O DESEJO, A DEVOÇÃO E A COMPLEMENTARIDADE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Fala-se muito em aprendizagem significativa atualmente. Um número respeitável de escolas e professores vive mergulhado na busca de sua compreensão. Entender o sentido primeiro da aprendizagem significativa requer a percepção de que a mesma expressa certa qualidade de disponibilidade para a aprendizagem escolar, um método ativo.

A aprendizagem significativa, sendo identificada com a disponibilidade para "o aprender', estabelece na relação ensino-aprendizagem uma condição fundamental para a busca do conhecimento: o desejo. Essa condição leva o aluno a enxergar o conhecimento como necessidade, como algo que deve ser buscado com toda devoção, ou seja, com trabalho, compromisso e responsabilidade.

O desejo, na aprendizagem significativa, além de estabelecer a busca do conhecimento, favorece também à complementaridade. Ela empurra o aluno para que ele saia de seus limites, da sua acomodação e assuma o novo, o conhecimento a ser construído, como parte fundamental da realidade por ele vivida.

Trabalhando um pouco mais a questão do desejo, podemos refletir sobre a mesma levando em consideração a interação com a devoção. É sabido que desejo e devoção, ao mesmo tempo, são cognitivos e afetivos.

Identificam-se com a cognição porque exigem uma pergunta, uma hipótese, uma formulação ou proposição; exigem a construção de recursos, tomadas de decisões, etc. São afetivos porque exigem um querer, uma significação pessoal, representando que algo ainda não foi conquistado, não faz parte da história do sujeito, porém deve fazê-lo.

Sendo assim, o desejo na aprendizagem significativa, favorecedor da complementaridade e da devoção, produz no aluno uma identificação profunda com o processo ensino-aprendizagem, com as propostas de ensino e as atividades de aprendizagem definidas pelo professor. Ele também expressa a paixão, o deixar-se envolver, estar ativo em tudo que diz respeito ao ensinar e ao aprender. Para tal, é necessário que o professor esteja sempre atento aos recursos cognitivos e afetivos que os alunos possuem em seus diferentes momentos da vida escolar.

Finalizando, porém não esgotando a reflexão, afirmo que a aprendizagem significativa, ancorada no desejo e promotora da devoção e da complementaridade, necessita de um método e de professores que criem as condições favoráveis para o envolvimento dos alunos.

Um método que formule projetos, desafios, problemas e que determine um sentido claro para tudo que é feito na escola.

Professores positivos, instigantes, comprometidos com seu trabalho, com autoestima, identificados com os alunos, presença marcante na vida dos mesmos e que saibam dar sentido ao ato de ensinar.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS