propostas de ensino e as atividades de aprendizagem definidas pelo professor. Ele também expressa a paixão, o deixar-se envolver, estar ativo em tudo que diz respeito ao ensinar e ao aprender. Para tal, é necessário que o professor esteja sempre atento aos recursos cognitivos e afetivos que os alunos possuem em seus diferentes momentos da vida escolar.
Finalizando, porém não esgotando a reflexão, afirmo que a aprendizagem significativa, ancorada no desejo e promotora da devoção e da complementaridade, necessita de um método e de professores que criem as condições favoráveis para o envolvimento dos alunos.
Um método que formule projetos, desafios, problemas e que determine um sentido claro para tudo que é feito na escola.
Professores positivos, instigantes, comprometidos com seu trabalho, com autoestima, identificados com os alunos, presença marcante na vida dos mesmos e que saibam dar sentido ao ato de ensinar.