Porém, tal patrocínio oficial expõe – com as exceções próprias da regra – a hipocrisia reinante no mundo do samba onde entidades privadas como as agremiações, a LIESA e similares não são transparentes e vociferam contra mudanças que objetivem reestatizar o Carnaval, mesmo que o maior espetáculo da Terra seja do interesse público. Então, depois de ter virado um apoteótico, competitivo e show artístico-cultural business, no Carnaval tudo concernente à comercialização nela incluso preço dos ingressos, além de ser monopólio privado, são inacessíveis para o povo trabalhador notadamente o mais pobre. Um exemplo disso é a Grande Rio, que foi fundada em 22/09/1988.
Em outras palavras, essa escola de samba foi fundada em pleno início da indevida privatização a partir de 1985 do Carnaval. Ainda sem título conquistado, a Grande Rio conta com a participação da comunidade caxiense, sendo também estigmatizada como agremiação das celebridades, por contar com muitos artistas famosos. Entre 2011 e 2012 a agremiação sofreu muito vendo o seu então presidente e vice-presidente do Conselho Fiscal da LIESA, Hélio Ribeiro de Oliveira o ‘Helinho’ ser preso pela Polícia Federal e pela Civil acusado judicialmente de contravenção penal do jogo do bicho e outras práticas criminosas. Isso acabou levando ‘Helinho’ a perder esses dois cargos de dirigente.
Quem assumiu a presidência da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio foi o empresário e proprietário de uma galeria de artes Edson Alexandre, que nos últimos oito anos comandou o Buffet dos camarotes da agremiação. Na posse em meados de abril de 2012, o novo presidente deu declarações à imprensa afirmando que a Grande Rio passou a contar com sangue novo, ao mesmo em que diplomaticamente disse também ter imenso carinho pelo ex-presidente ‘Helinho’. O novo presidente Edson Alexandre disse ainda que embora a escola de samba caxiense seja uma agremiação muito organizada e que por isso tenha se engrandecido, sua gestão na presidência será mais empresarial.
No Carnaval 2012 com o enredo “Eu acredito em você! E você? (histórias de superação)” do carnavalesco Cahê Rodrigues, a Grande Rio ficou na 5ª colocação não tendo ganhado nenhuma nota 10 unânime dos julgadores da LIESA nos 10 quesitos. Para o de 2013 a agremiação realiza a escolha entre 10 sambas concorrentes sobre o já mencionado enredo. Dois dos considerados melhores são: O da parceria dos compositores Edispuma, Licinho Junior, Marcelinho Santos Foca e Melo cujo canto é abrilhantado pelo intérprete oficial da União da Ilha, Ito Melodia. O outro é o da parceria Levi Dutra, Adilson China, Marcelo Andrade e Lula, cujo canto do intérprete na gravação ele não é identificado pela voz. O acompanhamento é da bateria ‘Invocada’ comandada por mestre Ciça.
*jornalista – é torcedor da Portela a Majestade do Samba.