Experiências de luto

Lidar com o luto é um desafio dos mais complexos. O filme israelense ‘Foxtrot’, dirigido por Samuel Maoz, traz uma reflexão tão profunda sobre o tema, que chega a doer. Ele penetra nas entranhas das dores dos personagens e levanta questões fundamentais sobre as maneiras de lidar com a falta de uma pessoa querida.

https://jornalorebate.com.br/18-10/luto.jpg

Tudo começa quando uma família recebe a notícia de que o seu filho morreu prestando o serviço militar. A mãe entra em choque e é sedada imediatamente pelos portadores oficiais da notícia. O pai cai num silêncio profundo e busca encontrar forças para sobreviver.

Uma complicação maior surge quando o exército admite que a sua comunicação foi equivocada. O jovem está vivo. O pai exige o seu retorno imediato para a família e, nesta jornada, morre num acidente de carro. Todo esse processo é pontuado ainda por acontecimentos que envolvem cada um dos personagens e determinam suas ligações com experiências de morte.

O foxtrote, estilo de dança relativamente simples com movimentos que sempre retornam ao ponto de partida, funciona como a metáfora das dificuldades da mente humana de lidar com ausências. As trajetórias da vida de cada um de nós, como no filme, parecem girar, com diversas intensidades rumo ao mesmo silêncio mortal. Não deixe de ver!

Oscar D’Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS