Vivendo de cultura

Lembra da história do homem feio, de nariz grande, que conquistou o coração de sua amada pelas suas belas cartas de amor atribuídas a um outro homem, belo, mas incapaz de escrever comoventes versos? Estamos falando de “Cyrano de Bergerac”, única obra imortal de Edmond Rostand, texto clássico do teatro francês, que conquistou os palcos e o cinema.

O filme “Cyrano, Meu Amor”, dirigido por Alexis Michalik, tem como ponto alto a atuação de Olivier Gourmet como Constant Coquelin, o primeiro ator a interpretar o célebre personagem. O enredo consegue juntar a história dos bastidores da criação da peça com alguma de suas principais cenas, como a última em que Roxanne descobre que Cyrano é o autor das cartas.

O filme tem pouco valor enquanto fonte de informação histórica sobre Rostand ou sobre a criação da célebre peça, mas revela-se muito eficiente como espetáculo cinematográfico, sem perder o ritmo em momento algum, principalmente pelo uso criativo da câmera nas cenas que mostram as ações no palco.

As dificuldades financeiras de Rostand são enfatizadas, assim como as dos empresários, diretores e atores, que precisavam, naquele fim de século XIX, de sucessos constantes. Isso levava o escritor a escrever muitas páginas por dia sob pressão para conseguir seu sustento. Ontem e hoje, portanto, viver de cultura se coloca como um grande desafio.


Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS