Entre distopias e utopias

Distopias são realidades imaginadas em um futuro pior do que o presente que vivemos. Talvez duas das mais famosas sejam os romances “Admirável Mundo Novo” e “1984”, respectivamente de Aldous Huxley e George Orwell. Agora temos uma terceira agonia e alegoria existencial, como filme “A luz no fim do mundo”.

https://jornalorebate.com.br/19-11/casey.jpg

Produzida, dirigido e protagonizado por Casey Affleck, a obra tem todas as características de um intenso projeto pessoal, com a entrega do ator a uma história que busca valorizar – e consegue – o amor incondicional de um pai por sua filha e vice-versa, como aponta o comovente final, em que as situações começam a se inverter, com a menina cuidando dele.

Em uma sociedade em que as mulheres foram dizimadas, o protagonista faz de tudo para proteger a sua filha adolescente. Para isso, veste-a com roupas de menino e procura escondê-la, mas é impossível não achar outros homens na região fria e de floresta que habitam. E esses encontros são literais combates pela existência.

A tortura é física e mental. E uma maneira de fugir dela é contar histórias. O pai narra a sua própria versão da Arca de Noé, significativamente sobre casais de animais que conseguem se salvar do fim do mundo, mas a menina cada vez mais percebe que essas narrativas têm muito de elementos biográficos e pouco de fantasia.

Quando o pai é gravemente ferido em mais um embate para assegurar vida aos dois, ela deixa claro que sabe que a afirmação do pai de que existe um local melhor, com pessoas que são amorosas e não violentas, não passa de uma utopia. O mundo que lhes coube viver é o da luta permanente. E somente os mais fortes e aptos se mantém de pé...


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia
Visitantes desde fevereiro de 2006:
33959203

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS