Sambão-enredo 2012 pode dar título à Portela e levar o seu comandante à presidência da LIESA

O último título sozinho da mais vitoriosa com 21 títulos no Carnaval Carioca, a Portela, ocorreu em 1970. À época, a Folia era bancada somente com dinheiro público, não era o privatizado e milionário show business, que virou esse apoteótico espetáculo mundial. Curiosamente, na inauguração do Sambódromo em 1984 ocorreu de fato o último título conquistado - junto com a Estação 1ª de Mangueira - pela Majestade do Samba ou como também se diz pela Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira. Em outras palavras, coincidentemente a partir de 1985 quando a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) passou a comandar a Folia, a Portela não ganhou mais nada.
Outro fato que não pode ser esquecido é que o ano de 1984 também ficou marcado pelo racha que a Portela sofreu em suas hostes. Naquele ano, o então presidente o contraventor Carlinhos Maracanã expulsou da agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira uma ala inteira ligada a familiares do patrono da Portela, o também contraventor Natalino José do nascimento o ‘Natal'. Essa ala expulsa acabou fundando uma escola de samba também na cor azul e branco - a Tradição - que estreou desfilando em 1985, no então Grupo 2-B, o atual Acesso B, espécie de 3ª divisão. Essa agremiação dissidente há alguns anos atrás, chegou a integrar o Grupo Especial do Carnaval Carioca.
O fato é que somente 20 anos depois, em 2005, a Portela conseguiu livrar-se dos prejuízos causados por sua ligação com a contravenção do jogo do bicho. Naquele ano foi eleito o atualmente reeleito presidente Nilo Mendes Figueiredo. Desde então, a Portela vem trilando o caminho da modernização, que tem acarretado cada vez mais na participação da comunidade e o aumento da profissionalização de dirigentes. Não por acaso, em 2007 a agremiação tornou-se a 1ª a ser visitada por um presidente da República (Lula) que é torcedor da Beija Flor. A partir daí, os bairros de Oswaldo e Cruz e Madureira passaram a receber atenção dos poderes públicos na forma de projetos e obras sociais de inclusão.
Assim, uma vez que o desfile carnavalesco organizado pela LIESA foi transformado um maravilhoso espetáculo show business, o ano de 2012 tem um significado estratégico para a Portela. A começar pelo título, este texto tem a pretensão de deixar isso definido, sendo o que passo a explicar em números. Em 2008, sob o enredo "Reconstruindo a natureza, recriando a vida: O sonho vira realidade" do carnavalesco Cahê Rodrigues, a Portela obteve a 4ª colocação com 396,8 pontos ficando a 2,5 da agremiação campeã, Beija Flor. Em 2009 o citado carnavalesco foi tirado da Portela pela "co-irmã" Grande Rio a peso de ouro. Então, a Portela apostou na dupla de carnavalescos, Lane Santana e Jorge Caribé.
A dupla desenvolveu o enredo "E por falar em amor, onde anda você?" sendo que o carnavalesco Santana veio da Caprichosos, 6ª colocada do Grupo Acesso A em 2008. Já o carnavalesco Caribé veio da campeã do grupo Acesso B do mesmo ano, a Inocentes de Belford Roxo. O resultado dessa aposta foi que a Portela subiu um degrau obtendo a 3ª colocação com 397,9 pontos ficando a 1,1 da agremiação, Salgueiro. O fato é que os números obtidos pela Portela em dois quesitos que dependem do trabalho de carnavalesco (Alegoria & Adereço e Fantasia) não agradaram. Por isso, essa dupla não ficou sendo contratada em 2010 outra, os carnavalescos Alex Oliveira e Amauri Santos. No caso, nova aposta.
Haja vista, o carnavalesco Santos veio da 3ª colocada em 2009 no Grupo Acesso B a União do Parque Curicica. Já o carnavalesco Oliveira veio da 4ª colocada também em 2009 no grupo de Acesso B a Unidos do Jacarezinho. O enredo desenvolvido pela dupla foi "Derrubando fronteiras, conquistando liberdade... Rio de paz em estado de graça!" O resultado agradou muito menos, pois, a Portela voltou para o lugar intermediário de 9ª colocada com 295,2 pontos ficando a longos 4,7 da agremiação campeã, a Tijuca. Isso levou a Portela a mudar de estratégia político-administrativa contratando para o Carnaval 2011 os serviços do carnavalesco Roberto Szaniecki egresso da vice-campeã em 2010 no Grupo Acesso A, a Inocentes de Belford Roxo.
O enredo desenvolvido pelo carnavalesco Szaniecki foi "Rio, azul da cor do mar". Porém, pouco antes do desfile um incêndio atingiu o barracão de três agremiações, sendo uma delas a Portela. Então, a LIESA decidiu que os seus jurados não apreciariam as três agremiações, assim como não haveria rebaixamento em 2011 entre as 12 que desfilaram. Concluiu-se disso, a mudança da estratégia político-administrativa de contratar, ainda que egresso do Grupo Acesso A, um carnavalesco que já foi campeão anteriormente no próprio Grupo Especial, no fim das contas, não apresentou um resultado positivo. Em outras palavras, o contrato do carnavalesco Szaniecki não foi renovado para o Carnaval 2012.
Para um desfile nota 10 da Portela em 2012 o sambão-enredo deve se tornar o carro-chefe.
É isso que precisa ocorrer com o sambão de co-autoria dos compositores Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Naldo e Toninho Nascimento, após se sagrar o samba-enredo 2012 da Portela. O sambão cujo enredo é "E o povo cantando na rua é feito uma reza, um ritual" de autoria do compositor Marquinho de Oswaldo Cruz e desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Menezes, precisará reafirmar-se como carro-chefe de notas máximas nos 10 quesitos a serem julgados. Afinal, todos os segmentos da Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira se profissionalizam com o propósito da agremiação voltar a ser campeã, fazendo jus a sua correta auto-intitulação como a Majestade do Samba.
Captei essa mensagem pelas declarações à mídia carnavalesca dadas pelos dois jovens diretores de Carnaval da Portela, Alex Fab e Junior Escafura. A despeito de equívocos por ele cometidos nos atuais dois mandatos como comandante máximo da Portela, é hora de reconhecer que o honrado presidente Nilo Mendes Figueiredo tem sido sensível, apontando para a democratização da agremiação. Os eventos do processo que culminaram na definição do mencionado sambão como samba-enredo oficial 2012 da Portela, por si só, dizem tudo. O oposto do que ocorre em co-irmãs como aquela presidida por um sambista personalista, que define autocraticamente a escolha do samba-enredo da agremiação.
No Carnaval 2011 não concordei com a escolha do samba-enredo da Portela. Dos quatro finalistas, considerei o samba vencedor como o 4º colocado em qualidade, apesar de eu ter-lhe atribuído (quem dá nota são os jurados da LIESA) nota máxima à letra por descrever com precisão o enredo. O fato foi que a comunidade portelense se uniu, superando o trágico incêndio ocorrido no barracão da agremiação. Para tanto, a comunidade de Oswaldo Cruz e Madureira junto com a orquestra de instrumentos de percussão complementada por instrumentos de corda, que é a Tabajara do Samba sob a batuta do jovem maestro o mestre Nilo Sérgio e o gogó do intérprete oficial Gilsinho, transformaram o samba-enredo em um dos melhores.
Já para o Carnaval 2012 a Majestade do Samba marcou dois golaços seguidos na escolha do enredo "E o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual". Quer dizer, o enredo além de ser puro axé ao homenagear a Bahia (seu povo, suas festas, sua alegria, sua energia e sua religiosidade) fez louvação também a um de seus hinos de quadra, uma vez que a frase-enredo pertence ao samba "Portela na avenida" de co-autoria dos compositores Mauro Duarte e Paulo Cesar Pinheiro, sendo este o então marido da inesquecível cantora portelense Clara Nunes. Em resumo: Agora, com esse sambão-enredo 2012 a Portela tem as bênçãos dos deuses, santos e orixás para voltar a ser campeã. Explico a seguir.
A Portela deverá obter notas máximas dos jurados da LIESA nos quesitos enredo, samba-enredo e bateria. Já expliquei por que. Com relação aos demais quesitos, a dupla de mestre-sala e porta-bandeira respectivamente Rogério Dornelles e Lucinha Nobre são nota máxima. Da comissão de frente cuja direção está a cargo do competente Márcio Moura também se esperam cinco notas máximas. Nos quesitos harmonia, conjunto e evolução dado a eficiência mostrada pelos diretores Fab e Escafura nos desfiles anteriores, não se esperam outras, que não cinco notas máximas. Nos quesitos fantasias e alegorias & adereços, há muitos carnavais tão ansiadas, as cinco notas máximas podem ser obtidas graças ao trabalho de excelência desenvolvido em co-irmãs pelo jovem carnavalesco Paulo Menezes. Exatamente por isso é o contratado da Majestade do Samba.
Por fim, caso a Portela se sagre mesmo campeã em 2012 e seu ilustre torcedor o prefeito carioca Eduardo Paes se reeleja. Ele tem que relançar , dando todo apoio enquanto portelense, a candidatura do já citado comandante da Portela à presidência da LIESA na próxima eleição. Afinal, esse compromisso moral do prefeito torcedor portelense passou a existir desde 2009 quando ele fez isso, ainda que não formalizasse o lançamento da candidatura uma vez que nem foi ano de eleição para diretoria e conselhos (superior, fiscal e deliberativo) da entidade. Haja vista, o presidente da Portela Nilo Mendes Figueiredo é secretário do conselho deliberativo da LIESA.

*jornalista - no GE do Carnaval Carioca é torcedor (sem distorcer) da Portela.

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