A direção da escola de samba Paraíso do Tuiuti, vice-campeã 2018 na 1ª divisão/Grupo Especial do Carnaval carioca, divulgou a sinopse e a logomarca do seu título-tema-enredo 2019: “O salvador da pátria” de criação e que será desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, com o qual a agremiação tentará um novo feito conforme a conquista desse inédito vice. Haja vista, o seguinte.
A Paraíso do Tuiuti tem enquanto cores oficiais amarelo & azul e é vizinha & afilhada da verde-rosa Estação Primeira de Mangueira que foi 5ª colocada em 2018, tendo se sagrado campeã em 2016 e 4ª colocada em 2017. Na oportunidade a Paraiso do Tuiuti se “superou”. Ou seja, ao final de um trágico desfile oficial apresentado pela agremiação, a radialista Liza Carioca infelizmente veio a falecer dois meses depois vitimada pelos ferimentos que sofreu causados por um carro alegórico desgovernado pertencente à Paraiso do Tuiuti.
Cuja agremiação, a despeito disso, acabou se livrando do rebaixamento, graças à virada de mesa patrocinada pela LIESA através dos votos favoráveis das presidências das escolas de samba a ela filiadas, com exceção da Mocidade Independente que acabou “comprando” o título de co campeã 2017. Um dos sete votos favoráveis que foi “comprado” foi o presidente-executivo da Paraíso do Tuiuti, Renato Ribeiro Marins o ‘Thor’ que recentemente assumiu enquanto vice a presidência-executiva da liga das escolas de samba da 2ª divisão/Serie A (LIERJ) devido à renúncia do então presidente Déo Pessoa.
Registre-se que o citado presidente-executivo da Paraíso do Tuiuti, através do advogado da agremiação, acaba de rejeitar acordo de conciliação judicial para indenização à família da falecida radialista Liza Carioca. O que está revoltando a filha da falecida, Raphaella Anastácia que postou sua manifestação de indignação, na rede social Facebook e reproduzida pelo SRzd-Carnaval.
Por último, na seção Espaço Aberto, no site Galeria do Samba, estão acalorados os debates prós e contrários acerca da sinopse, logomarca e do título-tema-enredo 2019 da Paraiso do Tuiuti: “O salvador da pátria” considerado de parte a parte alusivo ao ex-presidente Lula, à sigla da agremiação (PT) além da logomarca dar ideia de ser alusiva ao falecido guerrilheiro revolucionário argentino Ernesto Che Guevara.
*torcedor da Portela, militante do Movimento Negro Socialista (MNS) e da seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) a corrente interna do PSOL, Esquerda Marxista (EM) - é jornalista.