O FUTEBOL BRASILEIRO

José Maria Marins substituindo Ricardo Teixeira é um escárnio. Não muda nada na Confederação Brasileira de Futebol, não acaba com a corrupção (em níveis assustadores com a proximidade da Copa do Mundo) e traz de volta a frase de Flavio Costa, técnico da seleção em 1950, ao afirmar que “o futebol só evoluiu da boca do túnel para dentro do campo”.

O episódio envolvendo Fluminense e Portuguesa é um clássico exemplo disso. A Portuguesa infringiu o regulamento e regulamentos são para serem cumpridos, mesmo na CBF.

Hoje já se sabe que a infração foi induzida dentro do próprio clube paulista por setores da oposição ao atual presidente, através do clássico “erro administrativo”.

Futebol se ganha no campo é uma frase que se tem ouvido com frequência nesse episódio.

Claros foram os erros da patrocinadora do Fluminense ao longo do ano, o maior de todos contratar Wanderley Luxemburgo, um técnico no ocaso e superado em todos os sentidos, além de sua vocação natural para complicações.

Mas é hipócrita a verborragia do confuso comentarista Paulo Vinícius do canal ESPN (tem mania de saber tudo e sabe muita coisa lógico, atropela e corrige os colegas em deselegância total), como gelatinosa a opinião do serrista Juca Kfoury e um tanto lunática as considerações psicanalísticas de Tostão e outros. Dentre as críticas procedentes salva-se por absoluta competência, a de João Máximo, por sinal tricolor.

O esforço da GLOBO para ver o clube carioca rebaixado está na ordem direta do faturamento com o campeonato brasileiro, do qual detém ainda os direitos. Uma segunda divisão com Vasco e Fluminense propiciaria um lucro maior na venda dos direitos de transmissão. São torcidas nacionais e no caso do Vasco, de grandes dimensões.

A CBF tem outro grande problema. Que juiz indicar à FIFA para a copa do mundo? Temos um dos piores quadros de árbitros de nossa história. Árbitros caseiros, árbitros incompetentes e árbitros que seguram resultados, possivelmente outros tipos, digamos assim.

A pretensão do Fluminense em voltar à primeira divisão como consequência de um erro da Portuguesa é legítima. A Portuguesa violou o regulamento e até prova em contrário regulamento é para ser seguido, do contrário é pegar as folhas que o compõem e dar-lhe outro uso.

Não exime a diretoria, principalmente a patrocinadora do Fluminense, dos erros cometidos ao longo do ano, mas isso é outra história, é uma questão interna do clube, como interna foi o erro a que foi induzido o presidente da Portuguesa, só que, violando o regulamento.

A média da imprensa esportiva brasileira se bate com todas as forças pela moralização do futebol a começar pelos dirigentes. Pois que se bata para que regulamentos sejam cumpridos, do contrário o campeonato brasileiro vira luta de vale tudo menos tirar sangue.

Que tal uma ampla investigação sobre as atividades e gastos da CBF? Todos sempre terminaram em pizza.

Não há tapetão como pretendem. Existe o regulamento.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS