Em busca de economia, muitos brasileiros optam por comprar produtos direto do exterior. Porém, o tempo de espera, alto valor de frete e impostos acabam gerando insatisfação dos compradores. Em razão disto, eles têm buscado outras alternativas para importar produtos.
No início de 2019, os Correios lançaram a plataforma Compra Fora - ferramenta de importação que possibilita aos brasileiros comprarem fora do país. No entanto, existem algumas “desvantagens” ao usar o site, principalmente, no que diz respeito às taxas: mesmo após o pagamento dos impostos de importação, é possível que o comprador ainda tenha outros custos adicionais quando a encomenda chegar ao Brasil. Além disto, o site não calcula - com antecedência - o valor do IOF dos produtos, o que pode gerar “surpresas” ao final da compra. Outra opção dos brasileiros é usar os e-commerces próprios das lojas estrangeiras, como AliExpress e iBay, mas o produto costuma demorar, em média, três meses para chegar.
Optar pela ajuda de amigos e parentes que estão prestes a viajar também é uma opção muito usada pelos brasileiros, mas para quem não quer incomodar os conhecidos, o compartilhamento de bagagens pode ser a melhor aposta. O app Grabr (https://grabr.io), por exemplo, conecta compradores a viajantes e facilita o acesso a produtos vendidos em outros países - a plataforma é muito utilizada para compra de roupas de bebês e crianças, brinquedos, livros e maquiagens.
Conheça 3 vantagens de comprar no exterior por meio do compartilhamento de bagagens
Pague o valor real do produto
Ao utilizar o compartilhamento de bagagens, o comprador paga o valor real do produto, sem inclusão de altas taxas de importação e fretes - praticados pelos e-commerces internacionais para entrega em outros países. Além do valor do produto, o usuário também paga uma recompensa ao viajante, com o Grabr essa recompensa só é liberada ao viajante após a entrega ser efetuada, garantindo a segurança do acordo.
Não tem amigos indo pro exterior? Não tem problema
Quem nunca pediu para um amigo ou parente que está em viagem no exterior trazer na mala aquele produto importado tão sonhado que ainda nem chegou no Brasil ou um eletrônico que custa muito menos em outros países? Ainda assim, nem sempre há amigos disponíveis para ajudar com as comprinhas. Pensando nisso, a tecnologia permite que o comprador encontre viajantes 24 horas por dia e encomende os produtos desejados mesmo sem viajar. Para receber o produto, o comprador precisa combinar a entrega diretamente com o viajante de forma rápida e segura - o que geralmente acontece em locais públicos, como cafés, aeroportos, metrô ou shoppings.
Receba o produto rapidamente
Comprar em e-commerces internacionais buscando economia já foi a alternativa de muita gente, porém a demora para o produto chegar acaba gerando reclamações de muitos compradores. Com o compartilhamento de bagagens, porém, os itens chegam em até 15 dias (média). No Grabr ainda é possível indicar a data que precisa receber o item - caso tenha urgência no recebimento. Além disso, as taxas de envio em alguns casos são muito altas, chegam a custar até 60% o preço do produto.