O pedido de convocação foi feito pelo deputado Dr. Aluízio (PV-RJ). De acordo com o diretor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Carlos Santos Amorim, as distribuidoras devem atender normas e procedimentos técnicos em caso de expansão da fiação elétrica. "Somente um laudo poderia atestar se houve negligência de funcionários ou omissão da distribuidora em investir em melhorias", explica.
O superintendente da Aneel, José Augusto da Silva, disse que em agosto a concessionária terá de prestar contas. "A última vistoria foi realizada em dezembro de 2009, quando houve o apagão na Zona Sul. A agência detectou irregularidades. Por isso, a agência aplicou multa de R$ 9,5 milhões", explica, lembrando que a agência fez sete fiscalizações desde 2009.
O deputado Dr. Aluízio disse estar convencido sobre o comprometimento da concessionária, mas promete acompanhar o caso após a apresentação do plano emergencial da Light. "A questão é complexa porque os túneis também são utilizados para a instalação de cabos de fibras óticas da telefonia e canalização de gás. Esperamos que a Light cumpra com aquilo que nos prometeu", afirmou.