Grande Rio 2013: Enredo sobre royalties do petróleo propiciou a volta do samba causídico

A questão dos royalties do petróleo “Amo o Rio (de Janeiro) e vou à luta: Ouro negro sem disputa... Contra a injustiça em defesa do (Estado do) Rio” é o enredo para o Carnaval carioca 2013 escolhido pela escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, do município de Duque Caxias na Baixada Fluminense. Desenvolvido pelo carnavalesco Roberto Szaniecki, esse enredo escolhido pela Tricolor Caxiense é causídico, porque é patrocinado pelo governo fluminense – e possivelmente por prefeituras recebedoras de tal indenização - para defender a causa da citada questão. O Carnaval é um competitivo show artístico-cultural de interesse público, sendo natural que governos banquem.
Porém, tal patrocínio oficial expõe – com as exceções próprias da regra – a hipocrisia reinante no mundo do samba onde entidades privadas como as agremiações, a LIESA e similares não são transparentes e vociferam contra mudanças que objetivem reestatizar o Carnaval, mesmo que o maior espetáculo da Terra seja do interesse público. Então, depois de ter virado um apoteótico, competitivo e show artístico-cultural business, no Carnaval tudo concernente à comercialização nela incluso preço dos ingressos, além de ser monopólio privado, são inacessíveis para o povo trabalhador notadamente o mais pobre. Um exemplo disso é a Grande Rio, que foi fundada em 22/09/1988.
Em outras palavras, essa escola de samba foi fundada em pleno início da indevida privatização a partir de 1985 do Carnaval. Ainda sem título conquistado, a Grande Rio conta com a participação da comunidade caxiense, sendo também estigmatizada como agremiação das celebridades, por contar com muitos artistas famosos. Entre 2011 e 2012 a agremiação sofreu muito vendo o seu então presidente e vice-presidente do Conselho Fiscal da LIESA, Hélio Ribeiro de Oliveira o ‘Helinho’ ser preso pela Polícia Federal e pela Civil acusado judicialmente de contravenção penal do jogo do bicho e outras práticas criminosas. Isso acabou levando ‘Helinho’ a perder esses dois cargos de dirigente.
Quem assumiu a presidência da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio foi o empresário e proprietário de uma galeria de artes Edson Alexandre, que nos últimos oito anos comandou o Buffet dos camarotes da agremiação. Na posse em meados de abril de 2012, o novo presidente deu declarações à imprensa afirmando que a Grande Rio passou a contar com sangue novo, ao mesmo em que diplomaticamente disse também ter imenso carinho pelo ex-presidente ‘Helinho’. O novo presidente Edson Alexandre disse ainda que embora a escola de samba caxiense seja uma agremiação muito organizada e que por isso tenha se engrandecido, sua gestão na presidência será mais empresarial.
No Carnaval 2012 com o enredo “Eu acredito em você! E você? (histórias de superação)” do carnavalesco Cahê Rodrigues, a Grande Rio ficou na 5ª colocação não tendo ganhado nenhuma nota 10 unânime dos julgadores da LIESA nos 10 quesitos. Para o de 2013 a agremiação realiza a escolha entre 10 sambas concorrentes sobre o já mencionado enredo. Dois dos considerados melhores são: O da parceria dos compositores Edispuma, Licinho Junior, Marcelinho Santos Foca e Melo cujo canto é abrilhantado pelo intérprete oficial da União da Ilha, Ito Melodia. O outro é o da parceria Levi Dutra, Adilson China, Marcelo Andrade e Lula, cujo canto do intérprete na gravação ele não é identificado pela voz. O acompanhamento é da bateria ‘Invocada’ comandada por mestre Ciça.

*jornalista – é torcedor da Portela a Majestade do Samba.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS