Tudo está levando a crê se tratar de um engodo, as investigações oficiais sobre as execuções a tiros, ocorridas na noite de 14/03/2018, da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e do motorista dela Anderson Gomes.
Em outras palavras, mais de dois meses depois, não são aceitáveis como supostos “autores-intelectuais/mandantes e executores” somente os que foram apontados pela não-revelada “testemunha & delatora” dos dois assassinatos através de execuções a tiros, em uma não-calada noite.
Em sã consciência, a começar pelos pais da vereadora-espécie de mártir na luta antirracista e contra a criminalidade & violência da Policia Militar (PM) que urge ser extinta, ninguém crê no seguinte.
Que conforme delatou a tal “testemunha”, os “autores intelectuais/mandantes” tenham sido tão somente o vereador carioca Marcello Siciliano (PHS) e o ex-PM o detento que será agora transferido para uma prisão federal de segurança máxima, Orlando Oliveira de Araújo vulgo “Orlando de Curicica” considerado o principal líder do grupo criminoso “Milícia de Jacarepaguá”.
O que se crê é que não haja “interesse” em se chegar aos verdadeiros responsáveis de tais execuções por parte do impopularíssimo atual governo federal. O qual, no final das contas, foi quem impôs a intervenção militar do Exército na segurança pública fluminense. Ou seja, nas periferias urbanas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Não por “mera” coincidência, onde se encontram as comunidades mais pobres, oprimidas e majoritariamente negras.
Reafirmamos, conforme propugnou a Associação de Juízes para a Democracia (AJD) logo depois das ocorrências de tais execuções, as investigações deviam ter sido independentes. Uma vez que isso não ocorreu, tornaram-se “patéticas” declarações dadas à mídia burguesa pelo vereador carioca Marcello Siciliano (PHS), pela defesa advocatícia do ex-PM, Orlando Oliveira de Araújo vulgo Orlando de Curicica, assim como pela não-revelada testemunha & delatora.
*militante do Movimento Negro Socialista (MNS) e da corrente interna do PSOL a seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) Esquerda Marxista (EM) – é jornalista.