Enredo 2013 da campeã Unidos da Tijuca será sobre a Alemanha

O enredo 2013 da atual campeã, a escola de samba Unidos da Tijuca, será “Desceu num raio, é trovoada. O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros. Ele é juntamente com Isabel Azevedo, Simone Martins e Ana Paula Trindade os responsáveis pela sinopse distribuída aos compositores e à imprensa. Uma das mais tradicionais do carnaval carioca, a agremiação tem como cores e símbolo oficial, respectivamente azul-amarelo e um pavão. Foi campeã apenas três vezes, sendo as duas últimas em 2010 e 2012, quando entrou para o rol das agremiações competitivas e consideradas favoritas ao título.
De acordo com a sinopse, no carnaval carioca 2013, ano da Alemanha no Brasil, a Unidos da Tijuca irá mostrar todo o encanto da cultura alemã assim como sua importância na História da humanidade. Segundo a sinopse, a Alemanha é um país considerado uma das maiores potências do Planeta. A contribuição deste país atravessa todos os campos do conhecimento como a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura. Então, para celebrar esse encontro e conquistar a Passarela da Sapucaí em um instante, um raio a cruzará aproximando os dois tão distantes mundos. No da Alemanha dois mitológicos deuses vão ser destaques, Odin (o pai) e Thor (o filho) irão invadir o Sambódromo.
Em outras palavras, Odin envia o poderoso Thor para conduzir seres mágicos dos tempos pagãos como anões, gigantes, dragões, duendes, elfos, e gnomos que atravessarão a Sapucaí, revelando a força da influência alemã. Ainda segundo a sinopse, esses conhecidos personagens até hoje inspiram as mais diversas produções artísticas, quando “Habitantes de florestas sombrias vão brincar com a imaginação humana, atiçando a curiosidade, impondo oráculos e segredos, construindo um imaginário misterioso e caótico que só os deuses podem controlar”. Segundo a sinopse, os personagens da mitologia nórdica alimentam histórias extraordinárias entre seres humanos e divindades.
No texto da sinopse, a força criativa de tais extraordinárias histórias produz obras revolucionárias e revela nomes que povoam a galeria de gênios da arte e da cultura que inspiram autores no mundo inteiro. Dentre as quais, as sinfonias do maestro Beethoven, o teatro crítico de Bertold Brecht onde vão desfilar mendigos, bandidos, prostitutas e vigaristas – a literatura de Goethe e o mito de Fausto, que vende sua alma ao diabo para satisfazer seus desejos impossíveis. Das telas do cinema alemão dos anos de 1930 vão surgir “O Anjo Azul” que é um típico cabaré em sua atmosfera nebulosa de sedução e prazer. Então, ainda segundo a sinopse, perguntas devem ser feitas e respondidas.
De onde vem tanta criatividade? Que outros lugares e personagens fantásticos de nossa infância foram recolhidos às páginas dos livros e se tornam universais para povoar todos os mundos em todas as linguagens? Era uma vez... Um jeito de brincar a vida inteira para que nem o tempo se canse de recriar novas brincadeiras. Quem criou aqueles momentos de construir cidades, cenários e cenas onde pequenos personagens e peças são montados e desmontados para divertir as crianças? Quem inventa encontra soluções ou descobre formas inovadoras de transformar. Ousa libertar a palavra presa aos manuscritos, torná-la impressa, ao alcance de todos. São perguntas e respostas do enredo 2013 da Tijuca.
Ainda segundo a sinopse do enredo 2013 da escola de samba Unidos da Tijuca, é capaz de aumentar a velocidade, provocar o deslocamento rápido, o desenvolvimento. O inventor coloca motor no automóvel, dispara como um foguete, como um raio! Novas tecnologias e descobertas levam a outros lugares e conquistam um futuro inventado, planejado. E quem enfrentou o desafio de se antecipar, partir mais cedo e chegar nessas terras tão distantes num tempo em que atravessar não durava um só instante? Imigrantes aqui semearam os gostos de outra terra. Beberam, comeram e plantaram os frutos da Alemanha. Vai trovejar na Sapucaí e cair raio o ano inteiro pra festejar a Alemanha desse jeito brasileiro!

*jornalista – é torcedor da Portela, foi um dos fundadores do GRANES (Grêmio Recreativo de Artes Negras e Escola de Samba) Quilombo em 1976 e da Sociedade Cultural Apóstolo do Samba em 1979.


publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS