Os sambas das parcerias lideradas pelos compositores J. Veloso e Tom Tom passaram a ser considerados os dois melhores entre os concorrentes para o carnaval 2013 da Beija Flor cujo enredo é patrocinado e polêmico “Amigo Fiel: Do cavalo do amanhecer ao Manga-larga Marchador”. Que é desenvolvido pela Comissão de Carnaval da agremiação cujos integrantes são a pesquisadora Bianca Behrends mais Ubiratan Silva, Fran Sérgio, Victor Santos, André Cesari e Laíla, este acumulando o cargo de diretor de Harmonia. Dos 12 títulos conquistados pela Beija Flor, 07 ocorreram no sambódromo. Por isto corretamente ela se autointitula a Deusa da Passarela. A Beija Flor será a 3ª a desfilar na 2ª Feira de Carnaval.
O último título de campeã da agremiação ocorreu em 2011 com o enredo “Roberto Carlos: A simplicidade de um rei”. Em 2012 quando apresentou o enredo “São Luiz: O poema encantado do Maranhão” a Beija Flor ficou na 4ª colocação. Registre-se que neste ano a Deusa da Passarela sofreu vendo seu presidente de honra, o contraventor do jogo do bicho agora modernamente intitulado empresário zootécnico, Aniz Abrahão David, o ‘Anísio’ ser mais uma vez preso e acusado pela Polícia Federal de diversas práticas criminosas. Um dos três membros do Conselho Superior da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) o ‘Anísio’ depois de alguns meses foi solto.
Na época em que ‘Anísio’ esteve preso juntamente com outros contraventores e acusados de práticas criminosas, rolou na imprensa uma espécie de campanha pelos afastamentos deles, uma vez que são considerados não, membros, mas, sim infiltrados no mundo no samba. Na oportunidade, o presidente da Beija Flor, Nelson David, o ‘Nelsinho’ saiu em defesa do chefe declarando à imprensa: “Os patronos não fazem mal às agremiações, ao contrário, cabe a eles próprios decidir se querem se afastar”. O mesmo foi declarado à imprensa pelo pupilo dos contraventores o presidente da LIESA, Jorge Castanheira. Que, recentemente foi ‘reeleito’ em chapa única para mais três anos de mandato.
O fato é que depois de mais essa prisão e das acusações judiciais de práticas criminosas sofridas por seu presidente de honra ‘Anísio’, que ainda por cima se revelou estar muito doente, a Beija Flor irá novamente ser posta à prova no desfile carnavalesco 2013. Em outras palavras, o profissionalismo, a competitividade e a competência de campeã da autointitulada Deusa da Passarela mais do que nunca irão ou não ser reveladas. No entanto, independentemente disso, um fato é público e notório. A excelência na qualidade de sambista nota 10 do diretor de Carnaval & Harmonia da Beija Flor, Laíla, há muitos anos o credenciou a tornar-se presidente da agremiação e mesmo da LIESA.
Quanto aos dois sambas considerados melhores entre os concorrentes a sagrar-se ‘hino’ oficial para o carnaval 2013 da Deusa da Passarela, o da parceria de compositores liderada por J. Veloso mais Ribeirinho, Marquinho Beija Flor, Gilberto, Sílvio Romai, Dilson Marimba ainda por cima conta com as participações especiais de Miguel e do campeão em diversas agremiações o compositor-poeta Cláudio Russo. A abrilhantar o sambão, suingadamente acompanhado pela bateria comandada pelas batutas dos mestres Plínio e Rodney, no gogó o excelente intérprete oficial da Mocidade Independente Luizinho Andanças junto com o ótimo colega da Unidos de Vila Isabel, Tinga.
O outro sambão, que pode igualmente tornar-se o ‘hino’ oficial para o carnaval 2013 da Beija Flor, é o da parceria liderada pelos compositores Tom Tom, que é nota 10 também cantando o sambão de sua coautoria em 2009 (“No chuveiro da alegria quem banha o corpo lava a alma na folia”) e Gusttavo Clarão, ele mesmo o atual presidente da Viradouro de Niterói onde foi campeão em diversas parcerias notas 10 assim como na gloriosa Verde-Rosa em 2009 (“A Mangueira traz os Brasis do Brasil, mostrando a formação do povo brasileiro”). Também fazem parte da parceria deste sambão os compositores Sormany, Dadinho, Walmir da Purificação, tendo a participação especial de Ted Carvalho.
Como não podia deixar de ser, nesse sambão, a bateria da Deusa da Passarela sob as batutas dos mestres Plínio e Rodney exibe todo o seu suingue fazendo belo acompanhamento rítmico-instrumental, ainda mais porque no canto a voz que abrilhanta o sambão é de ninguém menos que o nota 10, que está de volta à Imperiana Verde-Branco de Madureira, Nêgo.
*jornalista – é torcedor da madrinha da Deusa da Passarela a Majestade do Samba.