Derrota: alavanca impulsionadora para futuras vitórias!

A- A A+
publicidade

Derrota e vitoria

 

Derrota é contingência de uma disputa. Ninguém chega ao estrelato sem antes passar sufoco e flertar com ela. Seja uma simples competição ou um complexo jogo no mundo business, vencer ou não são alternativas de quem compete. Para tal, há que ser “o mais hábil”, o “mais capaz”, o “mais forte” e estar atilado, tanto para o laurel quanto para a derrota. Logo, descarte autoimputar-se inábil, incapaz ou fraco. Por certo você é um player que tem cabedal para vencer, além de esforço titânico. Porém, se a vitória não vem, assimile o baque e reapronte-se para nova disputa.

Muitas vezes a derrota nos ensina e cria em nós uma segunda pele, nos blinda e nos recrudesce a coragem para embates futuros. Ao sabermos onde erramos ou fraquejamos, em novas investidas nos corrigimos e nos qualificamos para vencer.

Somente quem não compete desconhece a possibilidade da derrota. Ou acaso há algum competidor onipotente, que vence sempre? Todos esses estão suscetíveis às lágrimas do revés. Grandes vencedores - esportistas, artistas, empresários ou mesmo pessoas comuns -, já assistiram, da arquibancada, adversários com o sorriso largo de vencedor.

Extraia lições das derrotas e aprenda com elas. Em geral, são os remédios amargos que produzem excelentes efeitos. Não caia na eterna lamentação de que “poderia ter feito melhor”, “que faltou sorte” etc. Agite o espírito empreendedor, pense  progressivamente, pegue firme nas rédeas da disputa e impulsione-se para vitórias maiúsculas!

Se você acha que lutou, e nada mudou, em verdade não foi luta, mas um breve espasmo de desprendimento de forças. A luta, dedicada e aguerrida, provoca mutações nas coisas e nos cenários à volta. Quando isso muda é porque você mudou e as fez mudar. Pense nisso!

publicidade
publicidade
publicidade
Crochelandia
publicidade
publicidade
Visitantes desde fevereiro de 2006:
29934709

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS