Segundo a coordenadora substituta da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Tatiana Coimbra, é importante que os pais sejam exemplos para os filhos e evitem alimentos gordurosos, biscoitos e guloseimas. “Temos um grande número de crianças com colesterol alto e sobrepeso. É importante reforçar que dentro de casa, crianças devem ser estimuladas a ter alimentação equilibrada com leite, pães, frutas da época, verduras. O recomendado é reduzir o consumo de frituras e refrigerante durante a semana”, destaca Tatiana.
O período escolar é um momento determinante para os pequenos adquirirem hábitos saudáveis.Para promover hábitos saudáveis em crianças e jovens, os ministérios da Saúde e da Educação trabalham em parceria para fortalecer o Programa Saúde na Escola, que leva médicos e profissionais das Unidades Básicas de Saúde à rede pública de ensino para aconselhamento nutricional e orientação de saúde. Já foram atendidos 12 milhões de estudantes em 56 mil escolas de 2.495 municípios.
A coordenadora Tatiana Coimbra ressalta, também, que para os passeios em família, onde está previsto um lanche fora de casa, o ideal é levar frutas, sucos naturais e sanduíches preparados em casa. “Quando isso não é possível, os pais devem dar preferência a alimentos preparados na hora, como carnes grelhadas. Para evitar contaminações, devem evitar hortaliças cruas, dar preferência a verduras cozidas”, ensina.
De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), os jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.
Dez Passos para uma Alimentação Saudável – O Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos – Dez Passos para uma Alimentação Saudável, foi elaborado pela coordenação geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde para os profissionais de atenção básica para orientar às mães e cuidadores quanto à alimentação saudável das crianças brasileiras menores de 2 anos. É importante que a criança desde cedo coma frutas, verduras e legumes variados, para receber maiores quantidades de vitamina, ferro e fibras, além de adquirir hábitos alimentares saudáveis que perduram por toda a vida adulta. O ideal é oferecer duas frutas diferentes por dia, com preferência às frutas da estação, principalmente as ricas em vitamina A, como as amarelas ou alaranjadas e que sejam cultivadas localmente.
* Publicado originalmente no site Blog da Saúde.
(Blog da Saúde)