A Petrobras foi à única empresa brasileira a aparecer na lista do BrandZ – estudo anual sobre marcas mais conhecidas realizado pela companhia de pesquisa de mercado Millward Brown – ocupando a 75ª posição no ranking, com valor de US$ 10,5 bilhões. Apesar de ser a empresa brasileira melhor colocada da lista, a estatal brasileira retrocedeu de 14 posições em relação ao ano passado, onde ocupou a 61ª posição do estudo. Os bancos Itaú e Bradesco não estão mais entre as 100 melhores empresas do estudo, como ocorreu em 2011.
"Uma de cada cinco marcas do BrandZ de 2012 veio de países emergentes, mas o valor total dessas marcas caiu pela primeira vez, levemente, para US$ 330,8 bilhões, por causa do desaquecimento na China e no Brasil", afirmou o estudo. Mesmo com a queda, o levantamento constatou que 70% dos brasileiros acreditam que a situação financeira atual do Brasil está classificada em “bem” ou “razoavelmente bem” em relação aos 39% da média mundial.
Segundo o estudo da BrandZ, a Apple segue no topo da lista das marcas mais valiosas. A empresa subiu 19% no ano passado, atingindo US$ 183 bilhões – equivalente a 37% do seu valor de mercado. Em relação ao ranking das melhores companhias petrolíferas do mundo, a Petrobras ocupa a quinta posição. A Exxon Mobil lidera o segmento possuindo um valor na marca de US$ 18,1 bilhões, de acordo com o levantamento.
Com Informações da Folha de São Paulo / Foto: Divulgação