Em 18 de Setembro de 1950, nascia a TV no Brasil

    Não sei porque, mas nunca me esqueço que a televisão brasileira nasceu num mes de setembro. O principal meio de comunicação do Brasil surgiu na telinha pela primeira vez em 18 de Setembro de 1950. A fim de compartilhar esta informação com os meus amigos leitores do Rebate, vou escrever um resumo da história dos primeiros 15 anos da TV no Brasil, até o surgimento da TV Globo.

    Para muitas pessoas, ligar uma televisão quando se chega em casa, é um hábito como outro qualquer, tal como ficar descalço, pelado, abrir a mesma janela, ligar para o telefone daquela pessoa, perguntar à quem já estava na casa se tem “alguma novidade”, enfim, passa à ser algo instintivo, dessas coisas que se faz como se estivessemos conectados no pilôto automático.

    Na maioria das vêzes, o aparelho fica ligado, e parece que estamos completamente alheios à sua existência. Ouvimos um barulho, vozes, anúncios, e não prestamos a mínima atenção aos mesmos. Mas se alguém desliga, logo berramos :

    “Porque desligou a TV ?”

    E este hábito começou com Assis Chateaubriand, que em 18 de setembro de 1950 fundou a TV-Tupi de São Paulo, amealhando dinheiro entre políticos e empresários.

    Em 22 de novembro são autorizadas as concessões para a TV Record-SP e TV Jornal do Comércio do Recife. Nesta mesma data vai ao ar o primeiro telejornal na TV-Tupi, com o nome de “Imagens do Dia”.

    Em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV-Tupi do Rio de Janeiro. Neste ano, Bernardo Kocubej começa a fabricar no Brasil, os primeiros aparelhos receptores de TV da marca “Invictus”.

    Na mesma época surge a primeira telenovela brasileira, com dois capítulois semanais, que leva o nome de “Sua Vida Me Pertence”, escrita e estrelada por Walter Foster.

    Em 14 de Março de 1952 é inaugurada a TV Paulista, SP. Ainda neste ano, a TV Tupi leva ao ar o mais importante teleteatro brasileiro de todos os tempos, com o nome de “Tv de Vanguarda”, e lança também o “Sitio do Pica Pau Amarelo”, escrito por Tatiana Belink.

    Em 1953 Paulo Machado de Carvalho colocava no ar a TV Record. Nasce o “Reporter Esso”, que na época era uma espécie de “Jornal Nacional” no rádio, e surge a primeira programação circense da TV, o “Circo do Arrelia” na TV Paulista.

    Em 1954 aparece o primeiro seriado de aventuras que foi feito no Brasil, o “Capitão 7”, estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, na TV Record.

    Em 17 de abril a TV Record lança a “Grande Gincana Kibon”, primeiro programa infantil que fez grande sucesso na TV.

    Em 18 de setembro de 1955 é feita a primeira transmissão externa direta pela TV Record, SP, com a transmissão de um jogo de futebol entre Santos e o Palmeiras.

    Neste mesmo ano vai ao ar o primeiro programa de perguntas e respostas, chamado “O Céu é o Limite”, com o J. Silvestre, na TV Tupi.

    Em 1956 a TV no Brasil mostra que veio para ganhar muito dinheiro, pois as tres emsissoras de TV em São Paulo conseguem ter mais lucro do que as treze emissoras de rádio que existiam. A Tv brasileira já atingia naquela época, cerca de um milhão e meio de telespectadores em todo o Brasil. Ainda neste ano, é inaugurada a TV Itacolomi, em Belo Horizonte, e o Assis Chataubriand funda mais nove emissoras da Rede Associadas. Vai ao ar a primeira telenovela infantil, “Polyana”, na TV Tupi.

    Em 11 de dezembro começam as transmissões para o interior de São Paulo, e neste mesmo mês, véspera do reveillon, em 30 de dezembro de 1957, por intermédio do decreto 42.946, o presidente Juscelino Kubtischek concedeu ao Sr. Roberto Marinho o direito de ter uma TV no Rio de Janeiro.

    Em 1959, o ministro Armando Falcão, assina a primeira legislação regulamentando a censura de TV no Brasil.

    No ano de 1960 a TV Record pega fogo. Começa a utilização do videotape. “Hamlet” de William Shakespeare, adaptado e dirigido por Dionisio Azevedo, é o primeiro teleteatro brasileiro à ir ao ar, usando os recursos do VT. Neste ano surge o primeiro telecurso na TV Cultura.

    A inauguração de Brasilia é transmitida diretamente para todo o país. Em 1961 é promulgado o decreto que estabelece em três minutos o intervalo comercial, e é proibida a participação de menores de dezoito anos em debates.

    Em 1962 é instituído o Código Brasileiro de Telecomunicações. Um decreto do presidente Janio Quadros obriga a dublagem de todos os filmes transmitidos pela TV. É promulgado o decreto que torna obrigatória a transmissão de 25 minutos de filmes brasileiros por dia.

    Com o nome de “Vamos Brincar de Fôrca”, com duas horas de duração, aparece pela primeira vez, o programa dominical de Silvio Santos, na TV-Paulista.

    Em 1963 é promulgado o decreto que regulamenta a programação ao vivo na TV. Na TV Excelsior vai ao ar a primeira telenovela em capitulos diários, com o nome de “25-499, ocupado”, estrelada por Tarcisio Meira e Gloria Menezes.

    Em 1964 vai ao ar a novela “O Direito de nascer”, dirigida por J.B.de Oliveira, originária de um script do rádio, e que marcou o início da centralização da programação das televisões em cima das novelas.

    Em 1965 foi ao ar a mais longa das novelas brasileiras, “Redenção”, com Regina Duarte, Lélia Abramo e Marcia Real. No total foram 594 capítulos.

    Neste mesmo ano de 1965, associada ao grupo Time-Life, do qual recebeu cinco milhões de dolares, pessoal especializado e equipamentos sofisticados, nascia a Rede Globo.

    A TV Exelsior em São Paulo, por estar ligada ao ex-presidente João Goulart, foi cassada pelos militares.

    A TV Paulista, canal 5, das Org.Victor Costa, passou para a Globo.

    De 1965 em diante, a TV Globo, por ter se tornado o porta voz oficial do governo militar que comandou o país até 1985, conseguiu dinheiro, poder e domínio total do mercado das transmissões de TV no Brasil. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS