Prefeitos terão a oportunidade de debater sobre problemas comuns no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, nos dias 23 a 25 de abril, em Brasília
A Frente Nacional de Prefeitos vai promover um grande espaço para debates sobre diversos temas de interesse para os gestores municipais. Será o II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos novos governantes locais, que acontece durante os dias 23 a 25 deste mês, no Centro de Eventos do Brasil 21, em Brasília.
Entre os temas abordados no evento estão os que representam grandes desafios para os municípios brasileiros: mobilidade e lixo. Essas questões serão tratadas de forma inovadora e dinâmica na apresentação TED-alike ‘Desafios da sustentabilidade urbana e metropolitana: mobilidade e resíduos sólidos’, na manhã do dia 24 de abril.
No que diz respeito aos resíduos sólidos, o país tem um desafio: erradicar os lixões até agosto 2014. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, o Brasil ainda tem 2.906 lixões distribuídos por 2.810 municípios que precisam ser erradicados.
Para Ronie da Silva, Presidente da Central de Cooperativas de Materiais do DF, que participa do evento, a coleta seletiva é a base para o sucesso dessa empreitada. Será acerca desse mecanismo que Ronie irá discorrer em sua apresentação no Fórum. “Os municípios são nossos grandes parceiros na busca desse objetivo, portanto é necessária essa sensibilização e mobilização por parte dos prefeitos.”
A coleta seletiva é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo e os resultados beneficiam a saúde do próprio cidadão e o meio ambiente. “Tem também o ganho social com a profissionalização dos catadores que não precisariam mais trabalhar de maneira tão degradante”, completa Ronie.
Mobilidade – A jornalista Natália Garcia foi convidada para apresentar aos participantes do II EMDS as experiências acerca da mobilidade urbana e cidades mais humanas que descobriu em suas pedaladas e caminhadas pela Europa. Ela é autora do projeto ‘Cidades para Pessoas’ no qual percorreu 12 destinos pelo mundo em busca de ideias que tenham melhorado as cidades para seus habitantes.
“Eu era uma típica motorista paulistana estressada, com problemas de coração, tinha engordado”, desabafa Natália, que trocou seu carro por uma bicicleta para se locomover na cidade de São Paulo. “Eu via coisas que nunca tinha visto porque sempre me locomovia com uma armadura de uma tonelada de ferro. O que é mais chocante é constatar que esta é uma cidade feita e governada para atender aos carros, não as pessoas”, completa.
O Fórum sobre mobilidade e resíduos também terá as apresentações de Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP); Nazareno Stanislau, coordenador do Movimento Nacional pela Democratização no Trânsito; Ayrton Amaral, diretor de BRT (Bus Rapid Transit) da Volvo; Otávio da Cunha, presidente da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos e Marcos Helano Montenegro, superintendente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal – ADASA/DF.
As apresentações serão todas no formato TED-alike, modalidade de palestra criada nos EUA em que o palestrante expõe suas ideias ao longo de 15 minutos utilizando recursos audiovisuais.
Outras informações sobre o Encontro, como a programação, os temas que estarão em debate e esclarecimentos sobre as inscrições, podem ser encontradas no site http://www.emds.fnp.org.br/.