Em atendimento às condicionantes do licenciamento ambiental federal, ciclo de reuniões foi realizado em São João da Barra, Cabo Frio e Macaé
A Petrobras encerrou nesta segunda-feira (28/11) mais um ciclo de reuniões com as comunidades pesqueiras de São João da Barra, Cabo Frio e Macaé, municípios do litoral norte do Rio de Janeiro. Denominados Rede Itinerante – Iscas, os eventos fazem parte do Projeto de Comunicação Social Regional da Bacia de Campos (PCSR-BC), em atendimento às condicionantes do licenciamento ambiental do Ibama, e têm como objetivo promover um canal direto de comunicação entre a Petrobras e as comunidades localizadas nas áreas onde a Companhia atua.
Durante três dias, aproximadamente 150 profissionais ligados à pesca receberam, de forma participativa, orientações técnicas sobre Pesquisas Sísmicas, Plano de Emergência para Vazamento de Óleo na Área Geográfica da Bacia de Campos (PEVO), Sistema de Produção e Escoamento de Óleo e Gás Natural e Plano de Emergência Individual (PEI) dos empreendimentos da Companhia; e testaram seus conhecimentos em dinâmicas de perguntas e respostas. Em São João da Barra, no sábado (26), uma tenda foi montada na Praia de Atafona. Já em Cabo Frio e Macaé, os encontros foram realizados, respectivamente, no domingo (27) e nesta segunda-feira (28), nos mercados de peixe destes municípios, onde também foram montados espaços para atendimento aos pescadores e esclarecimento de dúvidas. Nas três localidades, os participantes também puderam conhecer um pouco mais sobre as operações da Petrobras na Bacia de Campos, segurança no mar e licenciamento ambiental.
Para Vanusa Ernesto Nunes, auxiliar de pesca e comerciante, o encontro amplia o conhecimento dos pescadores e possibilita o diálogo entre os profissionais e a Petrobras. “Achei a iniciativa ótima e os assuntos abordados contribuem diretamente no nosso trabalho. As informações foram passadas de forma esclarecedora e o material distribuído completou as orientações passadas pelos palestrantes”, disse.
Revendedor de pescado no mercado de peixe de Macaé, Moadir da Conceição Azevedo acredita que o encontro com os consultores e representantes da Petrobras seja uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas. “Conversar pessoalmente com técnicos capazes de esclarecer nossos questionamentos é sempre muito positivo. Os assuntos relacionados à segurança e pesquisas sísmicas foram bem expostos e a iniciativa é muito interessante para a comunidade pesqueira”.
Além dos encontros do Rede Itinerante, outras ações foram promovidas, em 2011, como parte do PCSR-BC, entre elas reuniões públicas, denominadas Rede Comunidade. Realizadas em Campos dos Goytacazes, Cabo Frio e Rio das Ostras, nos meses de setembro e outubro, os encontros reuniram centenas de pessoas para seminários, oficinas e exposições sobre assuntos de interesse do público, entre eles perfuração, projetos de caracterização ambiental da região e Projeto de Monitoramento Ambiental.
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: (22) 9235 - 5505