Candidato a prefeito do PSOL quer mudanças no carnaval carioca, mas nem tanto

"Vai passar nessa avenida um samb po...pu...lar/Cada paralelepípedo da velha cidade esta noite vai se arrepiar/Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais/Que aqui sangraram nossos pés/Que aqui sambaram nossos ancestrais (...) Num tempo página infeliz da nossa História/Desbotado na memória/Das nossas novas gerações/Dormia a nossa pátria-mãe tão distraída/Sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações/Seus filhos erravam cegos pelo Continente/Levando pedras feito penitentes/Erguendo estranhas catedrais/Um dia, afinal, teve uma alegria fugaz/Uma ofegante epidemia que se chamava Carnaval, ô Carnaval, ô Carnaval, ô Carnaval (...) Ai que vida boa ô lelê/Ai que vida boa ô lálá/O estandarte do sanatório geral vai passar (REFRÃO) Vai passar, palmas para a Ala dos Barões famintos/Pro Bloco dos Napoleões retintos e os Pigmeus do Boulevard/Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar/A evolução da liberdade até o dia clarear (...) REFRÃO". Vai Passar: Sambão obra-prima de 1984 autoria dos compositores-poetas Francis Hime e Chico Buarque.

Sob título "Nossa Avenida vai além do Carnaval", o deputado estadual e pré-candidato a prefeito Marcelo Freixo (PSOL) apresentou suas propostas para a Folia carioca ou o maior espetáculo da Terra. Parlamentar que presidiu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra as milícias - grupos clandestinos de criminosos integrados e comandados majoritariamente por policiais e políticos - o deputado e pré-candidato a prefeito carioca do PSOL quer mudanças no carnaval. Porém, nem tanto assim. Suas propostas não defendem a reestatização do carnaval nem o afastamento do meio dos bicheiros e demais infiltrados acusados judicialmente de práticas criminosas com a conseqüente prisão deles.
Dentre as boas propostas apresentadas pelo pré-candidato a prefeito carioca do PSOL está a Subvenção Condicionada à Relevância Cultural dos Enredos. Que significa os seguinte: Caso uma agremiação opte por retratar uma marca, não deverá receber verba pública. A justificativa é que esta proposta não se trata, de forma alguma, de uma tentativa de dirigismo temático. "É apenas a busca pela gestão criteriosa de recursos para que as escolas de samba não se tornem canais de propaganda"; explicou Freixo. Já sobre os desfiles das agremiações, a proposta apresentada é a da criação da Sub-secretaria Municipal de Cultura Especial do Carnaval cujo órgão assumiria a sua organização.
Esta proposta deixaria tal Sub-secretaria em um nível inferior à Rio Tur (órgão turístico da prefeitura com status de Secretaria) não deixando claro também, por exemplo, quem conceberia os desfiles e efetuaria sua comercialização, que são feitos pela Liga "Independente" das Escolas de Samba do RJ (LIESA). Ou seja, a LIESA pratica o monopólio privado uma vez que a venda dos ingressos é feita através de uma única agência de turismo e uma única empresa comercializa comestíveis, água mineral, refrigerante, cerveja e demais bebidas alcóolicas. Como o maior espetáculo da Terra é do interesse público carioca, fluminense, nacional e mundial, tudo relacionado ao carnaval deve ser estatizado.
Para tanto, que seja criada uma Secretaria Municipal para cuidar da concepção, organização e execução nela inclusa a comercialização do Carnaval junto com a RioTur. As demais propostas de mudanças apresentadas pelo pré-candidato a prefeito carioca do PSOL deputado Freixo, devem ser consideradas corretas e coerentes com o interesse público. São elas: Apoio às agremiações dos Grupos de Acesso ou espécies de 2ª divisão (Acesso A) que desfila no Sábado de Carnaval na Marquês de Sapucaí, no centro da cidade. Já as espécies de 3ª divisão (Acesso B), 4ª divisão (Acesso C) e 4ª divisão (Acesso D) desfilam na Estrada Intendente Magalhães, no bairro Campinho, na zona norte.
As outras propostas de mudanças no Carnaval carioca apresentadas pelo pré-candidato a prefeito Marcelo Freixo que devem ser consideradas corretas e coerentes com o interesse público são: Apoios inclusos as preservações de todas as entidades carnavalescas e foliãs e de seus espaços comunitários. Que significa: Fomentar e distribuir geografica e democraticamente em todos os espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro, os blocos e os cordões. Alertando que escolas de samba não podem ser rebaixadas à condição de blocos, nem estes tornarem-se escolas de samba através de órgãos de representação e controle, sem as democráticas decisões internas ou comunitárias.
Em relação ao projeto arquitetônico do sambódromo, o pré-candidato a prefeito carioca do PSOL acerta parcialmente quando defende o retorno ao projeto original através do fim das frisas - admitindo equivocadamente apenas de um só lado - para que tal privilegiado e elitista espaço da assistência seja transformado em espaço popular. Neste caso o correto é propugnar o fim das frisas das duas laterais com o mesmo propósito. Por fim, sobre transmissão televisiva do Carnaval é correto que Freixo queira o fim da exclusividade de uma só emissora privada, propugnando que o poder público quebre tal monopólio, abrindo espaço para a transmissão sem ônus das tevês públicas como a TV Brasil.

*jornalista - no RJ foi um dos fundadores do Grêmio Reacreativo de Arte Negra e Escola de Samba (GRANES) Quilombo e da Sociedade Cultural Apóstolos do Samba, em Macaé foi diretor de Relações Públicas da Princesinha do Atlântico em 1981 o último título da agremiação no Grupo Especial.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS