Presente de grego!

http://www.jornalorebate.com/66/IgrejadeSantana2JornalORebate.jpg Dias passados li em algum lugar: Patrimônio histórico de Macaé, a Igreja de Santana (diga-se Sant'anna) vai ganhar um presente neste Natal. E como uma cidadã que se preza fui verificar. Que susto! Quanta saudade!
A Igreja de Santana foi fundada em 1898, no local onde foi erguida a primeira capela dos jesuítas. A capela primitiva data de 1630 e foi erguida pelos jesuítas, sofrendo depois muitas reformas, sendo a última em 1896. A linda igreja branca fica no topo do morro de Sant'ana e nem imaginava que agora vão mudar sua cor original: a fachada externa terá duas cores: a base branca e os detalhes em salmão.Que presente de Natal ela vai ganhar. Além de ter de dividir o espaço com uma imagem horrível de um Cristo http://www.jornalorebate.com/66/IgrejadeSantana3JornalORebate.jpgRedentor que construíram em 2000 e que está invadindo seu espaço em comparação à colocação de modo que quando passamos vemos sim um vulto enorme branco que não nos diz nada e ainda por cima maculando a beleza da igreja que chamava a atenção por sua beleza e significado cima do morro.Nosso querido historiador A A Parada ao menos devia ser respeitado pois ele mesmo se refere à igreja como: “ a igrejinha tão branca, que lá debaixo já lhe havia chamado a atenção...” Logo ele que é o marco das nossas lembranças.
http://www.jornalorebate.com/66/IgrejadeSantana4JornalORebate.jpgLá de cima temos uma visão do que é nossa cidade.Macaé: serra e mar. Você que nada sabe da nossa história passe por lá e verá a orla marítima, o Rio Macaé e seu manguezal e ao fundo a região serrana e do outro o lado urbano numa mistura de dar dó.O orgulho de ter sido uma cidade organizada com suas ruas paralelas se perde no emaranhado de galpões, prédios e haja parabólica para ajudar em tirar a beleza. Mas dizem que é o progresso. O cruzeiro secular continua o mesmo, mas apareceu uma nova praça: Praça Outeiro de Sant'anna ( mais uma que eu desconhecia, ainda vou escrever sobre quantas praças temos).
http://www.jornalorebate.com/66/IgrejadeSantana5JornalORebate.jpg Parece que cada vez mais a memória se encurta, mas se depender de nós não! Nossa gente e uma boa parte de nossa história está bem vivinha lá no cemitério: o escritor macaense Luiz Lawrie Reid, nosso grande político e amigo Cláudio Moacyr de Azevedo (vide foto de 1967 ao fundo a igreja branca), Adyr Luiz de Schueler e toda minha família.
http://www.jornalorebate.com/66/SantanaArquivoJornalORebate.jpg Bem, melhor pegar minha lata d'água e colocar na cabeça, porque afinal sou do tempo das Marias e descer a ladeira devagar para lembrar de como é bom ser macaense e gritar bem alto: meu nome gente é Macaé! E quem sabe no próximo Natal a cidade veja as luzinhas da igrejinha piscando de verdade e que um Papai Noel blogueiro de verdade, um velhinho danado com seu saco vazio, apareça e possa recolher as coisas que não desejamos e nos fazem infelizes ache este texto e tenha tempo para refletir sobre tudo que aqui deixei e nos presenteie com nossas lembranças que não ficarão em lembranças.

Texto e fotos:Tânia Schueler
Macaé, 02 de maio de 2007.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS