Quem é quem entre os candidatos a prefeito de Macaé nas eleições 2012

O município de Macaé - a eterna Princesinha do Atlântico - que se tornou a capital brasileira do petróleo terá sete candidatos a prefeito nas eleições 2012. Veja o perfil político-ideológico deles e os vices. São dois da esquerda - o do PSTU no extremo e do PSOL -, um do centro com tendência de centro-esquerda (PV), um da direita com tendência de centro-direita (DEM) e três do centro (PPS, PTN e PSD). Foram considerados os perfis dos próprios candidatos, de seus partidos, de suas coligações e ou de seus vices. Já Macaé - cujo orçamento para 2013 é estimado em R$ 2 bilhões - antes da ditadura militar-fascista (1964-1985) foi erroneamente apelidada de Pequena Cuba ou Moscouzinho.

O candidato representativo da extrema-esquerda é o do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) Mateus Ribeiro Campos. Ele é petroleiro. Sua campanha é coerente com o programa do PSTU de apoio às lutas como a dos servidores, professores e estudantes das universidades públicas notadamente das federais inclusas as de Macaé onde um calendário de greve é deflagrado. O problema está no fato do PSTU não ter os pés na classe operária, ser sectário e não praticar a frente única - apenas a estreita "frente de revolucionários, de socialistas ou de lutadores". Que, no caso, são somente eles próprios. A vice é a professora Roberta Coelho Maiani (PSTU).
O candidato representativo da esquerda é o do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Rafael da Anunciação. Ele é marítimo aposentado e prefere ser chamado de Rafael do PSOL. Nas eleições municipais de 2008 ele foi vice do então candidato a prefeito macaense do PSTU, o professor Alexandre Elias na autointitulada Frente Socialista. Nas eleições 2012 o Rafael do PSOL ficou isolado ou foi "discriminado" (ele é negro) pelo ex-aliado ultraesquerdista que considera "o pessoal do PSOL excessivamente à direita do PSTU", apesar de tanto o PSOL quanto o PSTU defenderem as equivocadas, piedosas e paternalistas cotas universitárias para negros e indígenas. A vice é Valdete Pergentino de Souza (PSOL).
O candidato representativo do centro com tendência de centro-esquerda é o deputado federal doutor Aluízio do Partido Verde (PV). Ele é médico e executivo-licenciado de um voraz e capitalista plano de saúde privado. Entre 2000 e 2006, ele foi aliado da burguesa oligarquia de 35 anos de domínio em Macaé. Na eleição de 2008 por muito pouco não venceu a eleição enquanto candidato de oposição pequeno-burguesa. O que causou sua massiva votação em 2010 quando se elegeu deputado federal. Sua principal proposição legislativa em Brasília é um Projeto de Lei com gradativa taxação das grandes fortunas. Seu vice é o único vereador macaense digno, o oposicionista Danilo Funke (PT).
O candidato representativo do centro com pose de "independente" é o radialista-empresário Zezé Abreu do arrependido e ex-partido comunista, o Partido Popular Socialista (PPS). Ele é filho do falecido vice-prefeito macaense o empresário Iltamir Abreu. A principal característica de seu perfil político-ideológico é um populista zigue-zague de posicionamentos. Por exemplo, até o último momento o radialista-empresário Zezé Abreu sonhou em ser o candidato único em uma frente burguesa, que baseada na pesquisa de intenção de voto, englobasse o PMDB do atual prefeito Riverton Mussi e também o PSDB do ex-prefeito Sylvio Lopes. O vice de Zezé Abreu é o pastor Aécio Pinto (PTC).
Outro candidato representativo do centro zigue-zagueador é a do ex-deputado e ex-vereador Frederico "Fred" Kohler atualmente do Partido Trabalhista Nacionalista (PTN). Ele foi de tantos partidos políticos quanto teve posicionamentos fisiológicos, oportunistas e populistas. Por exemplo, nas eleições municipais de 2004 foi candidato a prefeito macaense de "oposição" atraindo o apoio da ala fisiológica do PT. Para tanto esta ala petista indicou como vice o arrependido candidato a prefeito o então fisiológico vereador Luciano Diniz. Depois de ter fisiologicamente participado da atual administração municipal, "Fred" Kohler é novamente candidato "oposicionista". Seu vice é Édson Filho (PTN). 
Outro candidato representativo do centro é o deputado estadual Christino Áureo do Partido Social Democrata (PSD). Ele por contar com o apoio dos já citados o atual e o ex-prefeito macaense, buscou fugir do estigma de candidato oficial da burguesa oligarquia local de 35 anos de domínio. Para tanto, a coligação que o deputado encabeça conseguiu atrair o populista que sempre posou de "oposicionista" Partido Democrático Trabalhista (PDT). Afinal, o sonho pedetista era indicar o candidato a vice-prefeito, que acabou cabendo ao fiel escudeiro da burguesa oligarquia local de 35 anos de domínio, o Ex-Secretário Municipal de Saúde e ex-vereador o médico Pedro Reis Pereira (PSDB).
O candidato representativo da direita com tendência de centro-direita é o pastor Nilson Mendonça do Partido "Democrata" (DEM). Ele é um coerente defensor de tudo que signifique o sistema capitalista. Ou seja, da sociedade dogmaticamente dividida em classes sociais e com suas intrínsecas opressões, desigualdades e mazelas cujos significados são resumidos nas palavras economia de mercado combinada com um fundamentalismo religioso calvinista - não fosse ele o pastor de uma igreja em um proletário e tradicional morro residencial de Macaé. Tendo perfil com tendência de centro-direita, o seu vice situa-se neste espectro político-ideológico, o empreendedor Marcos Kobi (PR).

*jornalista - é militante da seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) a corrente interna petista Esquerda Marxista (EM-PT) no qual integra o diretório municipal em Macaé.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS