LUCAS VIEIRA, FILHO DO SEU MANDUQUINHA, IRMÃO DE MINHA QUERIDA FLAVINHA DO SAMDU E CUNHADO DE MEU AMIGO MAIA QUE NOS DEIXOU JOVEM.... BOA LEMBRANDO DO FRANCISCO DE PAULO, VELHO GRÁFICO DE O REBATE NOS ANOS 1970...
Lucas Vieira começou tocando piano de ouvido, na noite, foi pianista do genial Ary Barroso no Programa de rádio “A Hora do Pato”,na Rádio Tupi, nesse programa Lucas Vieira fazia a direção musical do famoso programa de calouros e ali ele conheceu e acompanhou promissores talentos que viriam futuramente a se tornar verdadeiros monstros sagrados da MPB como Roberto Carlos, que Lucas o conheceu quando Roberto tinha apenas 14 anos, Elis Regina e vários outros.
Lucas Vieira já íntimo da boemia carioca e também íntimo do circuito musical do Rio de Janeiro conheceu e trabalhou com grandes artistas da época: Elizeth Cardoso, Ivon Cury (com quem trabalhou 17 anos fazendo turnês em Portugal, México, Chile, Argentina e em vários países),Vadico (parceiro musical do genial Noel Rosa), Hebe Camargo, Cauby Peixoto, Orlando Silva, Pedrinho Mattar vários outros.
Lucas Vieira se formou em piano na UFRJ com 34 anos,depois de de já ter rodado meio mundo, estudou vários anos até se formar, depois disso continuou tocando e se apresentando em vários lugares, não só em Macaé mas em várias outras cidades do Brasil.
Ele foi o compositor do Hino de Macaé ( autor da melodia ), seu parceiro de composição do Hino de Macaé foi o notável historiador Antônio Alvares Parada ( autor da letra ), hino este que é cantado e trabalhado em todas as escolas municipais de Macaé.
Em 1999, desiludido com a falta de reconhecimento, principalmente dos políticos macaenses, Lucas Vieira se mudou para Conceição de Macabu, numa casa que ficava entre os bairros Calçadinha e Vila São José, ali permaneceu até 2003, depois ficou entre indas e vindas entre Macaé e Conceição, chegando a morar no bairro do Porto, por fim, morou no bairro da Ajuda, em Macaé.
Originalmente publicado no mural de Memória