Miscelânia no cinema

(Resident Evil 3)

Tome um filme sobre operações ilegais de grandes laboratórios de genética ou de medicamentos (existem tantos). Adicione um filme baseado em história de Stan Lee, algo como o Homem-Aranha, por exemplo. Acrescente os zumbis de George Romero. Não esqueça de filmes sobre artes marciais orientais, principalmente com mulheres no papel principal. Uma pitada de Mad Max é imprescindível. Se quiser um sabor especial, coloque uma xícara de Os Pássaros, de Hitchcock. Pronto: você tem a massa de Resident Evil preparada.

Ela deve passar primeiramente por um jogo de videogame. Recebendo aceitação, pode pular para o cinema. Eis, então, a trilogia de Resident Evil, que, certamente, não se encerrará no terceiro filme. Em Resident Evil – O Hóspede Maldito (EUA, 2002), Paul Anderson, o diretor, explica a origem da saga. Umbrella, um dos maiores conglomerados do mundo, conta com um super-laboratório subterrâneo conhecido como Colméia. Algo de tenebroso aconteceu em seu interior. Um poderoso vírus escapa ao controle dos cientistas e os mata a todos. Aliás, eles não morrem, mas se transformam em zumbis canibais que transmitem o terrível T-Vírus a todos os mordidos e multiplicam o número de zumbis. George Romero acabou com os zumbis sobrenaturais em 1968. Daí em diante, os filmes com estes mortos-vivos deixam a categoria "terror" e saltam para a classificação de "ficção científica". Assim deve ser considerada a trilogia: ficção científica.

Para combater o terrível mal, é criado um comando especial a que se junta Alice (Milla Jovovich), uma mulher meio andrógina que não sabe muito bem quem é. Se a situação não for controlada a tempo, em três horas a Rainha Vermelha, um supercomputador, vedará definitivamente o local.

Corte. Estamos agora em Resident Evil: Apocalypse (EUA, 2004). Paul Anderson continua escrevendo o roteiro, mas passa a batuta da direção a Alexander Witt. Alice (ainda Milla Jovovich) escapou do T-Vírus, mas foi capturada pelo vilão Dr. Jason Isaacs (Iain Glen), que a submeteu a experiências biogênicas. Com os genes modificados, Alice adquire superpoderes. Ela escapa ao controle da Umbrella e se dedica à luta contra o vírus, que se propaga velozmente. O ambiente urbano é soturno e decadente. A crise mostra quão frágeis são a civilização, os valores éticos e os direitos humanos. Na verdade, eles não passam de luxo em meio à barbárie. Aliás, não se deve confundir barbárie com uma fase da história humana, e sim com uma condição em que qualquer sociedade pode viver.

Corte. Pulamos para Resident Evil 3 – A Extinção (EUA/Inglaterra/França/Alemanha/Austrália, 2007). Paul Anderson continua firme no timão do roteiro e a direção passa para Russell Mulcahy. Quase toda a humanidade foi extinta pelo vírus. Os zumbis vagam por toda a parte. Os poucos sobreviventes tornam-se guerreiros e organizam um comboio em direção ao Alasca, onde, presumivelmente, se organizou uma resistência contra os mortos-vivos.

O mais grave é que o T-Vírus passa a contagiar também os outros seres vivos. Estes soldados improvisados vagam pelo deserto. Alice (Milla Jovovich) deambula sozinha em sua motocicleta, mostrando toda sua habilidade com armas e artes marciais do oriente. A paisagem desolada lembra Mad Max. Por este prisma, a fotografia de David Johnson torna o filme o melhor da trilogia. O público masculino torce para que Alice mostre uma nesga do seu corpo sarado. Ela, porém, está coberta da cabeça aos pés com seus trajes de lutadora.

Em sua rota incerta, ela acaba por encontrar o grupo de refugiados rumo ao Alasca. Carlos Oliveira (Oded Fehr), que tocara o coração de Alice no segundo filme, reaparece entre os fugitivos. Os sobreviventes da Umbrella construíram uma base subterrânea cuja saída, na superfície, está cercada para conter os zumbis, que esperam por comida humana dia e noite. Entre eles, está o vil Dr. Isaacs (Iain Glen). Tanto a cena dos zumbis em torno da base quanto a dos corvos contaminados atacando os retirantes são de uma beleza plástica admirável. Mas estes corvos remetem a Hitchcock.

Depois de garantir a fuga dos que sobreviveram ao último ataque dos zumbis, Alice volta a sua solidão para enfrentar os sobreviventes da Umbrella. Para ajudá-la, descobre ela uma legião de... Vejam o filme.

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