Combatividade dos Operários de Jirau e Santo Antônio derrotou a traição da pelegada da CUT
Com dois dias de paralisação nas obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio e quatro dias parados em Jirau, os trabalhadores das obras das duas usinas hidrelétriscas do rio Madeira, em Rondônia pressionaram as empreiteiras e a pelegada da CUT/Conticom/Sticcero e arrancaram 10% de reajuste salarial e reajuste no vale alimentação. A greve rompeu o conchavo das empreiteiras, governo e pelegada. Com isso, o piso dos ajudantes passa para R$ 1.208,11 e dos oficiais para R$ 1.669,72.
As governistas Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Madeira (CONTICOM) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Rondônia (Sticcero) queriam que os trabalhadores aceitassem um reajuste ainda pior e as obras não fossem paralisadas. Os pelegos manipularam assembléias, tentaram amedrontar os trabalhadores com a decretação de ilegalidade da greve e se prostaram perante o podre judiciário, as empreiteiras corruptas e o governo.
Diante da abusiva liminar de retorno imediato ao trabalho de toda a categoria que presta serviços na U.H.E Santo Antônio, arbitrada pelo presidente do TRT, desembargador Francisco Cruz, dia 23 de abril, o presidente da CUT de Rondônia, pelegão Itamar Ferreira, afirmou que desrespeitar a decisão da Justiça do Trabalho traria graves consequências. “Diante desta situação recomendamos aos trabalhadores o retorno imediato ao trabalho”, ressaltava o pelegão da CUT, bajulador do governo federal, das empreiteiras e candidato pelo PT a deputado federal derrotado nas últimas eleições, com apenas 5.474 votos.
Agora, depois da combatividade dos trabalhadores das UHEs de Santo Antônio e Jirau suplantar a traição e o peleguismo das entidades sindicais, os pelegos da CUT/Rondônia estampam em sua página na internet: “Trabalhadores das Usinas do Madeira conquistam o melhor acordo do Brasil em 2015 e encerram greve”.
VIVA AS LUTAS DOS OPERÁRIOS DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO!
A REBELIÃO SE JUSTIFICA!
FORA PELEGADA, SINDICATO É PRÁ LUTAR E NÃO PRÁ BAJULAR PATRÃO, GOVERNO E JUDICIÁRIO!